Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42684
Title: Professoras quilombolas no agreste pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção.
Other Titles: Quilombola teachers in the Pernambuco countryside: challenges and tensions of an identity under construction.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Halda Simões.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SALLES, Sandro Guimarães de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Janssen Felipe da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARRUTI, José Maurício Paiva Andion.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos.
Keywords: Professoras quilombolas;Quilombolas professoras;Mulheres quilombolas professoras;Educação escolar quilombola;Agreste de Pernambuco - professoras quilombolas;Identidades - professoras quilombolas;São Bento do Una - PE - quilombolas;Negros - educação;Grupos étnicos;Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco;Universidade Federal de Pernambuco - Dissertação;Quilombos - Pernambuco;Educação quilombola;Etnografia do cotidiano escolar;Quilombo do Serrote do Gado Bravo - São Bento do Una - PE;Quilombola teachers;Quilombola women teachers;Quilombola school education;Agreste region of Pernambuco - quilombola teachers;Identities - quilombola teachers;Black people - education;Ethnic groups;Dissertation - Federal University of Pernambuco;Federal University of Pernambuco - Dissertation;Quilombola education;Ethnography of daily school life
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Halda Simões. Professoras quilombolas no Agreste Pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção. 2018. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru - PE - Brasil, 2018. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42684
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho versa sobre os desafios e tensões presentes na formação identitária dos professores e professoras quilombolas. A pesquisa consistiu em uma etnografia do cotidiano escolar, realizada no quilombo do Serrote do Gado Brabo, município de São Bento do Una, tendo as professoras e moradores(as) da comunidade como interlocutores do estudo. A partir da etnografia realizada, identificamos a emergência de questões socioeconômicas, que adentram ao cotidiano escolar e têm implicações diretas no trabalho docente. A ausência de formações específicas também se mostra um desafio substancial no que diz respeito a um projeto de educação diferenciada em nosso campo de estudo. Identificamos ainda que, em certa medida, as próprias dificuldades inerentes à trajetória de vida das professoras interferem na construção dessa identidade docente diferenciada. A despeito das dificuldades observadas, concluímos pela importância das professoras locais atuando na escola da comunidade, uma vez que a identidade étnica e as potencialidades do ser quilombola são fortalecidas junto aos estudantes e demais moradores do quilombo, o que também favorece a sensibilização quanto à educação diferenciada.
Abstract: The present work treats with the challenges and tensions present in the identity formation of teachers quilombola. The research consisted of an ethnography of daily school life, held in the quilombo of Serrote do Gado Brabo, in the municipality of São Bento do Una, with teachers and community residents as interlocutors of the study. Based on the ethnography carried out, we identified the emergence of socioeconomic issues, which enter daily school life and have direct implications on teaching work. The absence of specific formations also presents a substantial challenge with regard to a differentiated education project in our field of study. We also identify that, to a certain extent, the inherent difficulties inherent to the teachers' life trajectory interfere in the construction of this differentiated teaching identity. Despite the difficulties observed, we conclude by the importance of local teachers acting in the community school, since the ethnic identity and the potential of the quilombola being are strengthened with the students and other residents of the quilombo, which also favors the education sensitization differentiated.
Keywords: Professoras quilombolas
Quilombolas professoras
Mulheres quilombolas professoras
Educação escolar quilombola
Agreste de Pernambuco - professoras quilombolas
Identidades - professoras quilombolas
São Bento do Una - PE - quilombolas
Negros - educação
Grupos étnicos
Dissertação - Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco - Dissertação
Quilombos - Pernambuco
Educação quilombola
Etnografia do cotidiano escolar
Quilombo do Serrote do Gado Bravo - São Bento do Una - PE
Quilombola teachers
Quilombola women teachers
Quilombola school education
Agreste region of Pernambuco - quilombola teachers
Identities - quilombola teachers
Black people - education
Ethnic groups
Dissertation - Federal University of Pernambuco
Federal University of Pernambuco - Dissertation
Quilombola education
Ethnography of daily school life
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42684
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HALDA SIMÕES SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2018 (1).pdfHalda Simões Silva. - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20181.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.