Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1475400103269996pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Aline Maria Batista.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1144-6011pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491559581049560pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Charliton José dos santos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4768-8725pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036729143677618pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Emanuel Luiz Pereira da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5787-6703pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708287586154448pt_BR
dc.contributor.referee3SILVA, Luciano da.-
dc.contributor.referee3IDSILVA, L.pt_BR
dc.contributor.referee4TEIXEIRA, Juliano Carvalho Miranda.-
dc.contributor.referee4IDTEIXEIRA, J. C. M.pt_BR
dc.description.resumoO Coco de Roda é um encontro das pessoas consigo mesmas, fazendo com que estas se descubram, pois, o Coco tem o poder do encontro - com os outros, com a educação, com a política, com a natureza, com a ideia de cosmo, com as matrizes culturais, com a ancestralidade. O Coco de Roda é um brinquedo ancestral, é uma cantoria de trabalho, um patrimônio imaterial, assim como os mestres e mestras do Coco são patrimônios imateriais. E, quem dança o Coco é chamado de brincante. O presente estudo, MEMÓRIAS DO ANTIGO COCO DE RODA: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações com a Educação Popular, tem como objeto de investigação o Coco de Roda nos antigos encontros do Coco na praia de Jacumã, daí o denominarmos de Antigo Coco de Roda, o qual tem raízes em territórios quilombolas. Nosso objetivo central é compreender a origem e contribuição histórica, cultural, social e política do movimento do Antigo Coco de Roda no município de Conde-PB, observando seus processos de resistência e suas relações epistemológicas com princípios da Educação Popular. O problema da pesquisa foi definido tomando por base o seguinte questionamento: a partir da origem do Antigo Coco de Roda do município de Conde-PB é possível explicarmos os processos de resistência advindos dessa expressão cultural e suas possíveis conexões com a educação popular? Com a metodologia da História Oral e Memória, trazemos para o debate Bosi (1994), com a importância da memória para a sociedade; Meihy (2013), com o como fazer e o como pensar a história Oral; com Oliveira (2005), pelo viés das Revistas da Associação Brasileira de História Oral, e, o referencial teórico em Freire (2015), relendo e reescrevendo a pedagogia do oprimido como a superação da educação domesticadora por uma problematizadora/libertadora. Situada metodologicamente nos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, nos ancoramos em uma perspectiva teórico-crítica a partir da história oral e a memória em um lócus de investigação de muitas lutas e fatos sociais relevantes à história do município de Conde-Paraíba, especificamente em quatro territórios: os antigos quilombos de Gurugi e de Ipiranga, a Vila de Pescadores de Jacumã e o Assentamento rural Dona Antônia. Para a sua realização, os sujeitos da pesquisa são os brincantes do Antigo Coco de Roda no município de Conde-PB. Realizamos entrevistas durante três meses, com roteiro semiestruturado, acompanhando o uso de gravador; formulário para identificação do perfil dos entrevistados e análise documental, fizemos uma cobertura fotográfica e utilizamos como fontes as músicas dos cocos, as fotos e os vídeos antigos, que nos remetem à origem do Coco de Roda no município. Com uso da história oral e memória, desenvolvemos uma análise crítica a partir da observação sistemática, para melhor interpretar a realidade dos envolvidos nessa pesquisa. No geral, os resultados revelaram que o movimento da Cultura Popular do Coco de Roda sempre esteve presente nas lutas e nas conquistas da reforma agrária nos territórios pesquisados, e que, da brincadeira à resistência, o Coco de Roda permanece vivo na memória das pessoas. Assim, a tese aqui defendida é a de que o Antigo Coco de Roda reflete não só processos históricos de resistência popular, como há, nele, relação epistemológica com princípios da Educação Popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleMemórias do antigo coco de roda: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações com a Educação Popular.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractCoco de Roda is a meeting of people with themselves, making them discover themselves, because Coco has the power of meeting - with others, with education, with politics, with nature, with the idea of cosmos, with cultural matrices, with ancestry. Coco de Roda is an ancestral toy, it is a work song, an intangible heritage, just as the masters of Coco are intangible heritage. And, whoever dances the Coco is called a joker. The present study, MEMORIES OF THE OLD COCO DE RODA: from the processes of resistance in the municipality of Conde-PB to the relations with Popular Education, has as its object of investigation the Coco de Roda in the old meetings of Coco on the beach of Jacumã, hence the denominator of Ancient Coco de Roda, which has roots in quilombola territories. Our main objective is to understand the origin and historical, cultural, social and political