Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GALDINO, G. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875908782003698 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RETONDAR, Anderson Moebus. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RETONDAR, A. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2015331505089334 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ROCHA, Maria Eduarda. | - |
dc.contributor.referee2 | LIMA, Marinalva Vilar de. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a formação de um nicho do mercado paraibano de musica, conhecido como "independente", "alternativo", "regional" dentre outras denominações. Marcado pela incorporação de transformações culturais e econômicas que vem ocorrendo no cenário da musica mundial, como a descentralização dos polos produtivos de musica e seus mecanismos de distribuição e a elaboração de redes associativas e instituições. O mercado "independente" se apresenta como um campo de bens culturais onde a musica mistura aspectos locais da cultura nordestina com elementos da musica mundializada, como o rock e a musica eletrônica. Tanto os seus produtores quanto os seus consumidores relatam que este tipo de musica esta desvinculado dos grandes agentes reprodutores da cultura de massa, como as grandes mídias, as grandes gravadoras e outros espaços considerados por eles como "massivos". Estes agentes parecem elaborar um significado sobre o que e "Industria Cultural" e quais as suas regras para, a partir dela, estabelecer - em oposição a este mesmo significado - uma noção de "independente": categoria usada como estrategia simbólica e econômica nos processos de identificação social do universo da musica paraibana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | - |
dc.title | Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010-08-27 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes the formation of a niche Paraiba music, known as "independent," alternative "," regional "among other names. Marked by the incorporation of cultural and economic transformations that have occurred in the setting of world music, such as decentralization of productive centers of music and its distribution mechanisms, the market for "independent" presents itself as a cultural field where the music blend aspects Local northeastern culture with elements of globalized music, like rock and electronic music. Both the producers about their consumers report that this type of music is unbound major players agents of mass culture, such as big media, the major labels and other areas regarded by them as "massive." These agents appear to produce a meaning about what is "cultural industry" and what its rules to, from her set - as opposed to this meaning - a notion of "independent": category used as a strategy symbolic and economic processes identification of the social universe of music from Paraiba. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T11:04:55Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26 | - |
dc.date.available | 2019-09-26T11:04:55Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Sociologia Cultural | - |
dc.subject | Mercado de Música Independente - Paraíba (PB) | - |
dc.subject | Transformações Culturais e Econômicas - Globalização | - |
dc.subject | Cenário da Música Mundial | - |
dc.subject | Cultura Nordestina - Música Regional | - |
dc.subject | Música Mundializada | - |
dc.subject | Cultura de Massa - Agentes Reprodutores | - |
dc.subject | Industria Cultural | - |
dc.subject | Processos de Identificação Social | - |
dc.subject | Universo da Música Paraibana | - |
dc.subject | Mercado de Música Alternativa | - |
dc.subject | Cultural Sociology | - |
dc.subject | Independent Music Market - Paraíba (PB) | - |
dc.subject | Cultural and Economic Transformations - Globalization | - |
dc.subject | World Music Scenario | - |
dc.subject | Northeastern Culture - Regional Music | - |
dc.subject | World Music | - |
dc.subject | Mass Culture - Reproductive Agents | - |
dc.subject | Cultural Industry | - |
dc.subject | Social Identification Processes | - |
dc.subject | Paraiba Music Universe | - |
dc.subject | Alternative Music Market | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GALDINO, Giancarlo da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | In order to embody: the market and identities in the universe of "independent" music from Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GALDINO, Giancarlo da Silva. Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana. 2010. 101f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GIANCARLO DA SILVA GALDINO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2010.pdf | Giancarlo da Silva Galdino - Dissertação PPGCS CH 2010. | 6.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.