Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMORIM, R. R. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Josefa Denise de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim-
dc.description.resumoAs particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.pt_BR
dc.date.issued2016-10-20-
dc.description.abstractThe peculiarities of everyday life has required increasingly that technology is used in all aspects of human life. Thus, the sociology of education in Brazil is not far from this premise. Thus, the Information and Communication Technologies has been an important pedagogical tool in education. Therefore, this present study aimed to analyze the use of technological resources in the classroom, and assess if it happens a greater participation of students in sociology class when teachers make use of this feature. This research is descriptive with qualitative approach and using questionnaire technique applied among 46 students of 1st, 2nd and 3rd years of regular high school, and interview technique applied to two ministering teachers of sociology discipline of a public school in the city of Coxixola -PB. Theoretically this research is supported in Kenski ideas (2005) and Barbosa (2010) dealing with the Information and Communication Technologies in Education. And Costa (2005) and Barbosa (2012) about the emergence of sociology in Brazil. It is intended from this answer, what challenges experienced by high school sociology teachers to use information and communication technologies, as also occurs motivation in students in class.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274-
dc.date.accessioned2019-08-01T15:17:12Z-
dc.date.available2019-07-01-
dc.date.available2019-08-01T15:17:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMORIM, Renata Raiane Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies in the teaching of sociology.pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA RAIANE PEREIRA DE AMORIM - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2016..pdfRenata Raiane Pereira de Amorim TCC - CIÊNCIAS SOCIAIS 2016.527.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.