Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-4755-9360pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685764685199903pt_BR
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Saulo Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6360-0212pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7755039016472671pt_BR
dc.contributor.referee1SALLES, Sandro Guimarães de.-
dc.contributor.referee1IDSALLES, S. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.contributor.referee2ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1140-3246pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é fruto da pesquisa desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Campus Acadêmico do Agreste (CAA-UFPE). Nele, busca-se compreender quais são as práticas educativas que a comunidade quilombola Cabileira desenvolve em seu cotidiano que podem contribuir para a implementação da política de Educação Escolar Quilombola (EEQ) na escola da comunidade. A necessidade de desenvolver este estudo parte da percepção de que a educação escolarizada não tem dado conta de problematizar a história e os processos educativos dos povos quilombolas na perspectiva da horizontalidade e tem sido uma educação marcada pelo eurocentrismo que nega qualquer epistemes que se distancia do cânone ocidental de conhecimento. Parte-se do pressuposto de que, mesmo diante de processos hegemônicos que insistem em continuar colonizando os povos quilombolas, existem outros caminhos que mostram a resistência histórica desses povos às investidas da colonialidade nos seus diferentes eixos, e, portanto, afirmam-se como detentores de práticas e formas de produzir conhecimentos, de modos de pensar, de sentir, interagir, viver e amar que vão além das formas ocidentais de produzirem conhecimentos. A pesquisa adotou como abordagem teórica- metodológica o debate advindo das reflexões de autores(as) que constituem o Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C) e que são percussores(as) do Pensamento Decolonial, este que se constitui enquanto uma opção epistêmica e política que vem denunciando como determinados lugares e grupos sociais têm suas identidades redesenhadas pelo eurocentrismo. Seguindo esse caminho, o objeto de estudo levou ao desenvolvimento de um fazer decolonial (Ocaña; López, 2019; Ocaña; López; Conedo, 2018) que, enquanto uma opção outra de fazer pesquisa, possibilitou caminhar pela pesquisa bibliográfica e documental, pela etnografia decolonial e pelas ações decoloniais do contemplar comunal, conversar alterativo e pela reflexão configurativa. Diante disso, foram estabelecidos os objetivos: I) caracterizar a comunidade pesquisada e a sua escola; II) identificar e analisar quais são os desafios inerentes à implementação da EEQ a partir das DCNEEQ na comunidade Cabileira, e; III) identificar quais são as práticas educativas desenvolvidas na comunidade Cabileira, e como essas estão sendo tensionadas no currículo escolar para que a política de EEQ seja implementada na escola da comunidade. Os resultados da pesquisa mostram que os avanços, no que diz respeito à implementação da EEQ na escola da comunidade, ainda são incipientes, visto que os desafios, apontados nas conversas alterativas, ainda estão longe de serem superados. Contudo, o contemplar comunal mostra que a desobediência epistêmica desencadeada pela escola e pela comunidade Cabileira tem conseguido mostrar caminhos outros que levam à superação dos processos de ensino- aprendizagem estruturados para negar, subalternizar e folclorizar o povo quilombola. E tem sido através do trabalho docente desenvolvido no chão da escola em parceria com a comunidade, que o currículo colonizador e colonizado vem sendo transgredido, para que uma educação <nossa= comprometida com a decolonialidade das práticas curriculares eurocêntricas seja construída.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA CURSO DE MESTRADOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title“Tem que ser uma educação nossa”: Práticas educativas quilombolas como caminhos para a implementação da política de Educação Escolar Quilombola na Comunidade Quilombola Cabileira, Altinho-PE.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe present study is the result of research developed in the Education and Diversity Research Line of the Master's course of the Postgraduate Program in Contemporary Education, at the Academic Campus of Agreste (CAA-UFPE). In it, the aim is to understand what educational practices the Cabileira quilombola community develops in their daily lives that can contribute to the implementation of the Quilombola School Education (EEQ) policy in the community school. The need to develop this study comes from the perception that school education has not been able to problematize the history and educational processes of quilombola peoples from the perspective of horizontality and has been an education marked by Eurocentrism that denies any epistemes that distance themselves from the canon western knowledge. The assumption is made that, even in the face of hegemonic processes that insist on continuing to colonize quilombola peoples, there are other paths that show the historical resistance of these peoples to the onslaught of coloniality in their different axes, and, therefore, assert themselves as holders of practices and forms of producing knowledge, of ways of thinking, feeling, interacting, living and loving that go beyond Western ways of producing knowledge. The research had as a theoretical-methodological approach the debate arising from the reflections of authors who constitute the Modernity/Coloniality Group (M/C) and who are precursors of Decolonial Thought, which constitutes itself as an epistemic and policy that has been denouncing how certain places and social groups have their identities redesigned by Eurocentrism. Following this path, the object of study led to the development of a decolonial practice (Ocaña; López, 2019; Ocaña; López; Conedo, 2018) which, while another option of doing research, allowed to pursue bibliographic and documentary research, through decolonial ethnography and the decolonial actions of communal contemplation, alterative conversation and configurative reflection. Given this, the objectives were established: I) to characterize the researched community and the school in the community; II) identify and analyze the challenges inherent to the implementation of EEQ based on DCNEEQ in the Cabileira community, and; III) identify what educational practices are developed in the Cabileira community, and how these are being stressed in the school curriculum so that the EEQ policy is implemented in the community's school. The research results show that the advances, with regard to the implementation of EEQ in the community school, are still incipient, since the challenges, highlighted in the alterative conversations, are still far from being overcome. However, communal contemplation shows that the epistemic disobedience unleashed by the school and the Cabileira community has managed to show other paths that lead to overcoming the teaching-learning processes structured to deny, subordinate and folklorize the quilombola people. And it has been through the teaching work carried out on the school floor in partnership with the community, that the colonizing and colonized curriculum has been transgressed, so that an education of <ours= committed to the decoloniality of Eurocentric curricular practices is constructed.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42668-
dc.date.accessioned2025-08-07T11:24:14Z-
dc.date.available2025-08-07-
dc.date.available2025-08-07T11:24:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectPráticas educativas quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Cabeleira - Altinho-PEpt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - dissertaçãopt_BR
dc.subjectAltinho - PE - Comunidade Quilombola Cabeleirapt_BR
dc.subjectPensamento decolonialpt_BR
dc.subjectPolítica de Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectColonialidade e resistênciapt_BR
dc.subjectEtnografia decolonialpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectPovo quilombolapt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectCurrículo colonizadorpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Educational Practicespt_BR
dc.subjectCabeleira Quilombola Community - Altinho-PEpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectAltinho - PE - Cabeleira Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectDecolonial Thoughtpt_BR
dc.subjectQuilombola School Education Policypt_BR
dc.subjectColoniality and Resistancept_BR
dc.subjectDecolonial Ethnographypt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola Peoplept_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectColonizing Curriculumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROCHA, Almir João da.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“It has to be our education”: Quilombola educational practices as paths to implementing the Quilombola School Education policy in the Cabileira Quilombola Community, Altinho-PE.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59922-
dc.identifier.citationROCHA, Almir João da. “Tem que ser uma educação nossa”: Práticas educativas quilombolas como caminhos para a implementação da política de Educação Escolar Quilombola na Comunidade Quilombola Cabileira, Altinho-PE. 2024. 266f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMIR JOÃO DA ROCHA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfAlmir João da ROCHA - Dissertação Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20245.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.