Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42709
Title: O/A negro/a nos livros didáticos de ciências da natureza: (re)enxergando as representações negras pelas lentes da decolonialidade.
Other Titles: Black people in natural science textbooks: (re)seeing black representations through the lens of decoloniality.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Kewin Leonardo Santana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARDOSO, Lívia de Rezende.
Keywords: Livro didático - representações negras;Negros nos livros didáticos;Representações negras - livros didáticos;Ciências da natureza - livros didáticos;Decolonialidade;Universidade Federal de Sergipe - Dissertação;Dissertação - Universidade Federal de Sergipe;Antirracismo;Relações étnico-raciais;Pedagogia crítica;Biologia - ensino médio;Programa Nacional do Livro Didático;Epistemologia decolonial;Análise de livros didáticos - ciências da natureza;Colonialidades;Lei 10.639/2003;Lei 11.645/2008;Pensamento decolonial;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Quilombolas;Textbooks - Black Representations;Black People in Textbooks;Black Representations - Textbooks;Natural Sciences - Textbooks;Decoloniality;Federal University of Sergipe - Dissertation;Dissertation - Federal University of Sergipe;Anti-Racism;Ethnic-Racial Relations;Critical Pedagogy;Biology - High School;National Textbook Program;Decolonial Epistemology;Textbook Analysis - Natural Sciences;Colonialities;Law 10.639/2003;Law 11.645/2008;Decolonial Thought;Quilombola Women;Black Women
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Sergipe
Citation: COSTA, Kewin Leonardo Santana. O/A negro/a nos livros didáticos de ciências da natureza: (re)enxergando as representações negras pelas lentes da decolonialidade. 2024. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42709
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação teve o objetivo de problematizar os modos de representar os/as africanos/as, os/as afro-brasileiros/as, os/as brancos/as e as suas relações com os/as negros/as nos conteúdos textuais e imagéticos dos Livros Didáticos de Ciências da Natureza (LDCN) aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 a partir das contribuições da epistemologia decolonial. Para tanto, foi empreendida uma análise documental de duas das coleções de LDCN direcionadas ao Ensino Médio, que foram aprovadas pelo PNLD 2021 e mais utilizadas entre as escolas estaduais de Aracaju/SE. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo-explicativo e fundamentada em uma perspectiva teórico-metodológica decolonial. A análise das coleções de LDCN foi realizada com o intuito de identificar e descrever se os aspectos físicos, sociais, históricos e culturais dos povos africanos e afro-brasileiros são representados – e de que modos isso acontece – nos textos (principais e complementares) e exercícios dos conteúdos de Biologia, nas imagens, além das orientações, sugestões e comentários presentes nos manuais do/a professor/a. Também pretendeu-se identificar os modos como os/as próprios/as brancos/as são representados/as e qual Biologia está sendo construída por esses LDCN a partir dos enunciados elaborados por eles. Através do empreendimento de um olhar mais apurado sobre as representações elaboradas, foi possível constatar um cenário de heterogeneidade entre as coleções analisadas: elas transitam entre avanços e retrocessos. Para empreender esse olhar capaz de revelar o que, muitas vezes, parece ser microscópico e imperceptível a olho nu, fizemos uso das lentes da decolonialidade. Deste modo, a partir das contribuições de autores/as como Lugones (2020), Quijano (2005), hooks (2019b), Kilomba (2019), Gonzalez (2020), Oy wùmí (2004), Grosfoguel (2016), Maldonado-Torres (2007) e Walsh (2009b), conseguimos enxergar o <nãovisto=: a manifestação dos cinco tipos de colonialidade em meio aos enunciados e representações construídos pelos LDCN. Assim, foi possível desvelar movimentos homogeneizadores, estereotipadores, padronizadores, que silenciam e omitem as diferentes possibilidades de ser, se expressar e se relacionar com vistas à manutenção de um status quo que (ainda) situa o/a branco/a no centro das narrativas. Para que isso aconteça, identificamos que os discursos científicos produzidos no campo da Biologia têm papel decisivo. Por outro lado, foram constatadas discussões, problematizações e reflexões que entrelaçam os conhecimentos científico-biológicos às temáticas relacionadas à diversidade étnico-racial, além de representações de negros/as que podem favorecer a atribuição de significados positivos às suas características, manifestações culturais e histórias e, consequentemente, promover a apreciação à autoimagem dos/as alunos/as negros/as devido à apresentação das características negras como desejáveis. Estes avanços estão diretamente relacionados às (re)configurações curricular e educacional promovidas pelas Leis n° 10.639/03 e 11.645/08, assim como pelos seus desdobramentos. Ademais, ressaltamos que as discussões levantadas nesta pesquisa não tiveram o intuito de criticar as obras quanto à sua qualidade ou de fazer exigências, mas provocar tensionamentos que (nos) direcionem à libertação conjunta.
