Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Edineia Tavares.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, E. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0920968615996079pt_BR
dc.contributor.referee1MODESTO, Mônica Andrade.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9457-2725pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7393855479392561pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Lívia Jéssica Messias de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2307-1763pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072075897867744pt_BR
dc.contributor.referee3BRITO, Assicleide da Silva.-
dc.contributor.referee3IDBRITO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771883894396086pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo, investigar as possibilidades, avanços e desafios encontrados em uma experiência de (auto)formação docente de Ciências/Química, tendo como campo transgressor formativo e investigativo a Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado e os diálogos estabelecidos com a comunidade quilombola Porto D´Areia, um estudante moçambicano em Estágio Docência e um estudante quilombola de Geografia. É vinculada ao projeto de pesquisa <ENTRELAÇOS DE RESISTÊNCIA= e adota a pesquisa qualitativa do tipo investigação-ação participativa (IAP). Na IAP não há hierarquização entre as(os) sujeitas(os) e o pesquisador, tem o compromisso com as(os) sujeitas(os), com as pessoas que são convidadas a participarem do projeto, pesquisando o que a comunidade tem demandado. Esta investigação enfatiza a consciência coletiva em que os caminhos são construídos na investigação. As narrativas elaboradas foram analisadas e fundamentadas na análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi, (2006). Com a análise dos dados destacamos a importância das instituições se comprometerem com a educação antirracista e na valorização da história e cultura Africana e afro- Brasileira e Indígena, como é previsto na Lei 11.645/08. Ainda enfatizamos o quilombo como espaço formativo e de produção de conhecimento, onde as práticas da "Espada de Fogo" desafiam o modelo eurocêntrico do currículo educacional. Considerando a proposta de contextualização a partir de critérios fundamentados em Paulo Freire e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. A temática evidenciou as possibilidades para a contextualização na Educação em Ciências nessa comunidade, proporcionando a educação antirracista. Pois o tema tem: relevância sócio-histórico-cultural, com foco na questão étnico-racial; apresenta abrangência local, com foco nas especificidades étnico-raciais da comunidade; surge da investigação da realidade e orienta a escolha dos temas e conteúdos com a participação da comunidade quilombola e o tema possibilita que todas as áreas dos conhecimentos escolares possam trabalhar dialogando com os conhecimentos tradicionais, buscando o entendimento de uma situação real.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEnsinar-aprender com a educação escolar quilombola: investig/ação na (auto)formação docente na/para a educação em ciências naturais.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the possibilities, advancements, and challenges encountered in a (self)training experience of Science/Chemistry educators, with the Quilombola State School Gilberto Amado serving as a transgressive formative and investigative field, as well as the dialogues established with the Quilombola community of Porto D9Areia, a Mozambican student in a teaching internship, and a Quilombola student in Geography. It is linked to the research project <ENTRELAÇOS DE RESISTÊNCIA= and adopts qualitative research based on participatory action research (IAP). In IAP, there is no hierarchy between the subjects and the researcher, and there is a commitment to the subjects and to those invited to participate in the project, investigating what the community demands. This investigation emphasizes collective consciousness, where the paths are constructed through research. The narratives produced were analyzed and grounded in the discursive textual analysis of Moraes and Galiazzi (2006). Through data analysis, we highlight the importance of institutions committing to antiracist education and valuing African, Afro-Brazilian, and Indigenous history and culture, as provided for in Law 11.645/08. We also emphasize the quilombo as a formative space and a site of knowledge production, where the practices of the "Sword of Fire" challenge the Eurocentric model of the educational curriculum. This is based on the proposal of contextualization using criteria grounded in Paulo Freire and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. The thematic focus demonstrated the possibilities for contextualizing Science Education in this community, fostering antiracist education. The topic holds socio-historical-cultural relevance, with a focus on ethnic-racial issues; it has local scope, addressing the ethnic-racial specificities of the community; it emerges from the investigation of reality and guides the choice of themes and content with the participation of the Quilombola community, allowing all areas of school knowledge to engage in dialogue with traditional knowledge, seeking an understanding of a real situation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42696-
dc.date.accessioned2025-08-08T16:22:04Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T16:22:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação em ciências naturaispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectQuilombolas - educaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciapt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectAnálise textual discursivapt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Quilombola Gilberto Amado - Estância - SEpt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectNatural Science Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Educationpt_BR
dc.subjectKnowledge and Learningpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectScience Teacherspt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Sergipept_BR
dc.subjectFederal University of Sergipe - Dissertationpt_BR
dc.subjectLaw 11.645/08pt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectDiscursive Textual Analysispt_BR
dc.subjectAnti-Racist Educationpt_BR
dc.subjectGilberto Amado Quilombola State School - Estância - SEpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Sergipept_BR
dc.subjectFederal University of Sergipe - Dissertationpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Jéssica Araujo dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning with quilombola school education: research/action in teacher (self)training in/for natural science education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.relationUniversidade Federal de Sergipe (NEABI-UFS)pt_BR
dc.relationhttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20219-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Araujo dos. Ensinar-aprender com a educação escolar quilombola: investig/ação na (auto)formação docente na/para a educação em ciências naturais. 2024. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/42696pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA ARAUJO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfJéssica Araujo dos Santos. - Dissertação Nordeste UFSE 3 PPG Educação 20242.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.