Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42524
Title: | Marie Curie e a revolução científica: pioneirismo, ensino, inspiração e legado na ciência moderna. |
Other Titles: | Marie Curie and the Scientific Revolution: Pioneering, Teaching, Inspiration, and Legacy in Modern Science. Marie Curie y la revolución científica: pionera, docente, inspiración y legado en la ciencia moderna. |
???metadata.dc.creator???: | MELO, Vitória Renata Gomes de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SANTOS, José Carlos Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | RIBEIRO, Dafne Luana Ramos. |
Keywords: | Ciência;História da ciência;Mulher – ciência;Marie Curie;Marie Curie - biografia;Radioatividade;Centro de Educação e Saúde;Science;History of science;Women in science;Marie Curie - biography;Radioactivity;Center for education and health;Ciencia;Historia de la ciencia;Mujeres en la ciencia;Biografía de Marie Curie;Radiactividad |
Issue Date: | 7-May-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | Melo, Vitória Renata Gomes de. Marie Curie e a revolução científica: pioneirismo, ensino, inspiração e legado na ciência moderna.2025. 91 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42524 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A cientista Marie Curie foi uma das mais influentes da história, sendo a pioneira nos estudos sobre a radioatividade. Além disso, Marie Curie foi à primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a única agraciada em duas categorias distintas, Química e Física. Marie Curie não revolucionou apenas a ciência com suas descobertas, mas também deixou um legado significativo na educação, inspirou a presença feminina no meio acadêmico e defendeu que o ensino científico deveria ser baseado na prática e experimentação. Este trabalho tem como objetivo apresentar a relevância das contribuições científicas de Marie Curie para o avanço da sociedade moderna, estimulando a reflexão sobre seu legado e contribuições tanto no campo científico como no ensino de Ciências. Para tanto, a metodologia do trabalho baseou-se em uma revisão bibliográfica com o objetivo de apresentar a história de vida de Marie Curie, bem como suas contribuições, combinada com uma pesquisa qualitativa com elementos quantitativos, onde enfatizou-se a compreensão das percepções, significados e impactos do ensino de Marie Curie e as mulheres na Ciência mas também gerou-se dados numéricos em função dos questionários aplicados antes e depois das intervenções pedagógicas. Os resultados apontam que, após as intervenções pedagógicas a turma mostrou um avanço positivo no conhecimento sobre a influência e as contribuições científicas, passando a reconhecer a importância das mulheres na ciência, conforme verificado nos dados obtidos entre a quinta pergunta do questionário inicial e a segunda pergunta do questionário final, que, após um comparativo entre as questões, foi demonstrado que, antes da palestra educativa, 29,41% dos estudantes tinham dúvidas e/ou não sabiam se as mulheres tinham alguma relevância no meio científico, entretanto, após a palestra, 100% dos estudantes responderam que agora percebem a relevância das mulheres no meio científico, demonstrando a importância desse tipo de intervenção pedagógica. Conclui-se que o uso de narrativas históricas aliadas a metodologia ativas podem ser ferramentas eficazes no processo e ensino-aprendizagem, contribuindo assim para a compreensão, desenvolvimento do pensamento crítico, escalonamento do interesse do corpo discente. |
Abstract: | The scientist Marie Curie was one of the most influential figures in history, being a pioneer in the study of radioactivity. Furthermore, Marie Curie was the first woman to receive a Nobel Prize and the only person to be awarded in two distinct categories—Chemistry and Physics. Marie Curie not only revolutionized science with her discoveries, but also left a significant legacy in education, inspired the presence of women in academia, and advocated for science education to be based on practice and experimentation. This work aims to analyze the relevance of Marie Curie's scientific contributions to the advancement of modern society, encouraging reflection on her legacy and impact both in the scientific field and in science education. To this end, the methodology was based on a bibliographic review combined with qualitative research incorporating quantitative elements. The study emphasized understanding perceptions, meanings, and the impact of Marie Curie’s teaching and the role of women in science, while also generating numerical data from questionnaires administered before and after the pedagogical interventions. The results indicate that, after the educational interventions, the class showed a positive improvement in their knowledge about the influence and scientific contributions of women. Specifically, a comparison between the fifth question of the initial questionnaire and the second question of the final questionnaire revealed that, before the lecture, 29.41% of students had doubts or did not know whether women had any relevance in the scientific field. However, after the lecture, 100% of students recognized the importance of women in science, demonstrating the effectiveness of this type of pedagogical intervention. It is concluded that the use of historical narratives combined with active methodologies can be effective tools in the teaching-learning process, contributing to comprehension, the development of critical thinking, and fostering students' interest. |
???metadata.dc.description.resumen???: | La científica Marie Curie fue una de las más influyentes de la historia, pionera en los estudios sobre la radiactividad. Además, fue la primera mujer en recibir un Premio Nobel y la única galardonada en dos categorías distintas: Química y Física. Marie Curie no solo revolucionó la ciencia con sus descubrimientos, sino que también dejó un legado significativo en la educación, inspirando la presencia de mujeres en el mundo académico y defendiendo que la educación científica debe basarse en la práctica y la experimentación. Este trabajo busca presentar la relevancia de las contribuciones científicas de Marie Curie para el avance de la sociedad moderna, fomentando la reflexión sobre su legado y sus contribuciones tanto en el ámbito científico como en la educación científica. Para ello, la metodología del trabajo se basó en una revisión bibliográfica orientada a presentar la historia de vida de Marie Curie, así como sus contribuciones, combinada con una investigación cualitativa con elementos cuantitativos, con énfasis en la comprensión de las percepciones, significados e impactos de la enseñanza de Marie Curie y las mujeres en la ciencia, pero también en la generación de datos numéricos a partir de cuestionarios administrados antes y después de las intervenciones pedagógicas. Los resultados indican que, tras las intervenciones pedagógicas, la clase mostró un progreso positivo en el conocimiento sobre la influencia y las contribuciones científicas, comenzando a reconocer la importancia de las mujeres en la ciencia, como se verifica en los datos obtenidos entre la quinta pregunta del cuestionario inicial y la segunda pregunta del cuestionario final. Tras una comparación entre las preguntas, se observó que, antes de la charla educativa, el 29,41% del alumnado tenía dudas o desconocía la relevancia de las mujeres en el ámbito científico. Sin embargo, tras la charla, el 100% del alumnado respondió que ahora percibe la relevancia de las mujeres en el ámbito científico, lo que demuestra la importancia de este tipo de intervención pedagógica. Se concluye que el uso de narrativas históricas, combinado con una metodología activa, puede ser una herramienta eficaz en el proceso de enseñanza-aprendizaje, contribuyendo así a la comprensión, el desarrollo del pensamiento crítico y el aumento del interés del alumnado. |
Keywords: | Ciência História da ciência Mulher – ciência Marie Curie Marie Curie - biografia Radioatividade Centro de Educação e Saúde Science History of science Women in science Marie Curie - biography Radioactivity Center for education and health Ciencia Historia de la ciencia Mujeres en la ciencia Biografía de Marie Curie Radiactividad |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Química |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42524 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VITORIA RENATA GOMES DE MELO - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2025.pdf | Vitoria Renata Gomes de Melo - TCC Licenciatura em Química CES 2025 | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.