Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACEDO, F. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4778608265669844pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Josivânia Marisa.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, J.M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685565063970044pt_BR
dc.contributor.referee1PAULA, José Carlos de Freitas.-
dc.contributor.referee2LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.description.resumoA contextualização no ensino de Química é uma proposta para aproximar os contextos no qual o aluno está inserido, levando em consideração sua cultura, seus valores humanísticos e éticos. Dessa forma o ensino de Química não se restringe a aulas expositivas que enfatizam a memorização de fatos, leis e teorias que estão direcionadas para o vestibular e desvinculadas com a formação sócio-cultural do aluno. Nessa direção, faz-se necessário a inserção de propostas pedagógicas que contemplem a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino desta ciência. Os temas sociais, desse modo representam grande potencialidade para contextualizar os conhecimentos químicos. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho foi propor um material didático que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem a fermentação alcoólica. A primeira parte da pesquisa consistiu em aplicar um questionário para saber o perfil do Ensino de Química vigente na escola onde a pesquisa foi realizada. A segunda parte consistiu na elaboração da Unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos tendo como tema a fermentação alcoólica. Verificou-se que o trabalho atingiu aos objetivos propostos uma vez que uma avaliação qualitativa mostrou que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados em estudar Química, principalmente por causa das aulas experimentais. Uma avaliação quantitativa do material revelou que 86% dos alunos atingiram notas iguais ou superiores à média necessária à aprovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleProcesso de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe contextualization in the teaching of Chemistry is a proposal to approximate the contexts in which the student is inserted, taking in your consideration their culture, their humanistic and ethical values. This way the teaching of Chemistry doesn't limit classes that emphasize the memorization of facts, laws and theories that are addressed for the vestibular exam and not linked the socio-cultural formation of the student. In that direction, it is done necessary the insertion of pedagogic proposals that contemplate the contextualization and the interdisciplinary in the teaching of this science. The social themes, in that way represent great potentiality to contextualize the chemical knowledge. In that perspective, the general objective of this research was to propose a didactic material to show a contextualized way to work some concepts Chemistry, having as generating theme the teaching and learning of alcoholic fermentation. The first part of the research consisted of applying a questionnaire to know the profile of the Teaching Chemistry in the school where the research was accomplished. The second part consisted of the elaboration of the Didactic Unit of Teaching, in order to promote the significant learning of knowledge having a theme the alcoholic fermentation. It was verified that the work reached to the proposed objectives once a qualitative evaluation showed that the students became more active and interested in studying Chemistry, mainly because of the experimental classes. A quantitative evaluation of the material revealed that 86% of the students reached equal or superior grades compare to the necessary average to the approval.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7066-
dc.date.accessioned2019-09-17T16:54:49Z-
dc.date.available2019-09-17-
dc.date.available2019-09-17T16:54:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectUnidade Didática de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching of Chemistrypt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectDidactic Unit of Teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la química-
dc.subjectContextualización-
dc.subjectUnidad Didáctica Didáctica-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO, Francisca Liliane de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlcoholic fermentation process: a generative theme for chemistry teaching.pt_BR
dc.title.alternativeProceso de fermentación alcohólica: un tema generador para la enseñanza de la química.-
dc.identifier.citationMACEDO, Francisca Liliane de. Processo de fermentação alcoólica: um tema gerador para o ensino de química. 2010. 94fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.pt_BR
dc.description.resumenLa contextualización en la enseñanza de la Química es una propuesta para abordar los contextos en los que se inserta el estudiante, teniendo en cuenta su cultura, sus valores humanísticos y éticos. De esta forma, la enseñanza de la Química no se restringe a clases magistrales que enfaticen la memorización de hechos, leyes y teorías que estén dirigidas al examen de ingreso y ajenas a la formación sociocultural del estudiante. En esa dirección, es necesaria la inserción de propuestas pedagógicas que contemplen la contextualización y la interdisciplinariedad en la enseñanza de esta ciencia. Los temas sociales, por lo tanto, representan un gran potencial para contextualizar el conocimiento químico. En esa perspectiva, el objetivo general de este trabajo fue proponer un material didáctico que presentara una forma contextualizada de trabajar con algunos conceptos de la Química, teniendo como tema de enseñanza-aprendizaje la fermentación alcohólica. La primera parte de la investigación consistió en aplicar un cuestionario para conocer el perfil de la Enseñanza de la Química en la escuela donde se realizó la investigación. La segunda parte consistió en la elaboración de la Unidad Didáctica Didáctica, con el fin de promover el aprendizaje significativo de conocimientos con el tema de la fermentación alcohólica. Se verificó que el trabajo alcanzó los objetivos propuestos ya que una evaluación cualitativa mostró que los estudiantes se volvieron más participativos e interesados ​​en estudiar Química, principalmente por las clases experimentales. Una evaluación cuantitativa de la materia reveló que el 86% de los estudiantes obtuvieron calificaciones iguales o superiores al promedio requerido para su aprobación.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA LILIANE DE MACEDO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2010.pdfFrancisca Liliane de Macedo - TCC Licenciatura em Química CES 20102.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.