Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120909440085953pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Nalba Lúcia da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.rodrigues-
dc.description.resumoA desvalorização do Meio Ambiente é consequentemente da relação do ser humano com a natureza, pode se explicado pela falta nas abordagens nos conteúdos escolares dessa temática, uma vez que é de extrema relevância tratar a respeito da temática ambiental, seja ela tanto desenvolvida em ambientes de educação não- formal como formal, ou seja, em associações, assentamentos rurais e também nas salas de aula para buscar sensibilizar a consciência de forma crítica dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva a pesquisa intitulada, “Educação ambiental no contexto do ensino da Geografia no Cariri Paraibano”, tem por objetivo geral verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no ensino de Geografia na Escola Cônego João Marques Pereira - Serra Branca. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa verificou-se que as temáticas ambientais no ensino de Geografia são trabalhadas de forma transversal, contudo, ainda é insuficiente, pois é um trabalho isolado, individual e fragmentado realizado por alguns professores. Os PCN’s apesar de suas orientações de trabalho sobre a Educação Ambiental ainda não estão sendo consultados pelos professores, já que alguns até desconhecem as suas orientações. Foi identificado que a forma como vem sendo trabalhada a temática na escola, ainda está longe de desempenhar seu papel de conscientização dos alunos e criar uma postura ambientalmente saudável. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola pesquisada, necessita avançar no sentido de desenvolver uma prática educativa de forma contextualizada e interdisciplinar entre a disciplina Geografia e as demais disciplinas para que haja um ensino significativo e o desenvolvimento de uma EA crítica e reflexiva contribuindo para a sensibilização dos sujeitos do ensino-aprendizagem para as questões ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2015-02-12-
dc.description.abstractThe devaluation of the environment is a consequence the relationship of humans with nature, and it can be explained by the lack of approaches in school contents of this subject, since it is extremely important talk about the environmental issues, it being developed in both environments non-formal and formal education, that is, associations, rural settlements and also in classrooms to check raising awareness critically of social subjects. In this perspective, the research entitled "Environmental Education in the Teaching of Geography in the Context Paraiba Cariri", has the overall aim to verify how the environmental education is being developed in the teaching of Geography in the School Canon João Marques Pereira - Serra Branca. In this research, it were used assumptions of descriptive qualitative research. Thus, the first phase of research was done a literature review and in the second phase of field research was conducted. Due to what was seen during this study, it was found that the environmental issue in education of Geography are worked across the board, however, is still insufficient because it is an isolated, individual and fragmented work by some teachers. The PCN’s despite their working guidelines on environmental education are still not being consulted by teachers, since some of them are not even unaware of their guidelines. It was identified that the way it has been crafted theme in school is still far from playing its role of awareness of students and create an environmentally healthy posture. The survey results show that the school researched, needs to advance to develop an educational practice in context and interdisciplinary way between the Geography discipline and other ones so that it could contribute to is a significant teaching and the development of a critical and reflective EA, also contributing to the awareness of the subject of teaching and learning of environmental issues.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514-
dc.date.accessioned2019-08-07T18:09:08Z-
dc.date.available2019-08-07-
dc.date.available2019-08-07T18:09:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectField Educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Aparecida Salustiano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in the context of geography education in Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES. Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. 2015. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APARECIDA SALUSTIANO RODRIGUES - TCC LECAMPO 2015.pdfAparecida Salustiano Rodrigues - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015568.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.