Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585482416060255pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Marilda da Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1783-8072pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8494018598780342pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Clenia de Jesus Pereira dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, C. J. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207025204079745pt_BR
dc.contributor.referee2SIQUEIRA, Mauro Torres.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6435-0163pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4473107147247890pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva analisar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado à topofilia nas aulas de Geografia, no CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para a construção do sentimento de pertencimento das(os) estudantes e para a valorização da identidade ancestral quilombola, tendo em vista a elaboração de um caderno de orientação didática para docentes de Geografia do quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru, Maranhão. Aliado a esse objetivo outros se agregam: a) mapear elementos das memórias afetivas, subjetividades, vivências das (os) moradoras (es), tais como, estudantes da comunidade quilombola Santa Rosa dos Pretos, buscando caracterizar de que modo o sentimento de pertencimento a esse lugar (topofilia) é construído por elas(es); b) compreender de que modo esse mapeamento poderá contribuir para a construção de uma cartografia das emoções, dos símbolos da comunidade de modo a se tornar um manual de orientações didáticas para as aulas sobre espaço geográfico, topofilia e ancestralidades quilombolas; c) identificar de que modo o ensino do espaço geográfico aliado à topofilia, nas aulas de Geografia do CEQ Rafaela Pires, poderá contribuir para o fortalecimento da identidade ancestral quilombola, bem como para a construção do sentimento de pertencimento dos estudantes da comunidade Santa Rosa dos Pretos; d) analisar se há nas práticas pedagógicas da professora de Geografia do CEQ Rafaela Pires, e nessa instituição, de modo geral, referências aos estudos, debates da Educação Escolar quilombola inclusiva e antirracista e e) investigar metodologias didático-pedagógicas de ensino do espaço geográfico aliado a topofilia, com vistas ao combate ao racismo, no CEQ Rafaela Pires. A primeira seção, deste modo, descreve a introdução, na qual apresentamos as motivações, a relevância, a problematização, os objetivos desta pesquisa e o levantamento de teses e dissertações. A segunda seção analisa a Educação Escolar Quilombola: contextos e características gerais. A terceira seção aborda o espaço geográfico, lugar e topofilia: tecendo relações, em que abordaremos conceitos de espaço geográfico, lugar e topofilia. A quarta seção discute os passos metodológicos da pesquisa, tais como, a caracterização do CEQ Rafaela Pires, o tipo de pesquisa (qualitativa, estudo de caso instrumental e aplicado), os sujeitos participantes da investigação (professora de Geografia do Ensino Médio), a gestora escolar e os moradores mais antigos da comunidade. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas, questionários, observação sistemática e para análise dos dados adotamos a análise do conteúdo. Além disso, a quinta seção apresenta a o guia de orientações pedagógicas, enquanto produto desta pesquisa. A quinta seção discute a construção de pertencimento a partir do espaço geográfico, ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru, Maranhão. "E, por fim, a quinta seção reúne as considerações conclusivas, apresentando também o Plano de Dissertação, que descreve detalhadamente as etapas realizadas no processo. A tessitura desta pesquisa está baseada teoricamente nos estudos acadêmicos de Adiche (205), Caldart (2003), Campos (2018), Carril (2017), Miranda (202), Munanga (2005), Nascimento (1985), Nascimento (2002) Pimenta (1996), Santos (1987,2006), Souza (2009), Tuan, (1983), . Por meio desta investigação concluímos, portanto, a necessidade de políticas e programas para a Educação Escolar Quilombola Maranhense, com foco na formação de professoras(es). Há limitações, na escola investigada, sobre a compreensão sobre Direito Quilombola, Educação Escolar Quilombola, Educação Antirracista e História e cultura Afro-brasileira, por parte das(os) professoras(es) e principalmente dos estudantes. Aspecto que aponta para a formação continuada como estratégia de subsidiar o trabalho docente. É neste sentido que a elaboração do Guia de Orientações Didáticas configura-se como possibilidade de somar nos materiais didáticos a serem utilizados pelas(os) professoras(es) da Escola Quilombola Rafaela Pires, auxiliando em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais.pt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConstrução de pertencimento a partir do espaço geográfico: ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MApt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze how the teaching of geographic space combined with topophilia in Geography classes, at CEQ Rafaela Pires, can contribute to the construction of the students' sense of belonging and to the valorization of the quilombola ancestral identity, having in view of the elaboration of a didactic guidance notebook for Geography teachers in Santa Rosa do Pretos, in Itapecuru, Maranhão. Allied to this objective, others are added: a) Mapping elements