Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0373-0469pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7134083630991844pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1SALLES, Sandro Guimarães de.-
dc.contributor.referee1IDSALLES, S. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.contributor.referee2FEITOSA, Saulo Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6360-0212pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.description.resumoO presente texto é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de Educação e Diversidade do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (curso-mestrado), da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Nesta pesquisa temos como questão problema: Quais as relações entre os saberes tradicionais e os saberes escolares da prática docente nas escolas quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa constitui em compreender a relação entre os saberes tradicionais e saberes escolares da prática docente nas escolas quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco. Os objetivos específicos desta pesquisa versam em: I) identificar e caracterizar os saberes tradicionais das Comunidades Quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco; II) identificar e caracterizar os saberes tradicionais que foram escolarizados presentes na prática docente das escolas pesquisadas; e III) analisar o lugar, o tempo e a forma que os saberes tradicionais são trabalhados na prática docente. Filiamonos a abordagem do Pensamento Decolonial que se constitui enquanto opção políticaepistemológica a partir do diálogo com os autores: Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; e Walsh, 2006, 2008, 2010, dentre outros, que nos possibilitam refletir e questionar o lugar que é posto na história e na sociedade aos povos negros, dentre eles os quilombolas. Atrelada a esta discussão, abordamos também reflexões sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais a partir dos autores: Munanga (2009); Gomes (2012); e Hall (2003). Adotamos como procedimento teóricometodológico a pesquisa documental (OLIVEIRA, 2007), entrevista semiestruturada (FRASER; GONDIM, 2004) e a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1990). O campo de pesquisa foram as escolas localizadas em território quilombola (nas comunidades de Pau Ferrado e do Cavuco) no município de Lagoa dos Gatos-PE, tendo como sujeitos da pesquisa 3 (três) professoras, 2 lideranças (uma de cada comunidade) e 1 uma representante quilombola (ex secretária da associação quilombola de Pau Ferrado). Em diálogo com os sujeitos colaboradores, entendemos que cada Comunidade Quilombola, perpassa saberes de acordo com suas especificidades, pois são modos de vida, de religiosidades, de culturas e de resistência próprios desses coletivos. Identificarmos que os saberes tradicionais das Comunidades Quilombolas de Pau Ferrado e do Cavuco estão presentes em duas perspectivas; primeiro, a partir da origem; segundo, da manifestação desses saberes no seu dia a dia. Os resultados nos indicam que as práticas docentes das professoras que lecionam nessas comunidades ensaiam uma Educação Escolar Quilombola, porém ainda é preciso um diálogo na perspectiva da Educação Intercultural proporcionando o olhar para uma Educação Escolar Quilombola que não se faz apenas com a presença do espaço físico institucionalizado no lugar de vivência desses sujeitos, mas de uma educação correlacionada com os saberes que fazem parte da comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEApt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA prática docente em escolas quilombolas no município de Lagoa dos Gatos: uma análise a partir do pensamento decolonial.pt_BR
dc.date.issued2020-08-14-
dc.description.abstractThis text is the result of the Master's research carried out in the line of Education and Diversity of the Post-Graduate Program in Contemporary Education (master's course), at the Federal University of Pernambuco-UFPE, Centro Agrico Academico. In this research we have as a problem question: What are the relationships between traditional knowledge and school knowledge of teaching practice in the quilombola schools of Pau Ferrado and Cavuco? In this sense, the objective of this research is to understand the relationship between traditional knowledge and school knowledge of teaching practice in the quilombola schools of Pau Ferrado and Cavuco. The specific objectives of this research are: I) to identify and characterize the traditional knowledge of the Quilombola Communities of Pau Ferrado and Cavuco; II) to identify and characterize the traditional knowledge that was schooled, present in the teaching practice of the researched schools; and III) to analyze the place, the time and the way that traditional knowledge is worked in teaching practice. We are affiliated with the Decolonial Thought approach that constitutes itself as a political-epistemological option based on the dialogue with the authors: Grosfoguel, 2007; Mignolo, 2003, 2005, 2008; Quijano, 2002, 2005; and Walsh, 2006, 2008, 2010, among others, that allow us to reflect and question the place that is placed in history and in society for black people, among them quilombolas. Linked to this discussion, we also address reflections on the Education of Ethnic-Racial Relations from the authors: Munanga (2009); Gomes (2012); and Hall (2003). We adopted documentary research (OLIVEIRA, 2007), semi-structured interview (FRASER; GONDIM, 2004) and Content Analysis via Thematic Analysis as a theoreticalmethodological procedure (BARDIN, 1977; VALA, 1990). The research field were schools located in quilombola territory (in the communities of Pau Ferrado and Cavuco) in the municipality of Lagoa dos Gatos-PE, with three (3) teachers, 2 leaders (one from each community) and 1 a quilombola representative (former secretary of the Pau Ferrado quilombola association). In dialogue with the collaborating subjects, we understand that each Quilombola Community, permeates knowledge according to its specificities, as they are ways of life, religiosity, cultures and resistance typical of these collectives. We identify that the traditional knowledge of the Quilombola Communities of Pau Ferrado and Cavuco are present in two perspectives; first, from the origin; second, the manifestation of this knowledge in your daily life. The results indicate that the teaching practices of the teachers who teach in these communities rehearse a Quilombola School Education, but there is still a need for a dialogue in the perspective of Intercultural Education providing the look for a Quilombola School Education that is not only done with the presence of physical space institutionalized in the place of experience of these subjects, but of an education correlated with the knowledge that is part of the community.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42714-
dc.date.accessioned2025-08-09T00:31:45Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-09T00:31:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLagoa dos Gatos - PE - escola quilombolapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - Pernambucopt_BR
dc.subjectPráticas docentes - escolas quilombolaspt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Pernambucopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de Pau Ferrado - Lagoa dos Gatos - PEpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Cavuco - Lagoa dos Gatos - PEpt_BR
dc.subjectQuilombo Cavuco - Lagoa dos Gatos - PEpt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectPernambuco - comunidades quilombolas - Lagoa dos Gatospt_BR
dc.subjectLagoa dos Gatos - PE - Quilombola schoolpt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectTeaching practices - Quilombola schoolspt_BR
dc.subjectDecolonial thinkingpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectMulticultural education - Pernambucopt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectQuilombola community of Pau Ferrado - Lagoa dos Gatos - PEpt_BR
dc.subjectQuilombola community of Cavuco - Lagoa dos Gatos - PEpt_BR
dc.subjectContent analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectEducation of Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectPernambuco - quilombola communities - Lagoa dos Gatospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Iveni de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in quilombola schools in the municipality of Lagoa dos Gatos: an analysis based on decolonial thinking.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40583-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Iveni de Lima. A prática docente em escolas quilombolas no município de Lagoa dos Gatos: uma análise a partir do pensamento decolonial. 2020. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru - PE - Brasil, 2020. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42714pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IVENI DE LIMA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfMaria Iveni de Lima Silva. - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20202.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.