Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42694
Title: | No chão quilombola os rebentos narram suas percepções acerca da escola de infância da Comunidade Cajueiro I em Alcântara - Maranhão. |
Other Titles: | On the quilombola ground, the children share their perceptions about the kindergarten of the Cajueiro I Community in Alcântara - Maranhão. |
???metadata.dc.creator???: | CARVALHO, Herli de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | PIERRO, Gianine Maria de Souza |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SILVA, Acildo Leite da. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Marta Maria de. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. |
Keywords: | Alcântara - MA - quilombolas;Quilombolas - Alcântara - MA;Comunidade Quilombola Cajueiro I - Alcântara - MA;Educação escolar quilombola - Alcântara - MA;Tese - Universidade Federal do Rio Grande do Norte;Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Tese;Escola quilombola;Pesquisa autobiográfica em educação;Direito à educação - população negra;Observação participante;Narrativas infantis quilombolas;Consciência identitária afrodescendente;Crianças quilombolas;Mulheres quilombolas;Quilombola Community Cajueiro I - Alcântara - MA;Quilombola School Education - Alcântara - MA;Thesis - Federal University of Rio Grande do Norte;Federal University of Rio Grande do Norte - Thesis;Quilombola School;Autobiographical Research in Education;Right to Education - Black Population;Participant Observation;Quilombola Children's Narratives;Afro-Descendant Identity Consciousness;Quilombola Children;Quilombola Women |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | CARVALHO, Herli de Sousa. No chão quilombola os rebentos narram suas percepções acerca da escola de infância da Comunidade Cajueiro I em Alcântara - Maranhão. 2016. 249f. Tese (Doutorado Interinstitucional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2016. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42694 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Abordamos, a partir do título <No chão quilombola, os rebentos narram suas percepções acerca da escola de infância da Comunidade Cajueiro I em Alcântara - Maranhão=, nosso objetivo de compreender as percepções sobre a escola atribuídas por crianças quilombolas, haja vista que partimos da problemática advinda de séculos de escravidão da população negra e da negação, durante décadas, de formação escolar para essas crianças sujeitos de direito. Como método de organização, analisamos a relação com a consciência identitária de afrodescendente que somos, para dar conta do objeto que passa pela discussão central da escola que temos, na percepção de crianças quilombolas representando-a como um <lugar aprendente= de reconhecimento do pertencimento às raízes de matriz africana, ressignificada na prática educativa da cultura escolar. Apresentamos parte do embasamento teórico conceitual advindo dos referenciais da Pesquisa (Auto)biográfica em Educação, bem como dos estudos tendo por base as pesquisas com crianças. Abordamos como se processa a luta para conquistas de direitos à educação da população negra marginalizada nas várias diásporas no Brasil, neste caso, com uma visão voltada à Educação (Escolar) Quilombola na Comunidade Cajueiro I no Município de Alcântara - Maranhão, bem como a políticas públicas destinadas à promoção de ações afirmativas ao povo negro, e nos aproximamos da Educação Quilombola e Educação Escolar Quilombola contemplando as singularidades em narrativas infantis representativas das relações das crianças com os pares educativos. Trazemos os caminhos metodológicos apontando os dados recolhidos mediante uma pesquisa etnográfica, que se valeu de instrumentos de observação participante na Comunidade Cajueiro I e na Escola Quilombola, sendo registrados no diário de campo da pesquisadora. Os sujeitos são crianças da faixa etária de 7 a 12 anos de idade, com as quais utilizamos dados de um questionário aberto; o uso de narrativas infantis em duas rodas de conversa onde participaram dialogando com o pequeno alienígena chamado Alien, como instrumento de provocação para narrativas sobre a escola pública de Educação Fundamental; e, por fim, uma produção textual com crianças sobre a escola quilombola. Portanto, este trabalho procura compreender os pontos de vista das crianças, considerando-as produtoras de conhecimento. Cabe esclarecer que, dos textos, extraímos excertos que correspondem ao objeto de estudo, de modo a dar visibilidade às falas das crianças sobre suas percepções da escola. Para tratar os resultados, apresentamos as narrativas infantis organizando a escola quilombola nas perspectivas funcionalista, estruturalista e interacionista, conforme Barroso (2008), e tratamos de cada uma e de seus desdobramentos, a saber: funcionalista, instituída quanto às finalidades e às normas; estruturalista, considerando a estrutura e a organização pedagógica da escola; e interacionista, na qual destacamos as relações com os outros, com o espaço e com os saberes. Concluímos que as crianças, alunos e alunas da escola, na Comunidade Cajueiro I, têm saberes característicos do grupo de pertença, narram sobre si e suas vivências que perpassam a cultura escolar desvelada na escola quilombola e constatamos que essas crianças privilegiam as relações entre os pares e as brincadeiras como parte da cultura escolar quilombola. |
Abstract: | We approach, from the title <No chão quilombola os rebentos narram suas percepções acerca da escola de infância da Comunidade Cajueiro I em Alcântara - Maranhão=, we aim to understand the perceptions about the school attributed by quilombolas children, considering that we start from the problematic arising for centuries of slavery the black population and the denial, during decades, of educational training for these children subjects of rights. As an organization method, we analyzed the relationship with the identity consciousness as African descendants that we are, to account the object that passes through the school central discussion that we have, in the quilombolas children perception representing it as a "learner place" of recognition of belonging the African matrix roots, resignified in educational school culture practice. We present part of conceptual and theoretical framework amanated of references of Research (Auto) Biographical in Education, as well as studies based on research with children. We approach how to process the battle for education rights achievements of the marginalized black population in various diasporas in Brazil, in this case with a vision to Quilomba Education (School) in the Cajueiro I Community in the municipality of Alcântara / MA, as well as public policies designed to