Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42693
Title: Questões raciais na formação dos educadores da comunidade quilombola mussuca: a experiência da pesquisa ação na construção do conhecimento.
Other Titles: Racial issues in the training of educators in the Mussuca Quilombola community: the experience of action research in the construction of knowledge.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Danielle Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Batista.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda
Keywords: Comunidade Quilombola Mussuca - Laranjeiras - SE;Laranjeiras - SE - Comunidade Quilombola Mussuca;Questões raciais;Formação de educadores;Educação escolar quilombola;Pesquisa ação;Educação das relações étnico-racial;Formação de professores;Quilombolas;Dissertação - Universidade Federal de Sergipe;Mulheres quilombolas;Universidade Federal de Sergipe - Dissertação;Mussuca Quilombola Community - Laranjeiras - SE;Laranjeiras - SE - Mussuca Quilombola Community;Racial Issues;Educator Training;Quilombola School Education;Action Research;Education on Ethnic-Racial Relations;Teacher Training;Quilombolas;Dissertation - Federal University of Sergipe;Quilombola Women;Federal University of Sergipe - Dissertation
Issue Date: 2019
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Citation: SILVA, Danielle Lima. Questões raciais na formação dos educadores da Comunidade Quilombola Mussuca: a experiência da pesquisa ação na construção do conhecimento. 2016. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A Mussuca é uma povoação quilombola que fica situada no município de Laranjeiras/Sergipe. Um lugar de resistências e contradições. Analisar os elementos que negam ou ampliam o conhecimento dos docentes sobre as questões étnico-raciais, tomando como referência a participação destes no curso de extensão para a formação de professores no quilombo Mussuca, constitui o objetivo central desta pesquisa. A questão basilar foi: Por que os professores que atuam em escolas localizadas em comunidades de quilombos têm apresentado dificuldades constantes em trabalhar na perspectiva da Educação Escolar Quilombola? A nossa hipótese é a de que os fatores culturais, econômicos e políticos resistentes à diversidade étnico-racial, os saberes exclusivamente eurocêntricos inculcados historicamente na vida das pessoas que estão em ambientes educacionais, além da ausência de formação para os trabalhadores da educação com temas ligados aos valores africanos e afro-brasileiros; são causadores da negação de um currículo que respeite e trabalhe as diferenças no corpo da instituição escolar. A análise do estudo se aproxima da linha do materialismo histórico dialético, visto que o seu desenvolvimento partiu da realidade material existente na comunidade e suas contradições. Utilizamos como arcabouço teórico a referência bibliográfica, artigos científicos, dissertações e teses. A pesquisa é de abordagem qualitativa, aproximando-se do campo da pesquisa-ação, justificada pelas oficinas que realizamos com os educadores das instituições de ensino desta comunidade. Aplicamos como instrumentos de pesquisas a técnica da observação e do questionário. O resultado deste estudo comprova a hipótese aqui levantada e uma delas está nos resultados apurados durante a formação continuada que vem sendo desenvolvida pelo Projeto do Observatório em Educação (UFS), com reflexos positivos no modo de pensar do docente sobre a questão racial.
Abstract: Mussuca is a quilombola village (community formed by former slaves descendants) which is located at the municipality of Laranjeiras in the Brazilian State of Sergipe. A place made of resistances and contradictions. To analyse the elements that deny or widen the professor9s knowledge about the ethnic-racial questions by taking as reference the participation of the professors in the course of extension for teachers formation at the Mussuca Quilombo, which is the central objective of this research. The central question was: Why did the acting professors have constant difficulties working the perspective of quilombola school teaching? Our hypothesis is that the cultural, economic and political factors that resist to the ethnic-racial diversity, the exclusively Eurocentric knowledge historically inserted in people9s lives who are in an educational environment, beyond the absence of formation for the educational workers on themes related to African and African- Brazilian values; this causes the denial of a school basis that respects and works the differences at the school9s institutional body. The analysis made by the study approaches the historical dialectical materialism, since its development has parted from the material reality existent at the community and its contradictions. We have used as theoretical framework the bibliographic references, scientific papers, dissertations and theses. The research9s approach is qualitative, approaching the field of research-action, is justified by the workshops that were made with the teachers from the teaching institutions of this community. We have applied as research instruments the questionnaire and observation techniques. This study9s results prove the hypotheses made here and one of them is in the results compiled during the continuous formation that is being developed by the Observatory of Teaching Project (the Federal University of Sergipe – UFS), with positive reflections in the teacher9s way of thinking about the racial question.
Keywords: Comunidade Quilombola Mussuca - Laranjeiras - SE
Laranjeiras - SE - Comunidade Quilombola Mussuca
Questões raciais
Formação de educadores
Educação escolar quilombola
Pesquisa ação
Educação das relações étnico-racial
Formação de professores
Quilombolas
Dissertação - Universidade Federal de Sergipe
Mulheres quilombolas
Universidade Federal de Sergipe - Dissertação
Mussuca Quilombola Community - Laranjeiras - SE
Laranjeiras - SE - Mussuca Quilombola Community
Racial Issues
Educator Training
Quilombola School Education
Action Research
Education on Ethnic-Racial Relations
Teacher Training
Quilombolas
Dissertation - Federal University of Sergipe
Quilombola Women
Federal University of Sergipe - Dissertation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42693
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE LIMA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdfDanielle Lima Silva -Dissertação Nordeste UFSE 3 PPG Educação 20161.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.