Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCRUZ, L. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9530776175658993pt_BR
dc.contributor.advisor1BELO, José Tiago Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDBELO, José Tiago Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564146131381581pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PEREIRA, Franklin Kaic Dutra.-
dc.contributor.advisor-co1IDPEREIRA, F. K. D.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234305843667539pt_BR
dc.contributor.referee1CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira.-
dc.description.resumoA Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o principal meio de comunicação da pessoa surda, seu conhecimento por parte do professor e do aluno é indispensável para a comunicação, o ensino e a aprendizagem. O estudo aqui realizado tem o objetivo de investigar as concepções e metodologias dos docentes de ciências, suas dificuldades e relevâncias dessa língua em escolas municipais e estadual de Cuité-PB, uma vez que a escassez de estudo e conhecimentos sobre a LIBRAS pode afetar no desenvolvimento das aulas. A presente pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório, de abordagem mista. A partir dos dados obtidos, as análises das respostas foram feitas inspiradas nas estratégias de análise de conteúdo de Bardin (1997). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com docentes do Ensino Fundamental das escolas municipais e estadual do município de Cuité-PB. O público alvo da pesquisa foram dez professores que lecionam a disciplina de ciências. Os resultados mostram a deficiência no conhecimento da LIBRAS pelos professores entrevistados, foi possível constatar que essa língua é pouco abordada pelos docentes, e que o conhecimento mediado aos alunos surdos é feito de forma rasa, evidenciando a necessidade de os docentes terem uma formação continuada para o melhor aperfeiçoamento profissional, assim promovendo a inclusão do aluno surdo de maneira positiva durante as aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.titleO conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe Brazilian Language of Signals (LIBRAS) is the main means of communication of the deaf person, their knowledge by the teacher and student is indispensable for communication, teaching and learning. The purpose of this study is to investigate the conceptions and methodologies of science teachers, their difficulties and their relevance of this language in municipal and state schools of Cuité-PB, since the lack of study and knowledge about Brazilian language of signals can affect in the development of classes. The present research is characterized as an exploratory, mixed approach study. From the obtained data, the analyzes of the answers were made inspired by the strategies of content analysis of Bardin (1997). For data collection, a semi-structured questionnaire was used with Elementary School teachers from the municipal and states schools of the city of the Cuité-PB. The target audience for the survery were ten sciences teachers discipline. The results show the lack of knowledge of LIBRAS by the teachers interviewed, it was possible to verify that this language is not approached by the teachers, and that the knowledge mediated to the deaf students is done is a shallow way, evidencing the need for the teachers to have a continuous education for the best professional improvement, thus promoting the inclusion of the deaf student in a positive way during the classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6665-
dc.date.accessioned2019-09-04T12:52:01Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T12:52:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectBrazilian language of Signalspt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectDeaf communitypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectEducación primaria-
dc.subjectComunidad sorda-
dc.subjectEducación inclusiva-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCRUZ, Luana Magalhães da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge beyond sound: a look at conceptions teaching methodologies in science education for children Deaf in Cuité-PB.pt_BR
dc.title.alternativeSaber más allá del sonido: una mirada a las concepciones metodológicas de los profesores en la enseñanza de las ciencias para niños sordos en Cuité-PB.-
dc.identifier.citationCRUZ, Luana Magalhães da. O conhecimento além do som: um olhar sobre as concepções metodológicas dos docentes no ensino de ciências para crianças surdas em Cuité-PB. 2018. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6665pt_BR
dc.description.resumenLa Lengua de Signos Brasileña (LIBRAS) es el principal medio de comunicación de la persona sorda, su conocimiento por parte del docente y del alumno es indispensable para la comunicación, la enseñanza y el aprendizaje. El estudio realizado aquí tiene como objetivo investigar los conceptos y metodologías de los profesores de ciencias, sus dificultades y la relevancia de este lenguaje en las escuelas municipales y estatales de Cuité-PB, ya que la falta de estudio y conocimiento sobre LIBRAS puede afectar el desarrollo de las clases. La presente investigación se caracteriza por ser un estudio exploratorio, con un enfoque mixto. A partir de los datos obtenidos se realizó el análisis de las respuestas inspirándose en las estrategias de análisis de contenido de Bardin (1997). Para la recolección de datos, se utilizó un cuestionario semiestructurado con profesores de Enseñanza Fundamental de escuelas municipales y estaduales de la ciudad de Cuité-PB. El público objetivo de la investigación fueron diez profesores que enseñan la disciplina de ciencias. Los resultados muestran la deficiencia en el conocimiento de LIBRAS por parte de los docentes entrevistados, se pudo constatar que este lenguaje es poco abordado por los docentes, y que el conocimiento mediado a los estudiantes sordos se realiza de manera superficial, evidenciando la necesidad de docentes. tener una educación continua para el mejor desarrollo profesional, promoviendo así la inclusión del estudiante sordo de manera positiva durante las clases.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA MAGALHÃES DA CRUZ - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfLuana Magalhães da Cruz - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018560.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.