Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, D. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686353253509413pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria José Albuquerque.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470pt_BR
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5939-7706pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455pt_BR
dc.contributor.referee2DUARTE, Ana Lucia Cunha.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6176-6750pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783722596524788pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), traça o desenvolvimento de um estudo sobre o papel da escola no contexto de comunidades quilombolas e tem por objetivo construir uma proposta pedagógica específica para a parte diversificada do currículo das escolas quilombolas da rede municipal da cidade de Bequimão/MA. A referida proposta foi materializada em dois Cadernos de Oficinas Pedagógicas compostos por 10 temáticas que versam sobre questões étnico-raciais e de interesse das comunidades estudadas, considerando a realidade sociocultural das mesmas e contribuindo para a sua valorização cultural e afirmação da identidade étnica. Na descrição metodológica, a Pesquisa Participante é apresentada como tipo de investigação escolhida, uma vez que se desenvolveu a partir da interação entre pesquisadora e pesquisados, a serviço de um trabalho político-pedagógico voltado para as necessidades desses grupos sociais historicamente desfavorecidos, na tentativa de intervir em suas realidades. Como referencial bibliográfico apresenta trechos das legislações pertinentes às políticas educacionais para as relações étnico raciais e concepções de autores como Albuquerque (2006), Costa (1998; 1999), Fiabani (2005; 2008; 2009), Domingues (2007), Gomes (2015), Leite (2016), Loss (2014) Melo (2012), Moreira e Candau (2008), Santomé (1995; 2013), Silva Filho (2012), dentre outros. O presente trabalho está organizado em cinco seções: a primeira traz um texto introdutório com informações gerais sobre o percurso investigativo; a segunda descreve o processo de formação das comunidades quilombolas no Brasil e no Maranhão; a terceira traz uma discussão acerca da importância das conquistas de políticas educacionais para as populações negras e do direito dos quilombolas a uma Educação Diferenciada, além de fazer uma análise das implicações do currículo escolar como meio de resistência dos povos renegados historicamente; a quarta seção trata da importância da adoção de uma proposta curricular específica para a parte diversificada do currículo das escolas quilombolas como estimulador da afirmação étnica dos seus estudantes, bem como o detalhamento da metodologia aplicada, a descrição do processo de elaboração do produto final da pesquisa e as etapas de intervenção na realidade estudada. O estudo concluiu que os professores das escolas quilombolas de Bequimão enfrentam dificuldades quanto à efetivação da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, carecendo de formações continuadas e de apoio pedagógico mais direcionado às especificidades dessa modalidade de educação. Desse modo, esta pesquisa interveio na realidade estudada de duas formas: a primeira com a realização de um evento de formação direcionada aos professores, gestores, coordenadores pedagógicos e lideranças comunitárias; e a segunda com a produção de um material de apoio ao professor, a ser trabalhado na parte diversificada do currículo, composto por variadas oficinas com temáticas étnico-raciais e de interesse das comunidades, que o auxilie nas práticas escolares e venham contribuir com a valorização e evidência da cultura quilombola local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDa escola no quilombo à escola do quilombo: as propostas pedagógicas como possibilidade de diversificar o currículo das escolas quilombolas de Ensino Fundamental no município de Bequimão (MA).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis paper was written thus a pedagogical research realized through scholar framework support of Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB (Postgraduate Program in Management of Basic Education) from Universidade Federal do Maranhão (Federal University of Maranhão). It traces the development of a study about the role of the "schooling" in quilombola context communities (ethnical comunnities composed by black people during the colonial period in Brazil and after slavery) and it has by objective to construct a specific pedagogical proposal for the diversified part of the curriculum of the quilombola schools in the municipal network of the city of Bequimão, localizated in the northeast region on Brazil, in the state of Maranhão. This proposal was materialized in two Pedagogical Workshops composed of 10 themes that deal with ethnic-racial issues and interest areas of the studied communities, considering their socio-cultural reality and contributing to their cultural valorization and affirmation of ethnical identity. In methodological description, Participative Research is presented as the research gender chosen in order to construct this paper, since this kind of research is developed from the interaction between the researcher and the researched object, in the service of a political-pedagogical work focused on the needs of these historically disadvantaged social groups, in an attempt to intervene in their realities. As a bibliographical reference, it presents excerpts from the legislation pertinent to educational policies for ethnic-racial relations and conceptions