contribution of the movement of the Antigo Coco de Roda in the municipality of Conde-PB, observing its processes of resistance and its epistemological relations with principles of Popular Education. The research problem was defined based on the following question: from the origin of the Ancient Coco de Roda in the municipality of Conde-PB, is it possible to explain the resistance processes arising from this cultural expression and its possible connections with popular education? With the methodology of Oral History and Memory, we bring to the debate Bosi (1994), with the importance of memory for society; Meihy (2013), with how to do and how to think about Oral History; with Oliveira (2005), through the perspective of the Revistas da Associação Brasileira de História Oral, and the theoretical framework in Freire (2015), rereading and rewriting the pedagogy of the oppressed as the overcoming of domesticating education by a problematizing/liberating one. Methodologically situated in the precepts of the qualitative research approach, we anchor ourselves in a theoretical-critical perspective from the oral history and the memory in a locus of investigation of many fights and social facts relevant to the history of the municipality of Conde-Paraíba, specifically in four territories: the former quilombos of Gurugi and Ipiranga, the Fishermen's Village of Jacumã and the Dona Antônia rural settlement. For its accomplishment, the subjects of the research are the players of the Antigo Coco de Roda in the municipality of Conde-PB. We conducted interviews for three months, with a semi-structured script, following the use of a recorder; form to identify the profile of the interviewees and document analysis, we made a photographic coverage and used as sources the songs of the coconuts, the photos and the old videos, which refer us to the origin of Coco de Roda in the municipality. Using oral history and memory, we developed a critical analysis based on systematic observation, in order to better interpret the reality of those involved in this research. In general, the results revealed that the Coco de Roda Popular Culture movement was always present in the struggles and achievements of agrarian reform in the surveyed territories, and that, from play to resistance, Coco de Roda remains alive in people's memory, Thus, the thesis defended here is that the Ancient Coco de Roda reflects not only historical processes of popular resistance, but also that there is, in it, an epistemological relationship with principles of Popular Education.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42669-
dc.date.accessioned2025-08-07T17:05:46Z-
dc.date.available2025-08-07-
dc.date.available2025-08-07T17:05:46Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectCoco de roda - música popularpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDança coco de rodapt_BR
dc.subjectAntigo Coco de Roda - Conde - PBpt_BR
dc.subjectResistência cultural - coco de roda - Conde - PBpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectConde - PB - Movimento do Antigo Coco de Rodapt_BR
dc.subjectTerritórios quilombolas - Conde - PBpt_BR
dc.subjectGurugi - Comunidade quilombola - Conde - PBpt_BR
dc.subjectIpiranga - Comunidade quilombola - Conde - PBpt_BR
dc.subjectVila de Pescadores de Jacumã - Comunidade quilombola - Conde - PBpt_BR
dc.subjectAssentamento Rural Dona Antônia - Comunidade quilombola - Conde - PBpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectFotografias - coco de roda - dançapt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba - Tesept_BR
dc.subjectCoco de Roda - Popular Musicpt_BR
dc.subjectPopular Culturept_BR
dc.subjectPopular Educationpt_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCoco de Roda Dancept_BR
dc.subjectOld Coco de Roda - Conde - PBpt_BR
dc.subjectCultural Resistance - Coco de Roda - Conde - PBpt_BR
dc.subjectOral Historypt_BR
dc.subjectConde - PB - Old Coco de Roda Movementpt_BR
dc.subjectQuilombola Territories - Conde - PBpt_BR
dc.subjectGurugi - Quilombola Community - Conde - PBpt_BR
dc.subjectIpiranga - Quilombola Community - Conde - PBpt_BR
dc.subjectFishing Village of Jacumã - Quilombola Community - Conde - PBpt_BR
dc.subjectDona Antônia Rural Settlement - Quilombola Community - Conde - PBpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectPhotographs - Coco de Roda - Dancept_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Paraíbapt_BR
dc.subjectFederal University of Paraíba - Thesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cícero Pedroza da.-
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMemories of the old coco de roda: from resistance processes in the municipality of Conde-PB to relations with Popular Education.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29934-
dc.identifier.citationSILVA, Cícero Pedroza da. Memórias do antigo coco de roda: dos processos de resistência no município de Conde-PB às relações com a Educação Popular. 2023. 179f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB - Brasil, 2023. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42669pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO PEDROZA DA SILVA - TESE NORDESTE UFPB 3 PPG EDUCAÇÃO 2023.pdfCícero Pedroza da Silva. -Tese Nordeste UFPB 3 PPG Educação 202329.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.