Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8178305338397362pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Luciana Maria Ribeiro de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.silva4-
dc.description.resumoEste trabalho trata das representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de História e Sociologia do Ensino Médio do Ensino Médio em Sumé-PB. O objetivo geral do trabalho foi compreender os significados das representações indígenas apresentadas pelos referidos livros didáticos. Adotamos como abordagem teórica os estudos das Epistemologias do Sul (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) na busca de desnaturalizar e tratar das representações indígenas a partir do próprio locus de enunciação (MIGNOLO, 2005) dos povos indígenas. Utilizamos como categorias teóricas o currículo, enfocando os livros enquanto textos de currículos escritos que corporificam práticas curriculares resultantes de seleção cultural e identidade indígena, como o propósito de compreender os lugares e marcas identitárias desses povos. Realizamos uma pesquisa qualitativa seguindo as etapas propostas por Minayo (2012) e organizamos e analisamos os dados segundo a técnica da análise de conteúdo, de acordo com Bardin (2011). Os resultados demonstram três grandes grupos de sentido para a presença indígena, sendo eles: descobrimento, espaços ocupados pelos indígenas e globalização. Ressaltamos que as abordagens usadas nos livros didáticos tratam predominantemente, o indígena de maneira colonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleRepresentações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-09-19-
dc.description.abstractThis work deals with the representations attributed to the indigenous through the images in the didactic books of History and Sociology of Secondary Education in Sumé-PB. The general objective of the work was to understand the meanings of the indigenous representations presented by referred textbooks. We adopted as theoretical approach the studies of the Southern Epistemologies (QUIJANO, 2005; SANTOS, 2010) in the quest to denaturalize and deal with the indigenous representations from the very locus of enunciation (MIGNOLO, 2005) of indigenous peoples. We used as theoretical categories curriculum, focusing on books as texts of written curricula that embody curricular practices resulting from cultural selection and indigenous identity, as the purpose of understanding the places and identity marks of these peoples. We performed a qualitative research following the steps proposed by Minayo (2012) and organized and analyzed data according to the technique of Content Analysis, according to Bardin (2011). The results demonstrate three major groups of sense for the indigenous presence, being: discovery, spaces occupied by indigenous peoples and gobalization. We emphasize that the approaches used in the didatic books treat, predominantly, the indian in a colonial way.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824-
dc.date.accessioned2019-07-10T17:57:39Z-
dc.date.available2019-07-10-
dc.date.available2019-07-10T17:57:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRepresentações indígenaspt_BR
dc.subjectCurriculo e indigenismopt_BR
dc.subjectLivros didáticos – história e sociologiapt_BR
dc.subjectIndigenous representationspt_BR
dc.subjectCurriculum and Indigenismpt_BR
dc.subjectDidactic books - history and sociologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Anessa Fernanda da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations attributed to the indigenous through the images in the textbooks of history and sociology of secondary education in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Anessa Fernanda da. Representações atribuídas ao indígena através das imagens nos livros didáticos de história e sociologia do ensino médio em Sumé-PB. 2017. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4824pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANESSA FERNANDA DA SILVA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017..pdfAnessa Fernanda da Silva - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2017. 2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.