of authors such as Albuquerque (2006), Costa (1998; 1999), Fiabani (2005; 2008; 2009), Domingues (2005), Mille (2016), Loss (2014) Melo (2012), Moreira and Candau (2008), Santomé (1995, 2013), Silva Filho (2012), among others. The present work is organized in five sections: the first one is an introductory text with general information about the investigative path; the second one describes the process of formation of quilombola communities in Brazil and Maranhão; the third part presents a discussion about the importance of the achievement of educational policies for black populations and the rights of quilombolas communities to a differentiated schoolling, as well as an analysis of the implications of the school curriculum as a tool of resistance for historical renegade peoples; the fourth section deals with the importance of adopting a specific curricular proposal for the diversified part of the curriculum of quilombola schools as a stimulator of the ethnic affirmation of their students, as well as the detailed methodology applied, the description of the process of elaboration of the final product of the research and the stages of intervention in the studied reality. This study concluded that teachers from Quilombola schools in Bequimão face difficulties regarding the implementation of Brazilian Law 10.639 / 2003 and the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education, lacking continuous training and pedagogical support more directed to the specificities of this modality of education. In this way, this research intervened in the reality studied in two ways: the first one beyond the realization of a training event specifically directed to teachers, managers, pedagogical coordinators and community leaders; and the second one with the production of a teaching support material, to be worked in the diversified part of the curriculum, composed of several workshops with ethnic racial themes and community interest, which we intend that it can be able to help in school practices and contribute significantly to the valorization and evidence of the local Quilombola communities culture.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42617-
dc.date.accessioned2025-07-29T00:05:18Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-07-29T00:05:18Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEscolas quilombolaspt_BR
dc.subjectBequimão - MA - escola quilombolapt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectPesquisa participantept_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionais para a Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectComunidades quilombolas - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectMaranhão - comunidades quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolas - Maranhãopt_BR
dc.subjectCurrículo - educação diferenciada e afirmação étnicapt_BR
dc.subjectLitoral ocidental maranhense - Bequimãopt_BR
dc.subjectMovimento Quilombola de Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidades remanescentes de quilombos - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Ariquipá - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Juraraitá - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Marajá - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Pericumã - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Ramal do Quindiua - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Rio Grande - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Schoolspt_BR
dc.subjectBequimão - MA - Quilombola Schoolpt_BR
dc.subjectPedagogical Workshopspt_BR
dc.subjectPedagogical Proposalpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Educationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Issuespt_BR
dc.subjectEthnic Identitypt_BR
dc.subjectParticipatory Researchpt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectQuilombola Communities - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectMaranhão - Quilombola Communitiespt_BR
dc.subjectQuilombolas - Maranhãopt_BR
dc.subjectCurriculum - Differentiated Education and Ethnic Affirmationpt_BR
dc.subjectWestern Coast of Maranhão - Bequimãopt_BR
dc.subjectQuilombola Movement of Bequimão - MApt_BR
dc.subjectRemnant Quilombola Communities - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectAriquipá Quilombola Community - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectJuraitá Quilombola Community - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectMarajá Quilombola Community - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectQuilombola Community Pericumã - Bequimão - MApt_BR
dc.subjectQuilombola Community of the Quindiua Branch - Bequimão - MApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Dinalva Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the school in the quilombo to the school of the quilombo: pedagogical proposals as a possibility of diversifying the curriculum of quilombola elementary schools in the municipality of Bequimão (MA).pt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2755-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Dinalva Pereira. Da escola no quilombo à escola do quilombo: as propostas pedagógicas como possibilidade de diversificar o currículo das escolas quilombolas de Ensino Fundamental no município de Bequimão (MA). 2019. 308f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DINALVA PEREIRA GONÇALVES - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2019.pdfDinalva Pereira Gonçalves - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 2019 9.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.