Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA SOUSA,M.Mpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172525212820071pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Kiriaki Nurit.-
dc.contributor.advisor1IDNurit-Silva K.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4749322211386675pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor-co1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo maior analisar como ocorre a formação contínua de professores atuantes no 1º ciclo do Ensino Fundamental vinculados às redes municipais de Barra de Santa Rosa e Cuité, Paraíba, com a finalidade de identificar sua contribuição para a prática docente. O método de abordagem utilizado foi uma pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada através da aplicação de questionários estruturados as secretárias municipais de educação de ambos os municípios, bem como questionário envolvendo 27 professores de quatro escolas municipais. Os resultados nos indicam que a maioria dos professores (56%) estão procurando especializa-se, realizando estudos em nível de pós-graduação. Em relação à forma de atualização da sua prática educativa, a grande maioria, tanto em Cuité (55%) quanto em Barra de Santa Rosa (64%), afirmaram que a mesma ocorre através da participação em cursos de formação docente ofertadas pelo município, ou através da utilização de artigos e revistas. Assim podemos concluir que este trabalho conseguiu analisar a contribuição da proposta de formação continuada das escolas analisadas, no desenvolvimento profissional de seus professores, auxiliando o desenvolvimento da compreensão necessária para uma prática pedagógica eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleUm olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis study had the most to analyze how does the training of teachers working in elementary school 1st cycle linked to the municipal networks of Barra de Santa Rosa and Cuité, Paraíba, in order to identify their contribution to the teaching practice. The approach method was a quantitative and qualitative research conducted by applying structured questionnaires municipal secretaries of both municipalities education and questionnaire involving 27 teachers from four local schools. The results indicate that in the majority of teachers (56%) are looking specializes, conducting studies in graduate level. Regarding the form of update of its educational practice, the vast majority in both Cuité (55%) and in Barra de Santa Rosa (64%) said that it is through participation in teacher training courses offered by the municipality, or through the use articles stand. So we can conclude that this work could examine the continuing education of the proposed contribution of the schools analyzed in the professional development of its teachers, assisting the development of understanding necessary for effective pedagogical practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8043-
dc.date.accessioned2019-10-14T10:52:16Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2019-10-14T10:52:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNecessidades de formaçãopt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectContribuiçãopt_BR
dc.subjectTraining needspt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectContributionpt_BR
dc.subjectNecesidades de entrenamiento-
dc.subjectPráctica docente-
dc.subjectContribución-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Margareth Machado e Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at continuing teacher education in the municipal network of Barra de Santa Rosa and Cuité - Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeUna mirada a la formación permanente de docentes en la red municipal de Barra de Santa Rosa y Cuité - Paraíba.-
dc.identifier.citationSOUSA, Margareth Machado e Silva. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal de Barra de Santa Rosa e Cuité - Paraíba. 2016. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
dc.description.resumenEl objetivo principal de este estudio fue analizar cómo se produce la formación continua de los profesores que actúan en el 1er ciclo de la Enseñanza Fundamental vinculados a las redes municipales de Barra de Santa Rosa y Cuité, Paraíba, con el fin de identificar su contribución a la práctica docente. El método de abordaje utilizado fue una investigación cuantitativa y cualitativa, realizada a través de la aplicación de cuestionarios estructurados a los secretarios de educación municipales de ambos municipios, así como un cuestionario que involucró a 27 docentes de cuatro escuelas municipales. Los resultados indican que la mayoría de los profesores (56%) buscan especializarse, realizando estudios a nivel de posgrado. En cuanto a la forma de actualización de su práctica educativa, la gran mayoría, tanto en Cuité (55%) como en Barra de Santa Rosa (64%), afirmó que se da a través de la participación en los cursos de formación docente que ofrece el municipio, o a través del uso de artículos y revistas. Así, podemos concluir que este trabajo logró analizar la contribución de la propuesta de educación permanente de las escuelas analizadas, en el desarrollo profesional de sus docentes, ayudando al desarrollo de la comprensión necesaria para una práctica pedagógica eficaz.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARGARETH MACHADO E SILVA SOUSA -TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2016.pdfMargareth Machado e Silva Sousa -TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2016701.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.