Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGODOI, A. C. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490736781104079pt_BR
dc.contributor.advisor1TAVARES, Maurício Antunes.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7022-0402pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448813344180309pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Maria Eliete.-
dc.contributor.referee1IDSANTIAGO, M. E.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348134383110052pt_BR
dc.contributor.referee2BOTELHO, Denise Maria.-
dc.contributor.referee2IDBOTELHO, D. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168554413015642pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca explorar a potência de práticas pedagógicas utilizadas pelo movimento de mulheres negras em Pernambuco. Para tanto, travamos uma discussão centrada na violência racista e na ideologia de branquitude, discutindo tanto as suas bases elementares quanto as de difusão na cultura brasileira 3 embasada pela pesquisa pioneira de Neuza Souza Santos. A elaboração da violência como ideologia nos aparece através de contornos que impõem um Ideal de Ego às pessoas negras afetando sua psiqué, bem como - e não menos - o seu status social, designado a um lugar de subalternidade em dimensões subjetivas e objetivas. Para análise de tal contexto e sua complexidade, olhamos para o discurso da colonialidade que reverbera nas estruturas atuais continuando a noção do corpo negro como destituído de humanidade plena. O fenômeno de naturalização de aspectos sócio-culturais e o seu reverso, a formulação sócio-cultural de aspectos naturais proliferam esta noção de que o corpo negro deve ocupar o lugar do serviço, do açoite e da hiperssexualização. Sendo assim, coube nesta pesquisa abordar o corpo negro em suas nuances naturais e simbólicas e sua interface com a história brasileira e sua relação e forma de conceber este corpo. Dentro dessa esfera natural e simbólica, com base nos princípios da Pesquisa-Ação e da Etnografia, adentramos no universo do coletivo auto-organizado de mulheres negras Cabelaço-PE, e em sua agenda do ano de 2015; elaboramos a partir de suas ações um inventário sobre práticas pedagógicas para a desconstrução do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira. Valemo-nos do feminismo interseccional, cunhado pelas intelectuais negras afro-americanas, como epistemologia para compreender a estratificação social sustentada por processos de racialização e objetificação do corpo da mulher negra. Os usos e sentidos dados ao cabelo aparecem como foco central para análise, reunindo referências de intelectuais negras, tais como Bell Hooks, Alice Walker, Kathleen Cleaver. O corpo como unidade revolucionária em detrimento da realidade conservada pelo racismo e que tem origem na transmigração de corpos negros da África para o Brasil, conta com a base essencial dos pensamentos e pesquisa da historiadora Beatriz Nascimento, na qual a mesma elabora sobre o Orí (cabeça, núcleo) e a simbologia e reverberação histórica da iniciação e progressiva adaptação e construção histórica do povo negro em terras brasileiras. São os quilombos velhos e novos em território geográfico e em corpo físico, transbordando a partir da experiência do corpo negro, que ao estar submetido às severas investidas do racismo, vai resistindo e moldando a realidade de acordo com sua verdade e cosmovisão inevitavelmente correlata às experiências trazidas da África para cá. Abordamos as vivências do coletivo Cabelaço-PE, aonde foram trabalhados princípios de ancestralidade negra (o uso de turbantes), da re-contação de histórias com o protagonismo de mulheres negras (as bonecas Abayomis e a cultura transatlântica) e de ressignificação do corpo negro (auto-reflexão como metodologia de formação feminista).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO CULTURAS E IDENTIDADESpt_BR
dc.publisher.initialsUFRPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePorque fomos sequestradas dos pés até o último fio de cabelo: práticas pedagógicas no movimento de mulheres negras e a ressignificação do corpo negro.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42662-
dc.date.accessioned2025-08-06T17:41:38Z-
dc.date.available2025-08-06-
dc.date.available2025-08-06T17:41:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMovimento de mulheres negras em Pernambucopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas - mulheres negraspt_BR
dc.subjectAnti-racismopt_BR
dc.subjectCorpo negropt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectViolência racistapt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectMulheres Negras Cabelaço - PEpt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectFeminismo interseccionalpt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Castainho - Garanhuns - PEpt_BR
dc.subjectGaranhuns - PE - Comunidade Quilombola do Castainhopt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectDissertação - Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal Rural de Pernambuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectDissertação - Fundação Joaquim Nabucopt_BR
dc.subjectFundação Joaquim Nabuco - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectBlack Women's Movement in Pernambucopt_BR
dc.subjectPedagogical Practices - Black Womenpt_BR
dc.subjectAnti-Racismpt_BR
dc.subjectBlack Bodypt_BR
dc.subjectSexismpt_BR
dc.subjectRacist Violencept_BR
dc.subjectColonialitypt_BR
dc.subjectEthnographypt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectCabelaço Black Women - PEpt_BR
dc.subjectBlack Feminismpt_BR
dc.subjectIntersectional Feminismpt_BR
dc.subjectCastainho Quilombola Community - Garanhuns - PEpt_BR
dc.subjectGaranhuns - PE - Castainho Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectDissertation - Federal Rural University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal Rural University of Pernambuco - Dissertationpt_BR
dc.subjectDissertation - Joaquim Nabuco Foundationpt_BR
dc.subjectJoaquim Nabuco Foundation - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGODOI, Ana Cecília Rodrigues dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBecause we were kidnapped from our feet to our last hair: pedagogical practices in the black women's movement and the redefinition of the black body.pt_BR
dc.relationhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7606-
dc.identifier.citationGODOI, Ana Cecília Rodrigues dos Santos. Porque fomos sequestradas dos pés até o último fio de cabelo: práticas pedagógicas no movimento de mulheres negras e a ressignificação do corpo negro. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2016. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42662pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CECÍLIA RODRIGUES DOS SANTOS GODOI - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFRPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdfAna Cecília Rodrigues dos Santos Godoi. - Dissertação Nordeste UFRPE 3 PPG Educação 2016871.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.