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dc.creator.IDSILVApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7781426337144465pt_BR
dc.contributor.advisor1BOAKARI, Francis Musa.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5786-2387pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595766452722585pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Elio Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7280-4273pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8949605914726464pt_BR
dc.contributor.referee2MIRANDA, José da Cruz Bispo de.-
dc.contributor.referee2IDMIRANDA, J. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266128518981253pt_BR
dc.contributor.referee3ADAD, Shara Jane Holanda Costa.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7711-6325pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4157886242670479pt_BR
dc.contributor.referee4MENDES, Bárbara Maria Macêdo.-
dc.contributor.referee4IDMENDES, B. M. M.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5880502123461773pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolvido no município de Assunção do Piauí tem como espaço delimitado a comunidade remanescente de quilombo Sítio Velho. A tese da pesquisa demonstra que os processos de educação social e escolar, desenvolvidos na/pela/para a comunidade, utilizam vários tipos de mediação, linguagens, práticas culturais, estratégias pedagógicas e recursos didáticos para consolidar o pertencimento racial como forma de potencializar a coesão interna da comunidade. O pesquisador investigou como as políticas educacionais baseadas nos elementos raciais contribuem para a compreensão dos processos de educação social e escolar como forma de potencializar a coesão interna da comunidade quilombola para além da narrativa comum da luta pela posse da terra. Especificamente, através desta pesquisa, o pesquisador buscou identificar as políticas educacionais na perspectiva da diversidade racial desenvolvida na comunidade remanescente de quilombo do Sítio Velho; caracterizar os aspectos teóricos utilizados na/pela educação escolar e social na referida comunidade quilombola e descrever os procedimentos metodológicos utilizados pelos agentes educativos da comunidade nas práticas educativas. A base teórico-metodológica da investigação está ancorada nas leituras de Moura (1989;1988;2014), Gorender, (1990;1993), Gomes (1996;2015), Brandão (1999), Lima (2005;2009;2015), Mott (1985), Boakari (2005,2013;2015;2016), Almeida (1996, 2011), Arruti (1998;2008,2009;2010) O9Dwyer (2007), Leite (1990, 1999, 2000, 2002), Moura (1998; 2005;2007;2011), Nunes (2006), Freire (1987, 1985;1991;2005;2006), Candau (2006; 2010; 2011), Santos (2004; 2010; 2013), Quijano (1997; 2005; 2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (1992) e outras/os pesquisadoras/es. Os resultados obtidos no trabalho de campo por meio das observações, entrevistas e aplicação de questionário demonstram que a educação escolar trabalha numa perspectiva colonizadora de formas excludentes e normativas; de proximidades e distanciamentos entre práticas educativas e os conteúdos do currículo escolar. A pesquisa reforça a necessidade do quilombo continuar contando e recontando suas histórias das mais variadas formas possíveis; transformar as práticas docentes limitadas ao domínio de métodos e técnicas de ensino em práticas emancipadoras e transformadoras como a atitude de rompimento com os silenciamentos da escola sobre o racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação.pt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPIpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação social e escolar, além da luta pela terra: O Quilombo do Sítio Velho, Piauí.pt_BR
dc.date.issued2017-09-26-
dc.description.abstractThe present work developed in the municipality of Asunção of Piauí has as delimited space the remaining community of quilombo Sítio Velho. The thesis of the research supports the demonstration that the processes of social and school education developed in / for the community use various types of mediation, languages, cultural practices, pedagogical strategies and didactic resources to consolidate racial belonging as a way of empowering the internal cohesion of the community. The researcher investigated how educational policies based on racial elements contribute to the understanding of social and school education processes as a way to enhance the internal cohesion of the quilombola community beyond the common narrative of the struggle for land tenure. Specifically, through this research, the researcher sought to identify educational policies from the perspective of racial diversity developed in the quilombo remnant community of Sítio Velho; characterize the theoretical aspects used in / by school and social education in the quilombola community and describe the methodological procedures used by community educational agents in educational practices. The theoretical-methodological basis of the research is anchored in the readings of Moura (1989;1988;2014), Gorender, (1990;1993), Gomes (1996;2015), Brandão (1999), Lima (2005;2009;2015), Mott (1985), Boakari (2005,2013;2015;2016), Almeida (1996, 2011), Arruti (1998;2008,2009;2010) O9Dwyer (2007), Leite (1990, 1999, 2000, 2002), Moura (1998; 2005;2007;2011), Nunes (2006), Freire (1987, 1985;1991;2005;2006), Candau (2006; 2010; 2011), Santos (2004; 2010; 2013), Quijano (1997; 2005; 2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (1992) and other researchers (s). The results obtained in the field work demonstrate that school education works in a colonizing perspective of exclusionary and normative forms; of closeness and distance between educational practices and the contents of the school curriculum. It reinforces the need for the quilombo to continue counting and recounting its stories in the most varied possible forms; transforming teaching practices limited to the mastery of teaching methods and techniques into transformative and emancipatory practices as an attitude of disruption with the school's silencing of racism.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42628-
