Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42682
Title: | Uma análise do projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio: o (não) lugar das especificidades étnicoraciais e histórico-culturais. |
Other Titles: | An analysis of the political-pedagogical project of the Quilombola State School 27 de Maio: the (non) place of ethno-racial and historical-cultural specificities. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Ângela Sales Andrade dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LOPES, Edinéia Tavares. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ARAUJO, Maria Inêz Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LIMA , Maria Batista. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | MÓL , Gerson de Souza. |
Keywords: | Projeto Político-Pedagógico;Currículo quilombola;Educação escolar quilombola;Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio - Porto da Folha - SE;Quilombo Mocambo - Porto da Folha - SE;Quilombolas;Educação do povo negro;Comunidades Remanescentes de quilombolas - Sergipe;Comunidades negras quilombolas;Mulheres quilombolas;Dissertação - Universidade Federal de Sergipe;Universidade Federal de Sergipe - Dissertação;Political-Pedagogical Project;Quilombola Curriculum;Quilombola School Education;27 de Maio Quilombola State School - Porto da Folha - SE;Quilombo Mocambo - Porto da Folha - SE;Quilombolas;Education of Black People;Remnant Quilombola Communities - Sergipe;Black Quilombola Communities;Quilombola Women;Dissertation - Federal University of Sergipe;Federal University of Sergipe - Dissertation |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE |
Citation: | SANTOS, Ângela Sales Andrade dos. Uma análise do projeto político-pedagógico do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio: o (não) lugar das especificidades étnicoraciais e histórico-culturais. 2021. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2021. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo geral deste estudo é analisar se e de que forma os PPP (2019 e 2020) do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio abordam as especificidades étnico-raciais e histórico-culturais da comunidade quilombola Mocambo, considerando os seus contextos de elaboração e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Como objetivos específicos, tem-se: discutir o contexto de elaboração dos PPP (2019 e 2020) e identificar se e de que forma os PPP abordam as especificidades étnico-raciais e histórico-culturais da comunidade quilombola Mocambo. A abordagem metodológica adotada foi a análise qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os instrumentos metodológicos utilizados foram fundamentalmente a análise documental, complementada com entrevistas e observações. Quanto ao contexto de elaboração do PPP (2019), observou-se um cenário desfavorável nos âmbitos nacional e estadual, bem como na instituição escolar, quais sejam: o avanço da extrema direita no país e os ataques à educação pública; o não lugar da EEQ na Secretaria Estadual de Educação de Sergipe e a situação de irregularidade cadastral do colégio. Quanto ao PPP (2020), não foi muito diferente seu contexto de elaboração nos âmbitos nacional, estadual e institucional. Como mudanças significativas, aponta- se a insurgência, em meados de 2019, do Fórum de Educação Escolar Quilombola de Sergipe (FEEQS). O FEEQS foi criado a partir da articulação entre o Movimento Quilombola de Sergipe e o NEABI/UFS, trazendo diversas provocações que repercutiram na elaboração do PPP (2020). Com isso, foram observados, entre o PPP (2019) e o PPP (2020), alguns avanços no que diz respeito à inserção das especificidades étnico-culturais. Diversos fatores contribuíram para que esses avanços não fossem tão significativos, tais como: ausência de formação continuada por parte da SEED/SE e situação de irregularidade cadastral do colégio, limitando a realização de algumas parcerias com o NEABI/UFS. Todos esses desafios são agravados com a pandemia da Covid-19. Por fim, destaca-se o empenho da gestão escolar e das lideranças (jovens e adultas) na resolução desses desafios em prol de uma Educação Escolar Quilombola conforme os anseios da comunidade Mocambo. |
Abstract: | The main goal of this study is to analyze whether and how the PPPs (2019 and 2020) of the Quilombola State School 27 de Maio address the ethnic-racial and historical-cultural specificities of the Quilombola Mocambo community, considering its contexts of elaboration and the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. The specif objectives are: to discuss the context of the elaboration of the PPPs (2019 and 2020) and to identify whether and how the PPPs address the ethnic-racial and historical-cultural specificities of the Quilombola Mocambo community. The methodological approach adopted was the qualitative analysis, using the case study method. The methodological tools used were fundamentally the documentary analysis, complemented by interviews and observations. Regarding the context of the elaboration of the PPP (2019) we observed an unfavorable scenario at the national and state scopes, as well as in the school institution, which are: the advance of the extreme right in the country and the attacks towards public education; the non-place of the QSE at <Secretaria Estadual de Educação de Sergipe= and the irregular situation of the school registry. Concerning the PPP (2020), its context of elaboration at the national, state and institutional levels was not very different. As significant changes we point to the insurgency, in the middle of 2019, of the Quilombola School Education Forum of Sergipe (QSEFS). This QSEFS was created from the articulation between the Quilombola Movement of Sergipe and the NEABI/UFS, bringing several provocations that affected the preparation of the PPP (2020). Thus, some advances were observed between the PPP (2019) and the PPP (2020), regarding the insertion of ethnic-cultural specificities. Several factors contributed to the non- significant advances, such as: lack of continued training by SEED/SE and the situation of irregularity in the school registry, limiting the realization of some partnerships with NEABI/UFS. All these challenges are aggravated by the Covid-19 pandemic. Finally, we highlight the commitment of school management and leaders (young and elder) in solving these challenges in favor of a Quilombola School Education according to the interests of the Mocambo community. |
Keywords: | Projeto Político-Pedagógico Currículo quilombola Educação escolar quilombola Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio - Porto da Folha - SE Quilombo Mocambo - Porto da Folha - SE Quilombolas Educação do povo negro Comunidades Remanescentes de quilombolas - Sergipe Comunidades negras quilombolas Mulheres quilombolas Dissertação - Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe - Dissertação Political-Pedagogical Project Quilombola Curriculum Quilombola School Education 27 de Maio Quilombola State School - Porto da Folha - SE Quilombo Mocambo - Porto da Folha - SE Quilombolas Education of Black People Remnant Quilombola Communities - Sergipe Black Quilombola Communities Quilombola Women Dissertation - Federal University of Sergipe Federal University of Sergipe - Dissertation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42682 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÂNGELA SALES ANDRADE DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2021.pdf | Ângela Sales Andrade dos Santos - Dissertação Nordeste UFSE 3 PPG Educação 2021 | 888.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.