Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAQUINO, M. E. S. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5472588007746308pt_BR
dc.contributor.advisor1PORPINO, Karenine de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDPORPINO, K. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396pt_BR
dc.contributor.referee1VIANA, Raimundo Nonato Assunção.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6145-4714pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Elaine Melo de Brito.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, E. M. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319pt_BR
dc.contributor.referee3NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1996-4286pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743881635494941pt_BR
dc.contributor.referee4ASSUNÇÃO, Luiz Carvalho de.-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0718-0492pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232503538224768pt_BR
dc.description.resumoEsta tese defende que a visibilidade do corpo negro na escola pode-se dar a partir de uma educação que desvele o sentir no campo das relações étnico-raciais, considerando a estesiologia e a intercorporeidade como referências para as experiências pedagógicas na escola. Essas referências fenomenológicas se configuram pela possibilidade de considerar um corpo poroso, corpo que ultrapassa a cisão biológica e cultural, que é atravessado pelas sensações, pela motricidade, pela experiência vivida, pelos afetos. O trabalho tem como objetivo descrever e refletir a respeito de experiências pedagógicas no contexto educativo considerando as relações étnico-raciais sob um olhar estesiológico, bem como refletir sobre os sentidos do corpo negro a partir de experiências compartilhadas com estudantes e discutir as relações étnico-raciais no contexto escolar tendo como foco as noções de estesiologia e intercorporeidade. A investigação ancora-se na atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referencial teórico-metodológico, pauta-se na experiência vivida que situa o corpo, o outro e o sensível no processo do conhecimento. Ressignificar o corpo negro na educação pela experiência estética do sentir com o outro, tendo como foco a fenomenologia, implica em reaprender a ver o corpo negro, pois é esse corpo que sente, percebe e compreende a presença do outro. Associado a Merleau-Ponty, a fórmula de pathos proposta por Aby Warburg, é tomada também como referência metodológica para a criação de pranchas com imagens que pretendem incitar a montagem dos tempos e dos sentidos, como a memória e a empatia. Para a construção textual recorre-se à metáfora de uma trilha para desvelar as experiências educativas com estudantes do ensino médio do IFRN, campus Ceará-Mirim, em três situações: atividades do Grupo Cachos (formado por estudantes negras), encontros com Comunidades Quilombolas e apreciações fílmicas. Tendo a redução fenomenológica como empreendimento da pesquisa, são desvelados os sentidos das visibilidades do corpo negro, da ancestralidade e da escuta do outro. Trata-se de pensar uma educação enovelada com a sensibilidade, que permita pensar e sentir o corpo negro no mundo de toda gente, que produza uma troca de saberes inscritos na experiência a partir da intercorporeidade e da estesiologia. Tais saberes se estabelecem na relação com o outro e reverberam em acolhimento, cumplicidade e respeito a serem cultivados no contexto das relações étnico-raciais na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThis thesis defends that the visibility of the black body at high school can be based on an education that reveals the feeling in the field of ethnic-racial relations, considering esthesiology and intercorporeality as references for pedagogical experiences at school. These phenomenological references are configured by the possibility of considering a porous body, a body that surpasses the biological and cultural split, which is crossed by sensations, motricity, lived experience, affections. The work aims to describe and reflect on pedagogical experiences in the educational context by considering ethnic-racial relations from an esthesiological perspective, as well as reflecting on the meanings of the black from experiences shared with students and discussing ethnic-racial relations in the school context focusing on the notions of esthesiology and intercorporeality. The investigation is anchored in the phenomenological attitude of Merleau-Ponty as a theoreticalmethodological framework, based on the lived experience that situates the body, the other and the sensitive in the process of knowledge. By redefining the black body in education through the aesthetic experience of feeling with the other, focusing on phenomenology, implies relearning how to see the black, because it is this body that feels, perceives and understands the presence of the other. In addition to Merleau-Ponty, the pathos formula proposed by Aby Warburg, is also taken as a methodological reference for the creation of boards with pictures that intend to incite the assembly of times and senses, such as memory and empathy. To do this, the metaphor of a pathway is used to unveil the educational experiences with high school students from IFRN, Ceará-Mirim campus, in three situations: activities of the Cachos Group (formed by black students), meetings with Quilombola Communities and film appreciation. With phenomenological reduction as a research undertaking, the senses of the visibilities of the black body, ancestry and listening to the other are unveiled. It is thinking about an education that is tangled with sensitivity whereby thinking and feeling the black body in the world of all people produces an exchange of knowledge inscribed in the experience from intercorporeity and esthesiology. Such knowledge is established in the relationship with the other and reverberated in welcoming, complicity and respect to be cultivated in the context of ethnic racial relations in education.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42713-