promote affirmative action to black people, and, we approach the Quilomba Education and Quilomba School Education contemplating the singularities in representing children's narratives in the relations of children with educational pairs. We bring the methodological paths pointing to data collected by an ethnographic research, which made use of observation instruments participant in the Cajueiro I Community and Quilombola School, being recorded in the researcher's field diary. The subjects are children aged from 7 to 12 years old, which we use data from an open questionnaire; the use of children's narratives in two conversation circles where attended dialoguing with little alien called Alien, as a provocation instrument for narratives about public elementary school education; and, lastly, a textual production with children about quilombola school. Therefore, this research seeks to understand the views of children and considers them as knowledge producers. Is worth clarifying that of the texts excerpts extracted that correspond to the object of study in order to give visibility to children9s words about school perceptions. To treat the results, we present the children's narratives organizing quilombola school in functionalist perspectives, structuralist, and interactionist, as Barroso (2008) and deal with each of them and its consequences, namely: functionalist instituted as the purposes and norms, structuralist considering the structure and pedagogical organization of the school, and interactional highlighted the relationships with others, with the space and with knowledge. We conclude that school children students in the Cajueiro I Community have knowledge characteristic of the group belonging, narrate about themselves and their experiences that permeate the school culture unveiled in quilombola school and found that these children prioritize the relationships and games between their pairs as part of the quilombola school culture. |
???metadata.dc.description.resumen???: | Abordamos, desde el título: <En el suelo quilombola los brotes cuentan sus percepciones sobre la escuela de infancia de la Comunidad Cajueiro I em Alcántara - Maranhão=, nuestro objetivo en la comprensión de las percepciones sobre la escuela atribuídas por niños quilombolas, dado que partimos de la problemática derivada de siglos de esclavitud a la población negra y la negación, durante décadas, de escolarización para estos ninõs sujetos de derecho. Como um método de organización, hemos analisado la relación con la consciencia de identidad de afrodescendientes que somos, para tener en cuenta el objeto que pasa a través de la discusión central de la escuela que tenemos en la percepción de niños quilombolas en representación de ellos como un <lugar de aprendizaje= del reconocimento de pertenencia al origen africana, ressignificada en la práctica educativa de la cultura escolar. Presentamos parte de la base conceptual teórica que surge de la referencia Investigación (Auto)biográfica en Educación, así como los estudios sobre la base de la investigación con niños. Abordamos la forma de procesar la lucha por los derechos de los logros educativos de la población negra marginada en las diversas diásporas en Brasil. En este caso, con el fin centrado en la Educación (Escolar) Quilombola en la Comunidad Cajueiro I en la Comunidad de Alcántara - Maranhão, así como las políticas públicas para la promoción de la acción afirmativa para la población negra y nos acercamos de la Educación Quilombola contemplando las singularidades en la representación de las narrativas de los niños con sus pares educativos. Traemos las rutas metodológicas apuntando los datos recogidos a través de una investigación etnográfica que ganó instrumentos de observación participante en la Comunidad Cajueiro I y en la Escuela Quilombola, siendo registradas en el diario de campo del investigador. Los sujetos son niños de 7 a 12 años de edad, con los quales utilizamos datos de um cuestionário abierto; el uso de cuentos infantiles en las rondas de conversación, donde participaron en diálogo con el pequeño extranjero llamado Alien, como una herramienta de provocación narrativa acerca de la escuela pública de educación fundamental; y finalmente, una produción textual con los niños sobre la escuela quilombola. Luego, esta investigación busca compreender los puntos de vista y los considera como productores de conocimiento. Conviene esclarecer que, de los textos, se extraen los extractos correspondientes al objeto de estudio, con el fin de dar visibilidad a las palabras de los niños sobre las percepciones de la escuela. Para hacer frente a los resultados, se presentan las narrativas de los niños organizando la escuela quilombola en perspectivas funcionalistas, estructuralistas, e interaccionistas, como Barroso (2008), y cuidamos de cada una y de sus desdoblamientos, a saber, el funcionalista se establece como a los propositos e normas, en el estructuralismo, considerando, la estructura y la organización pedagógica de la escuela, y en la interaccionista destacamos las relaciones con los demás, con el espacio y los saberes. Concluímos que los niños; alumnos y alumnas de la escuela en la Comunidad Cajueiro I, tienen característicos conocimientos del grupo de pertenencia, e cuentan sobre sí mismos y sus experiencias que perpasan la cultura escolar desvelada en la escuela quilombola, y finalmente, constatamos que esos niños hacen hincapié en relación entre los pares y el juego como parte de la cultura de la escuela quilombola. |
Keywords: | Alcântara - MA - quilombolas Quilombolas - Alcântara - MA Comunidade Quilombola Cajueiro I - Alcântara - MA Educação escolar quilombola - Alcântara - MA Tese - Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Tese Escola quilombola Pesquisa autobiográfica em educação Direito à educação - população negra Observação participante Narrativas infantis quilombolas Consciência identitária afrodescendente Crianças quilombolas Mulheres quilombolas Quilombola Community Cajueiro I - Alcântara - MA Quilombola School Education - Alcântara - MA Thesis - Federal University of Rio Grande do Norte Federal University of Rio Grande do Norte - Thesis Quilombola School Autobiographical Research in Education Right to Education - Black Population Participant Observation Quilombola Children's Narratives Afro-Descendant Identity Consciousness Quilombola Children Quilombola Women |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42694 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HERLI DE SOUSA CARVALHO - TESE NORDESTE UFRN 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdf | Herli de Sousa Carvalho. - Tese Nordeste UFRN 3 PPG Educação 2016 | 4.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.