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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4376
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SILVA, L. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2885302922769964 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BATISTA, Mércia Rejane Rangel. | - |
dc.contributor.advisor1ID | BATISTA, Mércia Rejane Rangel | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Magnólia Gibson Cabral da. | - |
dc.contributor.referee2 | OOSTERHOUT, Maria da Conceição M. Cardoso Van. | - |
dc.description.resumo | Historicamente, as relações das devoções populares e a Igreja oficial no catolicismo brasileiro têm sido permeadas por tensões e disputas, em virtude da Igreja oficial ter como objetivo manter sua hegemonia no campo religioso. A devoção popular em muitos momentos se coloca como uma ameaça, mesmo pertencendo ao catolicismo e se apropriando de elementos da própria Igreja oficial, ela possui sua lógica e dinâmica própria, a qual o clero católico não possui controle. Neste sentido, no universo devocional de Patos (PB), na devoção a menina/santa Francisca, objetivamos apreender de maneira delimitada essa relação que se apresenta no cenário nacional e assim, realizar uma abordagem na qual privilegiaremos as vozes dos nossos interlocutores, este que em suas práticas, a partir de uma memória mítica, vem atualizando a devoção. Segundo as narrativas míticas a devoção é criada em torno de 1923, destacando-se entre os motivos que leva a população eleger Francisca santa, os milagres realizados por ela, o fato da menina ter sido brutalmente assassinada e por o casal apontado como assassino não ter sido condenado por ser apadrinhado pelo coronel da época. Estas tensões constituem a sua própria existência, a massa popular pertencente ao universo do catolicismo continua indo a missa e, sobretudo, a realizar promessas e orações frente à imagem de santa Francisca, a acender as suas velas e deixar os seus exvotos, etc. Não há uma polarização aparente e demarcada entre popular e oficial, há um jogo de distanciamentos e aproximações que confere vida e movimento ao Parque. A devoção é viva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | Tensões e disputas em torno da devoção “popular”: a cruz da menina em Patos (PB). | pt_BR |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.description.abstract | Historically, the relationship between popular devotions and the official Catholic Church in Brazil have been permeated by tensions and disputes, due to the official Church aims to maintain its hegemony in the religious field. Popular devotion many times has been faced as a threat, although it is considered part of Catholicism and elements of official Church have been used by it, the devotion has its own logic and dynamism, which the Catholic clergy has no control. In this sense, taking into consideration the devotional universe from Patos (PB), devotion to the girl / Santa Francisca, it is aimed to analyze this relationship that is presented on the national scene and thus to make an approach that will privilege the voices of the interlocutors who from a mythic memory have been updating the devotion. According to the mythic narratives the devotion to the girl was created around 1923, among the reasons that made people consider Francisca a saint, we can highlight the miracles performed by her and the fact that she was brutally murdered also that the couple who were named as her killers had not been sentenced for being protected by a colonel of the time. These tensions are part of its own existence, the masses belonging to the universe of Catholicism still go to Mass and, nonetheless, make promises and prayers before the image of St. Francisca, light their candles and let their ex-votes, etc.. There is not an apparent marked polarization between popular and official, there is a set of distances and approaches that give life and movement to the Park. Devotion is alive. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4376 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T12:26:10Z | - |
dc.date.available | 2019-06-17 | - |
dc.date.available | 2019-06-17T12:26:10Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Igreja Católica | pt_BR |
dc.subject | Devoção Popular | pt_BR |
dc.subject | Disputas | pt_BR |
dc.subject | Catholic Church | pt_BR |
dc.subject | Popular Devotion | pt_BR |
dc.subject | Disputes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Leandra Bento da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Tensions and disputes around "popular" devotion: the cross of the girl in Patos (PB). | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, L. B. da. Tensões e disputas em torno da devoção “popular”: a cruz da menina em Patos (PB). 2012. 134f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4376 | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais. |
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