Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | AQUINO, M. E. S. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5472588007746308 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PORPINO, Karenine de Oliveira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PORPINO, K. O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | VIANA, Raimundo Nonato Assunção. | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-6145-4714 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2070306377562824 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | COSTA, Elaine Melo de Brito. | - |
dc.contributor.referee2ID | COSTA, E. M. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6585812032940319 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1996-4286 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6743881635494941 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | ASSUNÇÃO, Luiz Carvalho de. | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-0718-0492 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6232503538224768 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese defende que a visibilidade do corpo negro na escola pode-se dar a partir de uma educação que desvele o sentir no campo das relações étnico-raciais, considerando a estesiologia e a intercorporeidade como referências para as experiências pedagógicas na escola. Essas referências fenomenológicas se configuram pela possibilidade de considerar um corpo poroso, corpo que ultrapassa a cisão biológica e cultural, que é atravessado pelas sensações, pela motricidade, pela experiência vivida, pelos afetos. O trabalho tem como objetivo descrever e refletir a respeito de experiências pedagógicas no contexto educativo considerando as relações étnico-raciais sob um olhar estesiológico, bem como refletir sobre os sentidos do corpo negro a partir de experiências compartilhadas com estudantes e discutir as relações étnico-raciais no contexto escolar tendo como foco as noções de estesiologia e intercorporeidade. A investigação ancora-se na atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referencial teórico-metodológico, pauta-se na experiência vivida que situa o corpo, o outro e o sensível no processo do conhecimento. Ressignificar o corpo negro na educação pela experiência estética do sentir com o outro, tendo como foco a fenomenologia, implica em reaprender a ver o corpo negro, pois é esse corpo que sente, percebe e compreende a presença do outro. Associado a Merleau-Ponty, a fórmula de pathos proposta por Aby Warburg, é tomada também como referência metodológica para a criação de pranchas com imagens que pretendem incitar a montagem dos tempos e dos sentidos, como a memória e a empatia. Para a construção textual recorre-se à metáfora de uma trilha para desvelar as experiências educativas com estudantes do ensino médio do IFRN, campus Ceará-Mirim, em três situações: atividades do Grupo Cachos (formado por estudantes negras), encontros com Comunidades Quilombolas e apreciações fílmicas. Tendo a redução fenomenológica como empreendimento da pesquisa, são desvelados os sentidos das visibilidades do corpo negro, da ancestralidade e da escuta do outro. Trata-se de pensar uma educação enovelada com a sensibilidade, que permita pensar e sentir o corpo negro no mundo de toda gente, que produza uma troca de saberes inscritos na experiência a partir da intercorporeidade e da estesiologia. Tais saberes se estabelecem na relação com o outro e reverberam em acolhimento, cumplicidade e respeito a serem cultivados no contexto das relações étnico-raciais na escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.description.abstract | This thesis defends that the visibility of the black body at high school can be based on an education that reveals the feeling in the field of ethnic-racial relations, considering esthesiology and intercorporeality as references for pedagogical experiences at school. These phenomenological references are configured by the possibility of considering a porous body, a body that surpasses the biological and cultural split, which is crossed by sensations, motricity, lived experience, affections. The work aims to describe and reflect on pedagogical experiences in the educational context by considering ethnic-racial relations from an esthesiological perspective, as well as reflecting on the meanings of the black from experiences shared with students and discussing ethnic-racial relations in the school context focusing on the notions of esthesiology and intercorporeality. The investigation is anchored in the phenomenological attitude of Merleau-Ponty as a theoreticalmethodological framework, based on the lived experience that situates the body, the other and the sensitive in the process of knowledge. By redefining the black body in education through the aesthetic experience of feeling with the other, focusing on phenomenology, implies relearning how to see the black, because it is this body that feels, perceives and understands the presence of the other. In addition to Merleau-Ponty, the pathos formula proposed by Aby Warburg, is also taken as a methodological reference for the creation of boards with pictures that intend to incite the assembly of times and senses, such as memory and empathy. To do this, the metaphor of a pathway is used to unveil the educational experiences with high school students from IFRN, Ceará-Mirim campus, in three situations: activities of the Cachos Group (formed by black students), meetings with Quilombola Communities and film appreciation. With phenomenological reduction as a research undertaking, the senses of the visibilities of the black body, ancestry and listening to the other are unveiled. It is thinking about an education that is tangled with sensitivity whereby thinking and feeling the black body in the world of all people produces an exchange of knowledge inscribed in the experience from intercorporeity and esthesiology. Such knowledge is established in the relationship with the other and reverberated in welcoming, complicity and respect to be cultivated in the context of ethnic racial relations in education. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42713 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-09T00:21:09Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08 | - |