of affective memories, subjectivities, experiences of the residents, such as students from the Quilombola community of Santa Rosa dos Pretos, seeking to characterize how the feeling of belonging to this place (topophilia) is built by them (es); b) Understand how this mapping can contribute to the construction of a cartography of emotions, symbols of the community in order to become a manual of didactic guidelines for classes on geographic space, topophilia and quilombola ancestry; c) Identify how the teaching of geographic space combined with topophilia, in Geography classes at CEQ Rafaela Pires, can contribute to the strengthening of the quilombola ancestral identity, as well as to the construction of the sense of belonging of the students of the Santa Rosa dos black; d) To analyze if there are in the pedagogical practices of the Geography teacher at CEQ Rafaela Pires, and in that institution, in general, references to studies, debates of inclusive and anti-racist Quilombola School Education and e) To investigate didactic-pedagogical methodologies of teaching the allied geographic space topophilia, with a view to combating racism, at CEQ Rafaela Pires.Thus, the first section describes the Introduction, in which we present the motivations, relevance, problematization and objectives of this research. The second section analyzes Quilombola School Education: contexts and general characteristics. The third section addresses geographic space, place and topophilia: weaving relationships, in which we will address concepts of geographic space, place and topophilia. The fourth section discusses the methodological steps of the research, such as the characterization of CEQ Rafaela Pires, the type of research (qualitative, instrumental and applied case study), the subjects participating in the investigation (high school Geography teacher), the school manager and the oldest residents of the community. As data collection instruments we will use semi-structured interviews, questionnaires, systematic observation and for data analysis we will adopt content analysis. And, finally, the fifth section presents concluding considerations. The fifth section presents the Dissertation Plan, which describes the steps to be carried out. The fabric of this research is theoretically based on academic studies by Adiche (205), Caldart (2003), Campos(2018),Carril (2017), Miranda (202), Munanga (2005), Nascimento (1985), Nascimento (2002) Pimenta (1996), Santos (1987,2006), Souza (2009), Tuan, (1983), . Through this investigation, we concluded, therefore, the need for policies and programs for Quilombola Maranhense School Education, focusing on the training of teachers. There are limitations, in the school investigated, regarding the understanding of Quilombola Law, Quilombola School Education, Anti-Racist Education andAfro-Brazilian History and Culture, on the part of the teachers and especially the students. An aspect that points to continued training as a strategy to support teaching work. It is in this sense that the preparation of the Teaching Guidelines Guide represents a possibility of adding to the teaching materials to be used bythe teachers at Escola Quilombola Rafaela Pires, assisting in their pedagogical practices.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42625-
dc.date.accessioned2025-07-29T18:33:46Z-
dc.date.available2025-07-29-
dc.date.available2025-07-29T18:33:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Santa Rosa dos Pretos - Itapecuru-Mirim - MApt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectEspaço geográfico e identidadept_BR
dc.subjectAncestralidade quilombolapt_BR
dc.subjectIdentidade ancestral quilombolapt_BR
dc.subjectTopofiliapt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Quilombola Rafaela Pires - Itapecuru-Mirim - MApt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombola inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCartografia das emoçõespt_BR
dc.subjectEnsino do espaço geográficopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo - Bardinpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectBelongingpt_BR
dc.subjectGeographical Space and Identitypt_BR
dc.subjectQuilombola Ancestrypt_BR
dc.subjectQuilombola Ancestral Identitypt_BR
dc.subjectTopophiliapt_BR
dc.subjectInclusive Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectMapping Emotionspt_BR
dc.subjectTeaching Geographical Spacept_BR
dc.subjectContent Analysis - Bardinpt_BR
dc.subjectAnti-Racist Educationpt_BR
dc.subjectEducation on Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Reginaldo Garces.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConstruction of belonging from geographic space: ancestry and topophilia at the Rafaela Pires Quilombola Teaching Center, in the Santa Rosa dos Pretos quilombo, Itapecuru-Mirim/MApt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/6092-
dc.identifier.citationSILVA, Reginaldo Garces. Construção de pertencimento a partir do espaço geográfico: ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA. 2024. 267f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REGINALDO GARCES SILVA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfConstrução de pertencimento a partir do espaço geográfico: ancestralidade e topofilia no Centro de Ensino Quilombola Rafaela Pires, no quilombo Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-Mirim/MA - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 202416.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.