Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GODOI, A. C. R. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0490736781104079 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TAVARES, Maurício Antunes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7022-0402 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0448813344180309 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SANTIAGO, Maria Eliete. | - |
dc.contributor.referee1ID | SANTIAGO, M. E. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6348134383110052 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | BOTELHO, Denise Maria. | - |
dc.contributor.referee2ID | BOTELHO, D. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5168554413015642 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca explorar a potência de práticas pedagógicas utilizadas pelo movimento de mulheres negras em Pernambuco. Para tanto, travamos uma discussão centrada na violência racista e na ideologia de branquitude, discutindo tanto as suas bases elementares quanto as de difusão na cultura brasileira 3 embasada pela pesquisa pioneira de Neuza Souza Santos. A elaboração da violência como ideologia nos aparece através de contornos que impõem um Ideal de Ego às pessoas negras afetando sua psiqué, bem como - e não menos - o seu status social, designado a um lugar de subalternidade em dimensões subjetivas e objetivas. Para análise de tal contexto e sua complexidade, olhamos para o discurso da colonialidade que reverbera nas estruturas atuais continuando a noção do corpo negro como destituído de humanidade plena. O fenômeno de naturalização de aspectos sócio-culturais e o seu reverso, a formulação sócio-cultural de aspectos naturais proliferam esta noção de que o corpo negro deve ocupar o lugar do serviço, do açoite e da hiperssexualização. Sendo assim, coube nesta pesquisa abordar o corpo negro em suas nuances naturais e simbólicas e sua interface com a história brasileira e sua relação e forma de conceber este corpo. Dentro dessa esfera natural e simbólica, com base nos princípios da Pesquisa-Ação e da Etnografia, adentramos no universo do coletivo auto-organizado de mulheres negras Cabelaço-PE, e em sua agenda do ano de 2015; elaboramos a partir de suas ações um inventário sobre práticas pedagógicas para a desconstrução do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira. Valemo-nos do feminismo interseccional, cunhado pelas intelectuais negras afro-americanas, como epistemologia para compreender a estratificação social sustentada por processos de racialização e objetificação do corpo da mulher negra. Os usos e sentidos dados ao cabelo aparecem como foco central para análise, reunindo referências de intelectuais negras, tais como Bell Hooks, Alice Walker, Kathleen Cleaver. O corpo como unidade revolucionária em detrimento da realidade conservada pelo racismo e que tem origem na transmigração de corpos negros da África para o Brasil, conta com a base essencial dos pensamentos e pesquisa da historiadora Beatriz Nascimento, na qual a mesma elabora sobre o Orí (cabeça, núcleo) e a simbologia e reverberação histórica da iniciação e progressiva adaptação e construção histórica do povo negro em terras brasileiras. São os quilombos velhos e novos em território geográfico e em corpo físico, transbordando a partir da experiência do corpo negro, que ao estar submetido às severas investidas do racismo, vai resistindo e moldando a realidade de acordo com sua verdade e cosmovisão inevitavelmente correlata às experiências trazidas da África para cá. Abordamos as vivências do coletivo Cabelaço-PE, aonde foram trabalhados princípios de ancestralidade negra (o uso de turbantes), da re-contação de histórias com o protagonismo de mulheres negras (as bonecas Abayomis e a cultura transatlântica) e de ressignificação do corpo negro (auto-reflexão como metodologia de formação feminista). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO CULTURAS E IDENTIDADES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRPE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Porque fomos sequestradas dos pés até o último fio de cabelo: práticas pedagógicas no movimento de mulheres negras e a ressignificação do corpo negro. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42662 | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T17:41:38Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06 | - |
dc.date.available | 2025-08-06T17:41:38Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Movimento de mulheres negras em Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas - mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Anti-racismo | pt_BR |
dc.subject | Corpo negro | pt_BR |
dc.subject | Sexismo | pt_BR |
dc.subject | Violência racista | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres Negras Cabelaço - PE | pt_BR |
dc.subject | Feminismo negro | pt_BR |
dc.subject | Feminismo interseccional | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola do Castainho - Garanhuns - PE | pt_BR |
dc.subject | Garanhuns - PE - Comunidade Quilombola do Castainho | pt_BR |
dc.subject | Mulheres quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Dissertação - Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal Rural de Pernambuco - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Dissertação - Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
dc.subject | Fundação Joaquim Nabuco - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Black Women | pt_BR |
dc.subject | Black Women's Movement in Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practices - Black Women | pt_BR |
dc.subject | Anti-Racism | pt_BR |
dc.subject | Black Body | pt_BR |
dc.subject | Sexism | pt_BR |
dc.subject | Racist Violence | pt_BR |
dc.subject | Coloniality | pt_BR |
dc.subject | Ethnography | pt_BR |
dc.subject | Action Research | pt_BR |
dc.subject | Cabelaço Black Women - PE | pt_BR |
dc.subject | Black Feminism | pt_BR |
dc.subject | Intersectional Feminism | pt_BR |
dc.subject | Castainho Quilombola Community - Garanhuns - PE | pt_BR |
dc.subject | Garanhuns - PE - Castainho Quilombola Community | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Women | pt_BR |
dc.subject | Dissertation - Federal Rural University of Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Federal Rural University of Pernambuco - Dissertation | pt_BR |
dc.subject | Dissertation - Joaquim Nabuco Foundation | pt_BR |
dc.subject | Joaquim Nabuco Foundation - Dissertation | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GODOI, Ana Cecília Rodrigues dos Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Because we were kidnapped from our feet to our last hair: pedagogical practices in the black women's movement and the redefinition of the black body. | pt_BR |
dc.relation | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7606 | - |
dc.identifier.citation | GODOI, Ana Cecília Rodrigues dos Santos. Porque fomos sequestradas dos pés até o último fio de cabelo: práticas pedagógicas no movimento de mulheres negras e a ressignificação do corpo negro. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2016. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42662 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA CECÍLIA RODRIGUES DOS SANTOS GODOI - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFRPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2016.pdf | Ana Cecília Rodrigues dos Santos Godoi. - Dissertação Nordeste UFRPE 3 PPG Educação 2016 | 871.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.