dc.date.accessioned2025-07-29T18:54:44Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T18:54:44Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectQuilombo do Sítio Velho - Assunção do PIauípt_BR
dc.subjectComunidade Remanescente de Quilombo Sítio Velho - Assunção - PIpt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectLuta pela terrapt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectCoesão socialpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolas - benzedeiraspt_BR
dc.subjectBenzedeiras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres benzedeiraspt_BR
dc.subjectCura - mulheres benzedeiraspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Piauí - Tesept_BR
dc.subjectQuilombo do Sítio Velho - Assunção, Piauípt_BR
dc.subjectRemnant Community of Quilombo Sítio Velho - Assunção, Piauípt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectFight for Landpt_BR
dc.subjectSocial Practicespt_BR
dc.subjectSocial Educationpt_BR
dc.subjectSchool Educationpt_BR
dc.subjectSocial Cohesionpt_BR
dc.subjectQuilombola Women - Healerspt_BR
dc.subjectQuilombola Healerspt_BR
dc.subjectWomen Healerspt_BR
dc.subjectHealing - Women Healerspt_BR
dc.subjectFederal University of Piauí - Thesispt_BR
dc.subjectQuilombo do Sítio Velho - Assunção, Piauípt_BR
dc.subjectComunidad Remanente del Quilombo Sítio Velho - Assunção, Piauípt_BR
dc.subjectEducación escolar quilombolapt_BR
dc.subjectLucha por la tierrapt_BR
dc.subjectPrácticas Socialespt_BR
dc.subjectEducación Socialpt_BR
dc.subjecteducación escolarpt_BR
dc.subjectCohesión Socialpt_BR
dc.subjectMujeres Quilombolas - Curanderaspt_BR
dc.subjectCuranderos quilombolaspt_BR
dc.subjectMujeres curanderaspt_BR
dc.subjectCuración - Mujeres Curanderaspt_BR
dc.subjectUniversidad Federal de Piauí - Tesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ariosto Moura da.-
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial and school education, in addition to the fight for land: The Quilombo do Sítio Velho, Piauí.pt_BR
dc.relationhttp://repositorio.ufpi.br:8080/handle/123456789/1271-
dc.identifier.citationSILVA, Ariosto Moura da. Educação social e escolar, além da luta pela terra: O Quilombo do Sítio Velho, Piauí. 2017. 276f. Tese (Doutorado Profissional em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina - PI - Brasil, 2017. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42628pt_BR
dc.description.resumenEl presente trabajo desarrollado en el municipio de Asunción del Piauí tiene como espacio delimitado la comunidad remanente de quilombo Sitio Viejo. La tesis de la investigación sostiene demostrar que los procesos de educación social y escolar, desarrollados en la / a / para la comunidad, utilizan varios tipos de mediación, lenguajes, prácticas culturales, estrategias pedagógicas y recursos didácticos para consolidar la pertenencia racial como forma de potenciar la cohesión interna de la comunidad. El investigador investigó cómo las políticas educativas basadas en los elementos raciales contribuyen a la comprensión de los procesos de educación social y escolar como forma de potenciar la cohesión interna de la comunidad quilombola más allá de la narrativa común de la lucha por la posesión de la tierra. Específicamente, a través de esta investigación, el investigador buscó identificar las políticas educativas en la perspectiva de la diversidad racial desarrollada en la comunidad remanente de quilombo del Sitio Viejo; caracterizar los aspectos teóricos utilizados en la educación escolar y social en la referida comunidad quilombola y describir los procedimientos metodológicos utilizados por los agentes educativos de la comunidad en las prácticas educativas. La base teórico-metodológica de la investigación está anclada en las lecturas de Moura (1989;1988;2014), Gorender, (1990;1993), Gomes (1996;2015), Brandão (1999), Lima (2005;2009;2015), Mott (1985), Boakari (2005,2013;2015;2016), Almeida (1996, 2011), Arruti (1998;2008,2009;2010) O9Dwyer (2007), Leite (1990, 1999, 2000, 2002), Moura (1998; 2005;2007;2011), Nunes (2006), Freire (1987, 1985;1991;2005;2006), Candau (2006; 2010; 2011), Santos (2004; 2010; 2013), Quijano (1997; 2005; 2010), Bhabha (1998), Lander (2005), Meneses (1992) y otras / las investigadoras / es. Los resultados obtenidos en el trabajo de campo demuestran que la educación escolar trabaja en una perspectiva colonizadora de formas excluyentes y normativas; de cerca y distanciamientos entre prácticas educativas y los contenidos del currículo escolar. Refuerza la necesidad del quilombo continuar contando y recontando sus historias de las más variadas formas posibles; transformar las prácticas docentes limitadas al dominio de métodos y técnicas de enseñanza en prácticas transformadoras y emancipadoras como actitud de ruptura con los silencios de la escuela sobre el racismo.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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