Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1475400103269996pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Aline Maria Batista.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1144-6011pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491559581049560pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Severino Bezerra da.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3062-6640pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286905684399911pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Adelmo carvalho da.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9995-0310pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9761986149148049pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, intitulado “COCO DE RODE NOVO QUILOMBO: saberes da Cultura Popular e práticas de Educação Popular na comunidade quilombola de Ipiranga no Conde - PB”, tem como objetivo central analisar a contribuição histórica, cultural social e política da comunidade quilombola de Ipiranga no Conde-PB para a construção de práticas educativas na perspectiva freireana de Educação Popular. Situada, metodologicamente, nos preceitos da abordagem qualitativa de pesquisa, enquanto pesquisa-ação, investiga um território quilombola de muitas lutas e fatos sociais relevantes à história da Paraíba, especificamente do litoral Sul no vale do Gramame. Para sua realização, nos engajamos como participantes na ação educativa com o Coletivo Aquatune e com a Associação de Moradores de Ipiranga, tendo em vista que os sujeitos da nossa pesquisa são os integrantes Coco de Roda Novo Quilombo. Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados: entrevista com roteiro semiestruturado acompanhando o uso de gravador; formulário para identificação do perfil dos entrevistados do grupo; diário de campo, cobertura fotográfica e observação participante. E para a análise dos dados utilizamos a técnica análise de conteúdo. Buscamos desenvolver uma análise crítica da observação sistemática do território quilombola, lócus de nossa pesquisa, considerando o crescimento populacional das comunidades para melhor interpretar a realidade dos envolvidos nessa pesquisa, sobretudo no que se refere à conexão de saberes existentes entre a Cultura Popular e as práticas de Educação Popular do quilombo de Ipiranga no Conde-PB. De modo geral os resultados revelaram um processo de conscientização dentro do grupo Coco de Roda Novo Quilombo, confirmando a hipótese levantada no início dessa investigação, pelas relações com os sujeitos, pela intencionalidade de educar, pelo processo de ensino aprendizagem de transmissão de conhecimentos dos mais velhos para com os mais jovens e pelos planejamentos, diálogos, deliberações e organizações das ideias que valorizam a cultura popular e, ao mesmo tempo, expressão saberes populares. Daí a importância desse grupo na vida dos sujeitos da pesquisa-ação. De modo geral, entendemos que o Coco de Roda Novo Quilombo tem contribuído com a Cultura Popular e com a Educação Popular dos membros da comunidade, pois não só significa uma expressão da cultura popular brasileira (patrimônio cultural), como também uma estratégia histórica de luta, pois, se no passado era usado para camuflar as reuniões e articulações políticas que davam início aos planos de lutas e fugas para os quilombos, hoje em dia é usado como estratégia de luta e mobilização pela reforma agrária, pela identidade do povo quilombola, enfim, pela valorização da cultura popular. Além de se pautar em valores como respeito aos mais velhos e aos mais jovens, justiça e igualdade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCoco de Roda Novo Quilombo: saberes da Cultura Popular e Práticas de Educação popular na comunidade quilombola de Ipiranga no Conde-PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis study, entitled "COCO DE RODE NEW QUILOMBO: knowledge and practices of Popular Culture Popular Education in maroon community of Ipiranga in Conde -PB", is mainly aimed to analyze the historical, cultural, social and political contribution of the maroon community of Ipiranga in Conde-PB for the construction of educational practices in Freire's perspective of Popular Education. Located, methodologically, the precepts of qualitative research approach, while action research, investigates a maroon territory many struggles and social facts relevant to the history of Paraíba, specifically in the South coast Gramame valley. For its realization, we engage as participants in educational activities with the Collective Aquatune and the Association of Residents of Ipiranga, considering that the subject of our research are the Coco de Roda New Quilombo members. Used as tools for data collection: semi-structured interview following the use of recorder; form to identify a profile of respondents in the group; field diary, photo coverage and participant observation. And for data analysis used the technique of content analysis. We seek to develop a critical analysis of systematic observation of maroon territory locus of our research, considering the population growth of communities to better interpret the reality of those involved in this research, especially with regard to the connection between the existing knowledge Popular Culture and practices Popular Education quilombo of Ipiranga in Conde-PB. Overall the results revealed a process of awareness within the Coco de Roda New Quilombo group, confirming the raised earlier this investigation, the relationships with the subjects, the intention of educating the teaching-learning process of knowledge transfer hypothesis of over old to the young and with the planning, dialogues, deliberations and organizations who value the ideas and popular culture, while expression of popular knowledge. Hence the importance of this group in the lives of the subjects of action research. Overall, we believe that the Coco de Roda New Quilombo has contributed to the Popular Culture and Popular Education of community members, it not only means an expression of Brazilian popular culture (cultural heritage), as well as a historical control strategy therefore, if in the past was used to camouflage the meetings and political articulations that gave beginning to plan fights and escapes to the quilombo nowadays is used as a struggle and mobilization for land reform strategy, the identity of the maroon people, finally by the appreciation of popular culture. In addition to being based on values such as respect for elders and youngsters, justice and social equality.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42667-
dc.date.accessioned2025-08-07T00:39:00Z-
dc.date.available2025-08-06-
dc.date.available2025-08-07T00:39:00Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCoco de roda - dançapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Ipiranga do Conde - PBpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEducação popular - perspectiva Freireanapt_BR
dc.subjectConde - PB - Comunidade Quilombola Ipirangapt_BR
dc.subjectIpiranga do Conde - PB - comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Paraíba - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectLitoral Sul da Paraíba - Comunidade Quilombola Ipirangapt_BR
dc.subjectVale do Gramame - Comunidade Quilombola Ipirangapt_BR
dc.subjectColetivo Aquatunept_BR
dc.subjectAssociação de Moradores de Ipiranga - Conde - PBpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectGrupo Coco de Roda Novo Quilombopt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMúsica popular - coco de rodapt_BR
dc.subjectCoco de Roda - Dancept_BR
dc.subjectIpiranga do Conde Quilombola Community - Paraíba Popular Culturept_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectPopular Education - Freirean Perspectivept_BR
dc.subjectConde - Paraíba - Ipiranga Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectIpiranga do Conde - Paraíba - Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectDissertation - Federal University of Paraíbapt_BR
dc.subjectFederal University of Paraíba - Dissertationpt_BR
dc.subjectSouth Coast of Paraíba - Ipiranga Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectGramame Valley - Ipiranga Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectAquatune Collectivept_BR
dc.subjectIpiranga Residents' Association - Conde - Paraíbapt_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectNew Quilombo Coco de Roda Grouppt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectPopular Music - Coco de Rodapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cícero Pedroza da.-
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCoco Whell New Quilombo: knowledge of Popular Culture and Education Practices popular in maroon community of Ipiranga in Conde-PB.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4820-
dc.identifier.citationSILVA, Cícero Pedroza da. Coco de Roda Novo Quilombo: saberes da Cultura Popular e Práticas de Educação popular na comunidade quilombola de Ipiranga no Conde-PB. 2014. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB - Brasil, 2014. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42667pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO PEDROZA DA SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFPB 3 PPG EDUCAÇÃO 2014.pdfCícero Pedroza da Silva. - Dissertação Nordeste UFPB 3 PPG educação 20147.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.