Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARCELINO, F. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0405811585714630pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Marcio Adriano de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1964-786Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689467070016983pt_BR
dc.contributor.referee1CAVIGNAC, Julie Antoinette.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0192-1103pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111200163433960pt_BR
dc.contributor.referee2MEDEIROS NETA, Olívia Morais de.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542482401254815pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de analisar o acesso de estudantes ao Ensino Médio Integrado nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) a partir da implantação da Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências, estabelecendo reserva de vagas para estudantes que tiveram sua trajetória acadêmica em escolas públicas, e para estudantes pretos, pardos e indígenas. Esta pesquisa é direcionada para os estudantes situados em regiões onde existem estudantes residentes em comunidades quilombolas. São objetivos específicos: a) analisar o cenário político brasileiro quando da implantação da Lei Federal nº. 12.711/2012; b) verificar as formas de ingresso adotadas pelo IFRN para o Ensino Médio Integrado após a implantação da Lei; e c) mostrar indicadores de acesso de estudantes quilombolas como parte da política de ações afirmativas da Educação Profissional no IFRN. Serão espaços de pesquisa os Campi do IFRN que tenham estudantes residentes em comunidades quilombolas, mesmo que a comunidade não seja no município do Campus. Desse modo, ressaltamos a relevância deste trabalho para a população negra e quilombola, e para a Educação Profissional. Para sua efetivação, adotaremos como metodologia de pesquisa a análise de aspectos da política (FREY, 2000; VIANA, 1996; FIGUEIREDO M., FIGUEIREDO A., 1986; RAMOS, SCHABRACH, 2012; SILVA, 2016; CUNHA, 2006; ROCHA, 2010; MULLER, SUREL, 2002) e na abordagem qualitativa, com a utilização de entrevista semi-estruturada, análise documental, revisão bibliográfica, observação e notas de campo. Discutiremos políticas públicas na Educação, as desigualdades na esfera educacional, as ações afirmativas para jovens em situação de vulnerabilidade social no sistema escolar, as questões que envolvem a perspectiva racial na educação brasileira, e a implementação da Lei nº 12.711/2012 no IFRN, levando em consideração o contexto histórico e político da sua expansão. A análise dos dados extraídos na pesquisa indica que, em que se pese o esforço institucional para a efetivação da interiorização e inclusão social na escola, populações mais vulneráveis como os quilombolas ainda enfrentam fortes dificuldades de acesso, em particular ao Ensino Médio Integrado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO acesso de estudantes quilombolas no IFRN: análise da Lei nº 12.711/2012.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the access of students to Integrated High School in the Campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) since the implementation of Law nº. 12.711/2012, which provides for admission in the federal universities and in the federal institutions of technical education of middle level and makes other provisions, establishing reserve of vacancies for students who have had their academic trajectory in public schools, and for black, pardos and indigenous students. This research is aimed at students located in regions where there are students living in quilombola communities. Specific objectives are: a) to analyze the Brazilian political scenario when the Federal Law nº. 12.711/2012; b) verify the forms of entry adopted by the IFRN for the Integrated High School after the implementation of the Law; and c) to show indicators of access of quilombola students as part of the policy of affirmative action of Professional Education in the IFRN. The Campi of the IFRN that have students residing in quilombola communities will be research spaces, even if the community is not in the Campus district. Thus, we highlight the relevance of this work for the black and quilombola population, and for Professional Education. For its effectiveness, we will adopt as a research methodology the analysis of aspects of the policy (FREY, 2000, VIANA, 1996, FIGUEIREDO M., FIGUEIREDO A., 1986, RAMOS, SCHABRACH, 2012, SILVA, 2016, CUNHA 2006, ROCHA, 2010, MULLER, SUREL, 2002) and in the qualitative approach, using a semi-structured interview, documentary analysis, bibliographic review, observation and field notes. We will discuss public policies in education, inequalities in education, affirmative action for young people in a situation of social vulnerability in the school system, issues involving the racial perspective in Brazilian education, and the implementation of Law nº. 12.711/2012 in the IFRN, leading to into account the historical and political context of its expansion. The analysis of the data extracted in the research indicates that, despite the institutional effort to achieve internalisation and social inclusion in schools, more vulnerable populations such as quilombolas still face strong access difficulties, particularly to Integrated High School.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42681-
dc.date.accessioned2025-08-07T18:45:04Z-
dc.date.available2025-08-07-
dc.date.available2025-08-07T18:45:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLei No 12.711/2012pt_BR
dc.subjectIFRN - estudantes quilombolaspt_BR
dc.subjectAcesso de estudantes quilombolas - IFRNpt_BR
dc.subjectEducação superior - estudantes quilombolaspt_BR
dc.subjectDissertação - Instituto Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectInstituto Federal do Rio Grande do Norte - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectCotas raciais - IFRNpt_BR
dc.subjectQuilombolas - política de cotaspt_BR
dc.subjectPolítica de cotas - IFRNpt_BR
dc.subjectEstudantes quilombolas - IFRNpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integrado - IFRNpt_BR
dc.subjectEducação profissional - IFRNpt_BR
dc.subjectPolíticas de ação afirmativapt_BR
dc.subjectSujeitos quilombolas - IFRNpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectLaw No. 12,711/2012pt_BR
dc.subjectIFRN - Quilombola Studentspt_BR
dc.subjectQuilombola Student Access - IFRNpt_BR
dc.subjectHigher Education - Quilombola Studentspt_BR
dc.subjectDissertation - Federal Institute of Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectFederal Institute of Rio Grande do Norte - Dissertationpt_BR
dc.subjectRacial Quotas - IFRNpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Quota Policypt_BR
dc.subjectQuota Policy - IFRNpt_BR
dc.subjectQuilombola Students - IFRNpt_BR
dc.subjectIntegrated High School - IFRNpt_BR
dc.subjectVocational Education - IFRNpt_BR
dc.subjectAffirmative Action Policiespt_BR
dc.subjectQuilombola Subjects - IFRNpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARCELINO, Fabiana Teixeira.-
dc.publisherInstituto Federal de Educaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAccess of quilombola students to IFRN: analysis of Law No. 12,711/2012.pt_BR
dc.relationCampus IFRN.pt_BR
dc.relationCorpo docente do PPGEP.pt_BR
dc.relationhttps://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1529-
dc.identifier.citationMARCELINO, Fabiana Teixeira. O acesso de estudantes quilombolas no IFRN: análise da Lei nº 12.711/2012. 2018. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2018. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42681pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA TEIXEIRA MARCELINO - DISSERTAÇÃO NORDESTE IFRN 3 PPG EDUCAÇÃO 2018.pdfFabiana Teixeira Marcelino. - Dissertação Nordeste IFRN 3 PPG Educação 20181.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.