Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | NUNES, A. J. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9729894867188138 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GALVÃO, S. K. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Luiz Antônio Coelho da. | - |
dc.contributor.referee2 | MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2013.tccartigo.nunes | - |
dc.description.resumo | A gestão da educação é um dos pontos fundamentais na gestão pública e dissemina-se em várias instâncias da administração. A preocupação com a gestão da educação é cada vez mais crescente, partindo do entendimento de que o investimento em educação é um dos pilares para o desenvolvimento socioeconômico do país. Sendo assim, este trabalho pretende a partir da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos, localizada no município do Congo-PB, avaliar como tem acontecido a execução do PPP no que diz respeito as praticas pedagógicas, identificando possíveis problemas na realização das políticas nele propostas e a, posterior, servir como orientação para a melhoria dessas propostas, resultando assim em um maior grau de eficiência na realização das propostas pedagógicas. Este trabalho é caracterizado como um estudo de caso, desenvolvido a partir de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de entrevista, além de coleta dos dados documentais. A partir da análise dos dados, podemos constatar, especialmente, que novos conceitos educacionais, presentes no PPP em questão, não estão integrados à prática cotidiana pedagógica da escola. Também que há dificuldade na articulação com outros setores da administração pública e que a própria concepção de políticas públicas fica prejudicada ou não bem compreendida por parte dos profissionais envolvidos no processo educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Gestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2013-04-29 | - |
dc.description.abstract | The managementof education isone of thefundamentalpointsin public administration andspreadsinvariousgovernment bodies.The concern f ormanagementeducationisincreasingly growing, on the understandingthatinvestingin education isone of the pillarsfor the socioeconomic developmentof the country. Thus, thisworkaimsatthe analysis of thePolicy Project(PPP) of theBasic State SchoolManoelAlvesCampos, located in the municipalityof Congo-PB, analyze howeducationalpolicieshave been implementedin the municipalityandwhich theoreticalpedagogicalconceptionsareadoptedfor this purpose. This workisfeaturedasa case study, developed fromdescriptivequalitativeapproachand use oftechnicalinterview, and documentarydata collection. From thedata analysis, we note especially thatneweducationalconceptspresent in thePPPin question, are notintegratedintoeverydayteachingpracticeschool. Alsothereisdifficultyinarticulationwithother sectors of thepublic administration andthevery concept ofpublicpolicyisimpairedornotwellunderstoodby the professionalsinvolvedin the educational process. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056 | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T13:14:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21 | - |
dc.date.available | 2019-08-21T13:14:32Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical political project | pt_BR |
dc.subject | Education management | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NUNES, Ana Jacqueline. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Management in education in Congo-PB: analysis of the Pedagogical Political Project of the Manoel Alves Campos State Elementary School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NUNES, Ana Jacqueline. Gestão na educação no Congo-PB: análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Alves Campos. 2013. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6056 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA JACQUELINE NUNES - TCC GESTÃO PÚBLICA 2013.pdf | Ana Jacqueline Nunes - TCC Gestão Pública 2013. | 605.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.