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dc.creator.IDARAÚJO, L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677184326346017pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Jurandir Antonio.-
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5702850486885303pt_BR
dc.contributor.referee1TEIXEIRA, Elenaldo Celso.-
dc.contributor.referee2BARRETO FILHO, Francisco de Paula.-
dc.description.resumoA possibilidade de participação da sociedade civil na elaboração de políticas públicas e portanto de democratização do Poder Local, tornou-se efetiva com o processo de redemocratização do Pais e se materializou na Constituição de 1988, a qual criou mecanismos e espaços que permitem a participação nos três níveis de governo, através dos Conselhos de Administração Setorial e a nível municipal, ao estipular como preceito para a Lei Orgânica de todos os municípios a cooperação das associações representativas no planejamento municipal. Mas, o modelo de gestão pública que tem prevalecido no pais, via de regra, caracteriza-se em sua grande maioria, pelo uso fraudulento dos recursos públicos, enquanto a população participa apenas no momento de eleger seus representantes. Entretanto, tem surgido em alguns municípios brasileiros, experiências que incorporam a participação da sociedade civil na elaboração de politicas publicas, como e o caso do Orçamento Participativo. No município de Campina Grande tal experiência ainda não promoveu uma inversão de prioridades na forma de utilização dos recursos públicos, na medida em que, o atendimento das demandas apresentadas pela população, nos três anos de execução, foi de apenas 27 obras num total de 457 demandadas, representando apenas 5.9%, como também não se tem ainda a integração intra-governo, pois o governo como um todo ainda não incorporou na sua prática a proposta do Orçamento Participativo. Conclui-se então que, embora esse processo tenha como objetivo democratizar as ações do governo, não se tem como resultado único tal objetivo, ja que os mesmos irão depender da conjuntura da politica local, da capacidade de enfrentamento existente entre a coalizão de forças que ocupa o poder em cada momento histórico e as lideranças da sociedade civil envolvidas nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2000-02-
dc.description.abstractA participacao da sociedade civil organizada na gestao publica surge no periodo de redemocratizacao do Pais, atraves de iniciativas de algumas administracdes municipais que passaram a incorporar nas suas acoes a participacao das entidades representalivas, como e o caso de Lages (SC), Vila Velha e Boa Esperanca (ES). E a partir do exito dessas experiencias, que comecam a surgir expressoes como "gestao democratica" e "invers3o de prioridades" alem do fato das mesmas terem influenciado toda a mobilizacao/pressao, no momento da elaboracao da Constituicao, pela descentralizacao e pela inclusao nesla Lei, de mecanismos e instrumentos que tornassem possivel a participacao, especialmente a nivel local, independente das forcas politicas que ocupassem o Poder em cada momento historico. A Constituicao de 1988, denominada Constituicao Cidada, absorveu esses anseios da sociedade civil organizada e criou varios instrumentos e mecanismos que possibilitam tal participacao, como os Conselhos Setoriais e a prerrogativa que todo municipio deveria incluir na Lei Organica que elaborasse "a cooperacao das associacdes representalivas no planejamento municipal" (Art. 29, XII). Alem disso, a Constituicao instituiu o Ciclo do Planejamento Orcamentario, que compreende as seguintes Leis: o Piano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orcamentarias e a Lei Orcamentaria Anual. O objetivo de tais Leis e o de assegurar a realizacao do planejamento nos tres niveis de governo, e possibilitar uma maior fiscalizacao dos gastos publicos por parte do Poder Legislative. Para a sociedade.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457-
dc.date.accessioned2019-06-19T19:36:29Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T19:36:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGestão Pública-
dc.subjectDemocratização do Poder-
dc.subjectOrçamento Público - Campina Grande - Paraíba-
dc.subjectOrçamento Participativo-
dc.subjectPublic Administration-
dc.subjectDemocratization of Power-
dc.subjectPublic Budget - Campina Grande - Paraíba-
dc.subjectParticipatory Budgeting-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Laudicéia.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic management and democratization of local power: the case of participatory budgeting in Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Laudicéia. Gestão pública e democratização do poder local: o caso do orçamento participativo em Campina Grande-PB. 2000. 182f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4457pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Rural e Regional.

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LAUDICÉIA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGERR 2000.pdfLaudicéia Araújo Dissertação - PPGERR CH 20008.12 MBAdobe PDFView/Open


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