Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8460962053427361 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOARES, Gustavo Araújo. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOARES, G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6215732726947926 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | SABINO, Melina Mongiovi Cunha Lima. | - |
dc.contributor.advisor2ID | MONGIOVI, M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7535849756393864 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | GHEYI , Rohit. | - |
dc.contributor.referee2 | BITTENCOURT, Roberto Almeida. | - |
dc.description.resumo | Learning to program is a challenge faced by students in most introductory programming courses. Recently, several tools have been proposed in order to provide guidance and help students overcome conceptual difficulties in programming education. Some tools leverage clustering algorithms and program repair techniques to automatically generate personalized hints for students’ incorrect programs. In contrast, some teachers choose to present students with program visualization tools to help them understand the dynamic execution of a source code. These tools are used to help students get correct solutions for programming assignments. However, due to limitations in assessments, it is still unclear how effective the feedback provided by these tools is. In this study, we analyzed the effectiveness of a tool for generating personalized hints and a tool for visualizing programs. To do so, we conducted a user study in which students, assisted by these tools, implemented solutions for three programming problems. Our results show that personalized hints can significantly reduce student’s effort to get correct solutions. In addition, personalized hints can provide students with an understanding of problem solving similar to when using test cases. On the other hand, students who used the program visualization tool got lower performance than using other approaches. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Evaluating feedback tools in introductory programming classes. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019-08-19 | - |
dc.description.abstract | Aprender a programar é um desafio enfrentado pelos alunos na maioria dos cursos de introdução à programação. Por este motivo, diversas ferramentas têm sido propostas com o propósito de ajudar os alunos a superar dificuldades conceituais durante o seu aprendizado. Existem ferramentas que utilizam algoritmos de agrupamento e técnicas de reparo de programas para gerar feedback personalizado para os alunos. Em contraste, alguns professores optam por apresentar aos alunos alguma ferramenta de visualização de programas com o intuito de ajudá-los a entender a execução dinâmica de um código-fonte. Estas ferramentas são utilizadas para auxiliar alunos na obtenção de soluções para problemas de programação. No entanto, devido à limitações nas avaliações, ainda não está claro o quão efetivo é o feedback fornecido por elas. Neste estudo, analisamos a eficácia de duas ferramentas, uma de geração de dicas personalizadas e outra de visualização de programas. Para tanto, realizamos um estudo de usuários em que os alunos, auxiliados por essas ferramentas, implementaram soluções para três problemas de programação. Nossos resultados mostram que dicas personalizadas podem reduzir significativamente o esforço do aluno para obter soluções corretas. Além disso, dicas personalizadas podem fornecer aos alunos uma compreensão da solução de problemas semelhante ao uso de casos de teste. Em contrapartida, os alunos que usaram a ferramenta de visualização de programas obtiveram desempenho inferior comparado ao uso de outras abordagens. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217 | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-18T11:29:07Z | - |
dc.date.available | 2019-10-18 | - |
dc.date.available | 2019-10-18T11:29:07Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Computação – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Programação de Computadores | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de Feedback | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Computing - Study and Teaching | pt_BR |
dc.subject | Computer Programming | pt_BR |
dc.subject | Feedback Tools | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AMORIM, Ruan Victor Bertoldo Reis de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.title.alternative | Avaliação das ferramentas de feedback em introdução aulas de programação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | AMORIM, R. V. B. R. de. Evaluating feedback tools in introductory programming classes. 2019. 45 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8217 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RUAN VICTOR BERTOLDO REIS DE AMORIM - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdf | Ruan Victor Bertoldo Reis de Amorim - Dissertação PPGCC 2019 | 746.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.