dc.date.accessioned2025-08-09T00:21:09Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-09T00:21:09Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCorpo negro na escolapt_BR
dc.subjectEstesiologiapt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - Tesept_BR
dc.subjectIntercorporeidadept_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectAtitude fenomeológica - Marleau-Pontypt_BR
dc.subjectFormula de Pathos - Aby Warburgpt_BR
dc.subjectIFRN - Campus Ceará-Mirimpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola - Ceará-Mirim - RNpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola - Poço Branco - RNpt_BR
dc.subjectTerritório do Mato Grande - Poço Branco - RNpt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEstudantes negraspt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectBlack Body in Schoolpt_BR
dc.subjectEsthesiologypt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Norte - Thesispt_BR
dc.subjectIntercorporealitypt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Educationpt_BR
dc.subjectPhenonomeological Attitude - Marleau-Ponty Pathos Formula - Aby Warburgpt_BR
dc.subjectQuilombola Community - Ceará-Mirim - RNpt_BR
dc.subjectQuilombola Community - Poço Branco - RNpt_BR
dc.subjectMato Grande Territory - Poço Branco - RNpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectBlack Studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAQUINO, Maria Elizabete Sobral Paiva de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe black body at school: paths of an education of feeling to think about ethnic-racial relations.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29674-
dc.identifier.citationAQUINO, Maria Elizabete Sobral Paiva de. O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais. 2020. 238f. 16. 249f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2020. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42713pt_BR
dc.description.resumeCette thèse défend que la visibilité du corps noir à l9école peut avoir lieu à partir d9une éducation qui montre le sentir dans le domaine des relations éthniques-raciales par le biais de l9esthésiologie et l9intercorporeité vues comme références pour les expériences pédagogiques à l9école. Ces références phénoménologiques se montrent par la possibilité de considérer un corps poreux, le corps qui dépasse la cision biologique et cultuelle, qui est traversé par les sensations, par la motricité, par l9expérience vécue, par l9affection. Le travail a l9objectif de décrire et de réflechir à propos d9expériences pédagogiques dans le contexte éducatif considérant les relations éthniques-raciales sous un regard esthésiologique, ainsi que réfléchir à propos des sens du corps noir à partir des expériences partagées par des étudiants et discuter les relations éthniques-raciales dans le contexte scolaire ayant, comme cible, les notions d9esthésiologie et intercorporeité. L9investigation est encrée dans l9attitude phénoménologique de Merleau-Ponty comme référentiel théorique-méthodologique, est basée sur l9expérience vécue qui situe le corps, l9autre et le sensible au cours de la procédure de la connaissance. Ressignifier le corps noir dans l9éducation par l9expérience esthétique du sentir comme l9autre ayant comme cible la phénoménologie, implique re-apprendre à voir le corps noir car, c9est ce corps qui sent, perçoit et comprend la présence de l9autre. Associé à Merleau-Ponty, la formule pathos proposée par Aby Warburg est prise aussi comme référence méthodologique pour la création de planches avec des images qui prétendent inciter le montage des temps et des sens, comme la mémoire et l9empathie. Pour la construction textuelle, on recours à la métaphore d9un chemin à dévoiler les expériences éducatives avec des lycéens de l9IFRN, campus Ceará-Mirim, en trois situations activités du Grupo Cachos (formé par des lycéennes noires), rencontres avec des Communautés Quilombolas et appréciation filmiques. Ayant la réduction phénoménologique en tant que procédure de recherche, les sens des visibilités du corps noir, de l9ancestralité et de l9écoute de l9autre sont dévoilés. Il s9agit d9envisager une éducation liée à la sensibilité, permettant de penser et sentir le corps noir en tant que monde de tous les gens, produisant un échange de savoirs inscrits dans l9expérience à partir de l9intercorporeité et de l9esthésiologie. Des tels savoirs s9établissent dans la relation avec l9autre et se traduisent comme accueil, complicité et respect à cultiver dans le contexte des relations éthniques-raciales à l9école.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELIZABETE SOBRAL PAIVA DE AQUINO - TESE NORDESTE UFRN 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdfMaria Elizabete Sobral Paiva de Aquino. - Tese Nordeste UFRN 3 PPG Educação 202010.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.