Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, J. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6430896686699916pt_BR
dc.contributor.advisor1REIS, José Antônio Barros Leal.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, José Antônio Barros Leal Reis.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDALVES, José Antônio B.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDALVES, JOSÉ ANTÔNIO B.L.R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878544737281187pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.-
dc.contributor.referee1IDFREITAS, L. P. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1IDSILVA, Ladjane P.pt_BR
dc.contributor.referee1IDda Silva, Ladjane;FREITAS, L.P.S.R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724917853774709pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro Bezerra da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, M. S. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2382913703823492pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso descreve a importância do uso das Histórias em quadrinhos como uma ferramenta didática que vem ganhando cada vez mais destaques nos dias atuais. Umas das principais razões para este feito é pela sua popularidade entre os jovens e por manter uma boa conexão entre o leitor e a história, melhorando a criatividade e expandindo o senso crítico, sendo fundamental para uma boa educação e formação de cidadãos, além de promover melhor desenvolvimento do aluno em sala de aula. O objetivo do presente trabalho é facilitar a aprendizagem, sanando as dificuldades encontradas pelo aluno para a compreensão de certos conteúdos, que por sua vez, precisam de criatividade para entender determinados conceitos químicos e físicos que antes estavam longe da visão do aluno. Pensando nessa problemática foi criada e desenhada, uma história em quadrinho com o tema matéria e suas transformações. A metodologia do trabalho consistiu primeiramente na escolha do tema. A segunda etapa a elaboração da História em Quadrinhos (HQ). A aplicação da fermenta deu-se em turmas do oitavo e nonos anos do ensino fundamental II. Para a produção dos quadrinhos foi levado em consideração discussões reais relacionados a ciência. A pesquisa apresentou caráter qualitativos e quantitativos quanto aos resultados analisados, assim como também o questionário aplicado na escola. O uso dos quadrinhos em sala de aula trouxe até o aluno uma aprendizagem mais interativa e dinâmica, com excelentes resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como proposta para o ensino de ciências.pt_BR
dc.date.issued2023-11-08-
dc.description.abstractThis course conclusion work describes the importance of using comic books as a teaching tool that is gaining more and more prominence nowadays. One of the main reasons for this achievement is because of its popularity among young people and for maintaining a good connection between the reader and the story, improving creativity and expanding critical sense, being fundamental for a good education and training of citizens, in addition to promoting better student development in the classroom. The objective of this work is to facilitate learning, solving the difficulties encountered by the student in understanding certain content, which in turn requires creativity to understand certain chemical and physical concepts that were previously far from the student's vision. Thinking about this problem, a comic book was created and designed with the theme of matter and its transformations. The work methodology consisted primarily of choosing the theme. The second stage is the creation of the Comic Book (HQ). The fermenta was applied to classes in the eighth and ninth years of elementary school II. For the production of the comics, real discussions related to science were taken into consideration. The research was qualitative and quantitative in terms of the results analyzed, as well as the questionnaire applied at school. The use of comics in the classroom brought students more interactive and dynamic learning, with excellent results.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42539-
dc.date.accessioned2025-07-22T19:22:12Z-
dc.date.available2025-07-22-
dc.date.available2025-07-22T19:22:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiências - quadrinhos - ensinopt_BR
dc.subjectCiências - ensino - quadrinhospt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subjectScience - comics - teachingpt_BR
dc.subjectScience - teaching - comicspt_BR
dc.subjectEducación científicapt_BR
dc.subjectCómics - enseñanza de laspt_BR
dc.subjectEnseñanza - cómicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, José Adriano Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComic books as a proposal for science teaching.pt_BR
dc.title.alternativeEl cómic como propuesta para la enseñanza de las ciencias.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, José Adriano Pereira de. Histórias em quadrinhos como proposta para o ensino de ciências. 2023. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42539pt_BR
dc.description.resumenEste proyecto final describe la importancia del uso del cómic como herramienta didáctica, herramienta que ha cobrado cada vez mayor relevancia. Una de las principales razones es su popularidad entre los jóvenes y la fuerte conexión que el lector establece con la historia, lo que fomenta la creatividad y el pensamiento crítico. Esto es fundamental para una buena educación y el desarrollo de la ciudadanía, además de promover un mejor desarrollo del alumnado en el aula. El objetivo de este proyecto es facilitar el aprendizaje superando las dificultades que los alumnos encuentran para comprender ciertos contenidos, lo que a su vez requiere creatividad para comprender conceptos químicos y físicos que antes les eran desconocidos. Con este objetivo en mente, se creó y diseñó un cómic sobre la materia y sus transformaciones. La metodología consistió principalmente en la elección del tema. La segunda etapa fue el desarrollo de la historia em Quadrinhos (HQ). A aplicação da fermenta deu-se em turmas do oitavo e nonos anos do ensino fundamental II. Para a produção dos quadrinhos foi levado em consideração discussões reais relacionados a ciência. A pesquisa apresentou caráter qualitativos e quantitativos quanto aos resultados analisados, assim como também o questionário aplicado na escola. O uso dos quadrinhos em sala de aula trouxe até o aluno uma aprendizagem mais interativa e dinâmica, com excelentes resultados.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ADRIANO PEREIRA DE SOUSA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2023.pdfJosé Adriano Pereira de Sousa - TCC Licenciatura em Química CES 20232.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.