Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4483-3592pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0222046966698752pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Janssen Felipe da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.contributor.referee1Tenório, Rosângela.-
dc.contributor.referee1IDTenório, R.pt_BR
dc.contributor.referee2REIS , Maria da Conceição dos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5447-5069pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7351422483583281pt_BR
dc.contributor.referee3TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee3IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee4SARTORE, Anna Rita.-
dc.contributor.referee4IDSARTORE, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541296069041830pt_BR
dc.contributor.referee5FRANCO, Maria Joselma do Nascimento.-
dc.contributor.referee5IDFRANCO, M. J. N.pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado que tratou das recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e nos contextos dos Livros Didáticos (LD) – Manuais dos Professores do PNLD 2019 e teve como Abordagem Teórica o diálogo entre os Estudos Pós-coloniais e o Feminismo Latino-americano Descolonial. Pressupomos que os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos são reinterpretados por meio de recontextualizações híbridas (LOPES, 2005), na tensão entre colonialidade/descolonização, patriarcado/despatriarcalização e racismo/desracialização na manutenção da visualidade colonial e na inserção de visualidades transgressoras outras. Nessa arena de disputas, concebemos que as fotografias são constituídas por modos de significação que buscam apresentar uma dada realidade como real, podendo reforçar relações de poder desiguais como naturais. Nesse sentido, os LD, enquanto tradutores das políticas curriculares nacionais, principalmente, a BNCC, assumem uma função importante como um dos fios que contribuem para a manutenção do tecido colonial, via colonialidade. No intuito de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte objetivo geral: compreender como são recontextualizados os princípios da Educação escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos dos LD – Manuais dos Professores. Para responder a esse objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e caracterizar as políticas curriculares direcionadas à Educação Escolar dos povos do campo, indígena e quilombola; b) identificar e caracterizar os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola; c) caracterizar as coleções didáticas eleitas do PNLD 2019 e d) Identificar e caracterizar as fotografias e seus contextos que indicam recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola. Na busca por responder a esses objetivos, adotamos como procedimentos teórico-metodológicos a pesquisa documental, a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990) e elementos da semiótica Peirceana (2005). Os resultados apontaram as disputas políticas, epistêmicas e sociais entorno dos conteúdos-conhecimentos que serão parte dos LD. A recontextualização dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola aproximam-se da interculturalidade funcional reforçando o sistema de dominação patriarcal-racista-capitalista-colonial-moderno por meio da política de identidade. Percebemos que as recontextualizações não ocorrem unicamente com esse fim, mas também acontece por meio de hibridismos tensionadas por movimentos que se aproximam da interculturalidade crítica imbricada à identidade em política, gestando pensamentos de fronteira. Nessa esteira, identificamos indícios de despatriarcalização, desracialização, descolonização tanto nas fotografias, gestando visualidades transgressoras, quanto nas orientações voltadas aos professores nos LD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE DOUTORADOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRecontextualizações dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas fotografias dos livros didáticos: disputas entre visualidades colonial e transgressor.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractThis thesis presents the results of the doctoral research that dealt with the recontextualizations in the photographs and in the contexts of the Textbooks (LD) - Teachers' Manuals of PNLD 2019 and had as theoretical approach the dialogue between Postcolonial Studies and Latin American Decolonial Feminism. We assume that the principles of Rural, Indigenous and Quilombola School Education in the photographs and in their contexts are reinterpreted through hybrid recontextualizations (LOPES, 2005), in the tension between coloniality/decolonization, patriarchy/unpatriarchy and racism/dracialization in the maintenance of colonial visuality and in the insertion of other transgressive visualities. In this arena of disputes, we conceive that photographs are constituted by modes of signification that seek to present a given reality as real, and may reinforce unequal power relations as natural. In this sense, the LD, as translators of national curriculum policies, especially the BNCC, assume an important role as one of the threads that contribute to the maintenance of the colonial fabric, via coloniality. In order to answer the research problem we built the following general objective: to understand how the recontextualization of the principles of Rural, Indigenous and Quilombola Education in the photographs and their contexts of the LD - Teachers' Manuals. To answer this goal, we delimit the following specific objectives: a) identify and characterize the curricular policies directed to the Field, Indigenous, and Quilombola School Education; b) identify and characterize the principles of the Field, Indigenous, and Quilombola School Education; c) characterize the elected teaching collections of the PNLD 2019 and d) identify and characterize the photographs and their contexts that indicate recontextualizations of the principles of the Field, Indigenous, and Quilombola School Education. In the search for answering these objectives, we adopted as theoretical- methodological procedures the documentary research, Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 2011; VALA, 1990) and elements of Peircean semiotics (2005). The results pointed out the political, epistemic, and social disputes around the content- knowledge that will be part of the LD. The recontextualization of the principles of Field, Indigenous and Quilombola School Education approaches the functional interculturality reinforcing the system of patriarchal-racist-capitalist-colonial-modern domination through identity politics. We realize that recontextualizations do not occur solely for this purpose, but also happen through hybridisms tensioned by movements that approach critical interculturality imbricated to identity politics, generating border thoughts. In this vein, we identified signs of depatriarchalization, de-racialization, and decolonization both in the photographs, gestating transgressive visualities, and in the guidelines for teachers in the textbooks.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42657-
dc.date.accessioned2025-08-06T12:35:25Z-
dc.date.available2025-08-06-
dc.date.available2025-08-06T12:35:25Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação escolar no campopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectFotografias em livros didáticos - análisept_BR
dc.subjectEstudos pós-coloniaispt_BR
dc.subjectFeminismo latino-americano descolonialpt_BR
dc.subjectCurrículo - educação escolar do campo, indígena e quilombolapt_BR
dc.subjectPolíticas curricularespt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectSemiótica Peirceanapt_BR
dc.subjectDesracializaçãopt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectDespatriarcalizaçãopt_BR
dc.subjectPovos do campopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - fotografias - livros didáticospt_BR
dc.subjectQuilombolas - fotografias - livro didáticospt_BR
dc.subjectPovos quilombolas - fotografiaspt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres indígenaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco - Tesept_BR
dc.subjectRural School Educationpt_BR
dc.subjectIndigenous School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectPhotographs in Textbooks - Analysispt_BR
dc.subjectPostcolonial Studiespt_BR
dc.subjectDecolonial Latin American Feminismpt_BR
dc.subjectCurriculum - Rural, Indigenous, and Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectCurriculum Policiespt_BR
dc.subjectPeircean Semioticspt_BR
dc.subjectDeracializationpt_BR
dc.subjectDecolonizationpt_BR
dc.subjectDepatriarchalizationpt_BR
dc.subjectRural Peoplespt_BR
dc.subjectIndigenous Peoples - Photographs - Textbookspt_BR
dc.subjectQuilombolas - Photographs - Textbookspt_BR
dc.subjectQuilombola Peoples - Photographspt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectIndigenous Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Pernambucopt_BR
dc.subjectFederal University of Pernambuco - Thesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Aline Renata dos.-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRecontextualizations of the principles of rural, indigenous and quilombola school education in textbook photographs: disputes between colonial and transgressive visualities.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44079-
dc.identifier.citationSANTOS, Aline Renata dos. Recontextualizações dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas fotografias dos livros didáticos: disputas entre visualidades colonial e transgressor. 2022. 434f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE RENATA DOS SANTOS - TESE NORDESTE UFPE 3 PPG EDUCAÇÃO 2022 (1).pdfAline Renata dos Santos -Tese Nordeste UFPE 3 PPG Educação 20227.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.