Abstract: This dissertation aimed to problematize the ways of representing Africans, Afro-Brazilians, White people and their interactions with Black individuals in textual and imagery content of the Natural Science Textbooks (LDCN) approved by the National Book and Textbook Program (PNLD) of 2021, based on contributions from decolonial epistemology. To achieve this, a documentary analysis was conducted on two LDCN collections designed for high schools, that were approved by PNLD 2021 and most used among state schools in Aracaju/SE. The research adopted a qualitative methodological approach, with a descriptive-explanatory character based on a decolonial theoretical-methodological perspective. The analysis of the LDCN collections was conducted to identify and describe whether the physical, social, historical and cultural aspects of Africans and Afro-Brazilians are represented – and how this occurs – in texts (main and complementary) and exercises of Biology, in images, as well as in guidelines, suggestions and comments present in the teacher9s manuals. The analysis also aimed to identify how White people are represented and what kind of Biology is being constructed by these LDCN based on the statements produced by them. By undertaking a more nuanced examination of the constructed representations, it was possible to observe a scenario of heterogeneity among the analyzed collections: they oscillate between advances and setbacks. To carry out this analysis, that had the purpose of revealing what often appears to be microscopic and imperceptible, we used the lenses of decoloniality. Thus, drawing from the contributions of authors such as Lugones (2020), Quijano (2005), hooks (2019b), Kilomba (2019), Gonzalez (2020), Oy wùmí (2004), Grosfoguel (2016), Maldonado-Torres (2007), and Walsh (2009b), we were able to see the "unseen": the manifestation of five types of coloniality amid the statements and representations constructed by the LDCN. Therefore, it was possible to unveil homogenizing, stereotyping, and standardizing movements that silence and omit the different possibilities of being, expressing yourself and interacting with other people to maintain a status quo that still puts White individuals at the center of narratives. We identified that the scientific discourses produced in Biology play a decisive role in this process. On the other hand, discussions, problematizations, and reflections that intertwine scientific-biological knowledge with themes related to ethnic-racial diversity were found, as well as representations of Black people that may favor the attribution of positive meanings to their characteristics, cultural manifestations and histories, promoting appreciation of the self-image of black students due to the presentation of Black characteristics as desirable. These advances are directly related to the curricular and educational (re)configurations promoted by Laws 10,639/03 and 11,645/08, as well as other correlated legal contents. Furthermore, we emphasize that the discussions raised in this research were not intended to criticize the textbooks regarding their quality or to make demands, but to provoke tensions that guide (us) toward a joint liberation.
Keywords: Livro didático - representações negras
Negros nos livros didáticos
Representações negras - livros didáticos
Ciências da natureza - livros didáticos
Decolonialidade
Universidade Federal de Sergipe - Dissertação
Dissertação - Universidade Federal de Sergipe
Antirracismo
Relações étnico-raciais
Pedagogia crítica
Biologia - ensino médio
Programa Nacional do Livro Didático
Epistemologia decolonial
Análise de livros didáticos - ciências da natureza
Colonialidades
Lei 10.639/2003
Lei 11.645/2008
Pensamento decolonial
Mulheres quilombolas
Mulheres negras
Quilombolas
Textbooks - Black Representations
Black People in Textbooks
Black Representations - Textbooks
Natural Sciences - Textbooks
Decoloniality
Federal University of Sergipe - Dissertation
Dissertation - Federal University of Sergipe
Anti-Racism
Ethnic-Racial Relations
Critical Pedagogy
Biology - High School
National Textbook Program
Decolonial Epistemology
Textbook Analysis - Natural Sciences
Colonialities
Law 10.639/2003
Law 11.645/2008
Decolonial Thought
Quilombola Women
Black Women
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42709
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KEWIN LEONARDO SANTANA COSTA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfKewin Leonardo Santana Costa. - Dissertação Nordeste UFSE 3 PPG Educação 20243.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.