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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4773
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | MARTINS, L. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2408830707025912 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERNEDA, Edílson. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FERNEDA, E. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | COSTA, Evandro de Barros. | - |
dc.contributor.referee1ID | COSTA, E. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MARTINS, Agenor de Sousa. | - |
dc.contributor.referee2ID | MARTINS, A. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7650381270311620 | pt_BR |
dc.description.resumo | A ferramenta teórica ϕ-calculus é uma tentativa de gerenciar raciocínio assíncrono interativo no contexto das ciências empíricas. Um instrutor (um ser humano especialista do domínio), com conhecimento sobre determinado assunto e interesse em rever e evoluir este conhecimento, teria como colaborador um agente artificial, sistema que aprenderá (e raciocinará sobre) o conhecimento que o instrutor detém. Haja vista a importância de se verificar como o conhecimento evoluiu, após a fase de ensino, duas outras se iniciam: a avaliação do conhecimento (do agente artificial pelo especialista do domínio) e sua correção (quando acontece o refinamento do conhecimento aprendido). Este processo de colaboração/aprendizagem entre o especialista do domínio e o agente artificial é assíncrono e interativo. Inspirada em ϕ-calculus e baseada em raciocínio assíncrono interativo, uma arquitetura é proposta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Um modelo genérico de agente racional baseado em raciocínio assíncrono interativo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2002-06-19 | - |
dc.description.abstract | The ϕ-calculus theoretical tool tries to manage asynchronous interactive reasoning in the empirical sciences context. An instructor (a human specialist agent of the domain) with knowledge about the subject and interest in reviewing and evolving this knowledge collaborates with artificial agent which learns (and reasons about) the knowledge that the instructor withholds. It is important to verify how such knowledge evolved, so after the learning phase, two other phases initiate: the knowledge evaluation (by the domain specialist) and the correction (which happens after the refining of the learnt knowledge). This collaboration/learning process between the domain specialist and the artificial agent is interactive and asynchronous. An architecture, inspired in ϕ-calculus and based on interactive asynchronous reasoning, is proposed. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4773 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T15:51:13Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08 | - |
dc.date.available | 2019-07-08T15:51:13Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Descoberta Científica Computacional | pt_BR |
dc.subject | Agente Racional | pt_BR |
dc.subject | Construção Interativa de Teorias | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
dc.subject | Computational Scientific Discovery | pt_BR |
dc.subject | Rational Agent | pt_BR |
dc.subject | Interactive Construction of Theories | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARTINS, Lidiana de França. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A generic rational agent model based on interactive asynchronous reasoning. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARTINS, Lidiana de França. Um modelo genérico de agente racional baseado em raciocínio assíncrono interativo. 2002. 89 f. Dissertação (Mestrado em Informática) Programa de Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4773 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação. |
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LIDIANA DE FRANÇA MARTINS-DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2002..pdf | Lidiana de França Martins - Dissertação (PPGCC) 2002. | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
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