dc.date.available | 2025-08-09T00:21:09Z | - |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Corpo negro na escola | pt_BR |
dc.subject | Estesiologia | pt_BR |
dc.subject | Tese - Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Tese | pt_BR |
dc.subject | Intercorporeidade | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Atitude fenomeológica - Marleau-Ponty | pt_BR |
dc.subject | Formula de Pathos - Aby Warburg | pt_BR |
dc.subject | IFRN - Campus Ceará-Mirim | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola - Ceará-Mirim - RN | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola - Poço Branco - RN | pt_BR |
dc.subject | Território do Mato Grande - Poço Branco - RN | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Estudantes negras | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-Racial Relations | pt_BR |
dc.subject | Black Body in School | pt_BR |
dc.subject | Esthesiology | pt_BR |
dc.subject | Thesis - Federal University of Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Rio Grande do Norte - Thesis | pt_BR |
dc.subject | Intercorporeality | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-Racial Education | pt_BR |
dc.subject | Phenonomeological Attitude - Marleau-Ponty Pathos Formula - Aby Warburg | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Community - Ceará-Mirim - RN | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Community - Poço Branco - RN | pt_BR |
dc.subject | Mato Grande Territory - Poço Branco - RN | pt_BR |
dc.subject | Black Women | pt_BR |
dc.subject | Black Students | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AQUINO, Maria Elizabete Sobral Paiva de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The black body at school: paths of an education of feeling to think about ethnic-racial relations. | pt_BR |
dc.relation | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29674 | - |
dc.identifier.citation | AQUINO, Maria Elizabete Sobral Paiva de. O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais. 2020. 238f. 16. 249f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2020. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42713 | pt_BR |
dc.description.resume | Cette thèse défend que la visibilité du corps noir à l9école peut avoir lieu à partir d9une éducation qui montre le sentir dans le domaine des relations éthniques-raciales par le biais de l9esthésiologie et l9intercorporeité vues comme références pour les expériences pédagogiques à l9école. Ces références phénoménologiques se montrent par la possibilité de considérer un corps poreux, le corps qui dépasse la cision biologique et cultuelle, qui est traversé par les sensations, par la motricité, par l9expérience vécue, par l9affection. Le travail a l9objectif de décrire et de réflechir à propos d9expériences pédagogiques dans le contexte éducatif considérant les relations éthniques-raciales sous un regard esthésiologique, ainsi que réfléchir à propos des sens du corps noir à partir des expériences partagées par des étudiants et discuter les relations éthniques-raciales dans le contexte scolaire ayant, comme cible, les notions d9esthésiologie et intercorporeité. L9investigation est encrée dans l9attitude phénoménologique de Merleau-Ponty comme référentiel théorique-méthodologique, est basée sur l9expérience vécue qui situe le corps, l9autre et le sensible au cours de la procédure de la connaissance. Ressignifier le corps noir dans l9éducation par l9expérience esthétique du sentir comme l9autre ayant comme cible la phénoménologie, implique re-apprendre à voir le corps noir car, c9est ce corps qui sent, perçoit et comprend la présence de l9autre. Associé à Merleau-Ponty, la formule pathos proposée par Aby Warburg est prise aussi comme référence méthodologique pour la création de planches avec des images qui prétendent inciter le montage des temps et des sens, comme la mémoire et l9empathie. Pour la construction textuelle, on recours à la métaphore d9un chemin à dévoiler les expériences éducatives avec des lycéens de l9IFRN, campus Ceará-Mirim, en trois situations activités du Grupo Cachos (formé par des lycéennes noires), rencontres avec des Communautés Quilombolas et appréciation filmiques. Ayant la réduction phénoménologique en tant que procédure de recherche, les sens des visibilités du corps noir, de l9ancestralité et de l9écoute de l9autre sont dévoilés. Il s9agit d9envisager une éducation liée à la sensibilité, permettant de penser et sentir le corps noir en tant que monde de tous les gens, produisant un échange de savoirs inscrits dans l9expérience à partir de l9intercorporeité et de l9esthésiologie. Des tels savoirs s9établissent dans la relation avec l9autre et se traduisent comme accueil, complicité et respect à cultiver dans le contexte des relations éthniques-raciales à l9école. | pt_BR |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA ELIZABETE SOBRAL PAIVA DE AQUINO - TESE NORDESTE UFRN 3 PPG EDUCAÇÃO 2020.pdf | Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino. - Tese Nordeste UFRN 3 PPG Educação 2020 | 10.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.