Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, K. M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245976822520594pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.advisor1IDGUERRA, L. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512363834033518pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA , Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee2LEÓN, Adriano de.-
dc.description.resumoEsta dissertação focaliza o consumo de religião na contemporaneidade, a partir da análise de experiências de consumo religioso de participantes da IURD. Duas perspectivas teóricas foram utilizadas: (1) a contribuição de Bourdieu (1982/ 1999/2004) segundo a qual o campo religioso pode ser analisado como um espaço comparável ao mercado econômico, com seu comércio de símbolos; as igrejas e movimentos religiosos enquanto empresas produtoras de bens simbólicos; (2) a teoria do consumo, de Certeau (2002), com seus conceitos de usos, táticas e leituras múltiplas, realizadas pelos consumidores de religião, que representam manipulações simbólicas de elementos cúlticos disponibilizados pela IURD. Em termos de metodologia, utilizamos como estratégias de coleta de dados a realização de observação dos rituais nas reuniões da IURD e de entrevistas com fiéis, selecionados de forma casual em templos da referida igreja em Campina Grande, Paraíba. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o relacionamento dos fiéis/consumidores com o sagrado rompe as “barreiras” do institucionalmente proposto; (2) os consumidores de religião atuam enquanto autores de uma leitura da IURD e de seus produtos religiosos, demonstrando um misto de passividade e de não passividade no ato de consumir os produtos disponibilizados pela instituição analisada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleConsumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD.pt_BR
dc.date.issued2009-08-
dc.description.abstractThis dissertation focuses the consumption of religion in contemporaneity, through the analysis of consumption experiences of individuals who participate in the Igreja Universal do Reino de Deus - IURD (Universal Church of the Kingdom of God). We used two theoretical perspectives: (1) the contribution of Bourdieu (1982;1999), according to which the religious field can be analyzed in terms of an economic market, with its commercialization of symbolic products; (2) the consumption theory as elaborated by Certeau (2002), with his concepts of uses, tatics and multiple readings carried out by religion consumers, which mean symbolic manipulation of cultic elements offered by the IURD. Regarding to the methodology, we used as data collection strategies the direct observation of IURD meetings and interviews with a non-randomic sample of the IURD’s members in Campina Grande, Paraíba, Brazil. Among the main outcomes of our work we point out the following: (1) the relationship of religions consumers with the sacred overwhelms the institutional borders; (2) the religions consumers act as creative readers of symbols and cultic elements offered by the IURD, showing a mix of passivity and non passivity in their consumption of products offered by the institution we analyzed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4372-
dc.date.accessioned2019-06-17T11:45:17Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2019-06-17T11:45:17Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConsumo Religiosopt_BR
dc.subjectNeopentecostalismopt_BR
dc.subjectTáticaspt_BR
dc.subjectMercado Religiosopt_BR
dc.subjectReligião e Sociedadept_BR
dc.subjectReligious Consumptionpt_BR
dc.subjectNeopentecostalismpt_BR
dc.subjectTaticspt_BR
dc.subjectReligious Marketpt_BR
dc.subjectReligion and Societypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Kielce Marne Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReligious and sacred consumption: "uses and tactics" of believers in relation to the symbolic products of the IURD.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, K. M. S. de. Consumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4372pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KIELCE MARNE SILVA DE ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2009.pdfKielce Marne Silva de Araújo - Dissertação PPGCS CH 2009823.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.