Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENDES, T. M. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209042165431236pt_BR
dc.contributor.advisor1DINIZ, Raquel Farias.-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, R. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1787447588845163pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Symone Fernandes de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, S. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8263777288489263pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Soraya.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, S.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta metodológica orientada pela Investigação-Ação-Participativa (IAP) para o trabalho com crianças, com foco na relação identidade-território. Tal proposta partiu do interesse por incentivar a escuta e a valorização das contribuições das crianças durante o processo de pesquisa, de maneira que o trabalho conjunto entre pesquisadora/or e suas/seus parceiras/os não se torne unilateral, mas horizontal, colaborativo e comprometido ética e politicamente com a autonomia deste grupo social. Para tanto, foram desenvolvidos oito encontros grupais e semanais, com duração aproximada de duas horas, destinados a discutir temáticas relacionadas aos três eixos da identidade para Antonio da Costa Ciampa: eu-comigo, eu-com-o-outro, e eu-com-mundo. O mundo, aqui, adquire a conotação de território habitado para Milton Santos: abrange o conjunto de objetos e ações que compõem o espaço humano e só pode ser compreendido levando-se em consideração a totalidade das dinâmicas sociais e seu contexto histórico. A compreensão de território que nos orienta, portanto, leva em consideração a ocupação e distribuição territorial mediada pelos tentáculos da economia capitalista, a força de seus espaços hegemônicos e a influência das dinâmicas raciais e de classe, abrigando contradições e sendo palco de disputas. Neste estudo, contei com a participação de quatro crianças, com idades entre 6 e 9 anos, da Comunidade Quilombola Moita Verde (RN), chão em que esta metodologia se desenvolveu. Como ferramentas metodológicas, foram utilizadas a fotografia, o desenho, a contação de histórias a partir de livros infantis e os jogos de tabuleiro. Conclui-se que a metodologia promoveu os efeitos esperados, ressaltando que o êxito de sua aplicação residirá sempre na sensibilidade de escuta do/a pesquisador/ra e no seu compromisso ético para identificar as demandas de cada território e transformá-las em encontros temáticos a serem trabalhados, bem como em sua capacidade criativa para (re)elaborar e adaptar os materiais utilizados de acordo com as características das pessoas participantes e do contexto em que se insere.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleTerritorialidade e identidade em crianças da Comunidade Quilombola Moita Verde/RN: uma metodologia baseada na investigação-ação-participativa.pt_BR
dc.date.issued2024-03-01-
dc.description.abstractThe aim of this research is to develop a methodological proposal oriented by Action-Participatory-Research (APR) for the work with children, focusing on the identity-territory relation. This proposal was based on an interest in encouraging children to listen to and value their contributions during the research process, so that the joint work between the researcher and her/his partners does not become unilateral, but horizontal, collaborative and ethically and politically committed to the autonomy of this social group. To this purpose, eight weekly group meetings were held, lasting approximately two hours, to discuss themes related to the three axis of identity for Antonio da Costa Ciampa: me-with-me, me-with-the-other, and me-with-the-world. The world here takes on the connotation of inhabited territory for Milton Santos: it encompasses the set of objects and actions that make up human space and can only be understood by taking into account the totality of social dynamics and their historical context. The understanding of territory that guides us, therefore, takes into account the occupation and territorial distribution mediated by the tentacles of the capitalist economy, the strength of its hegemonic spaces and the influence of racial and class dynamics, harboring contradictions and being the stage for disputes. In this study, I had the participation of four children, aged between 6 and 9, from the Moita Verde Quilombola Community (RN), where this methodology was developed. Photography, drawing, storytelling based on children's books and board games were used as methodological tools. The conclusion is that the methodology had the expected effects, and that the success of its application will always lie in the researcher's sensitivity and ethical commitment to identifying the demands of each territory and transforming them into thematic meetings to be worked on, as well as in their creative capacity to (re)elaborate and adapt the materials used according to the characteristics of the people taking part in and the context in which they are inserted.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42485-
dc.date.accessioned2025-07-17T17:14:26Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T17:14:26Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Moita Verde - Parnamirim - RNpt_BR
dc.subjectCrianças quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTerritorialidadept_BR
dc.subjectInvestigação-ação-participativapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectMulheres negras quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo Sítio Moita Verde - Parnamirim - RNpt_BR
dc.subjectTerra Quilombola Sítio Moita Verde - Parnamirim - RNpt_BR
dc.subjectParnamirim - RN - Comunidade Quilombola Moita Verdept_BR
dc.subjectTerritório habitado - Milton Santospt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectMoita Verde Quilombola Community - Parnamirim - RNpt_BR
dc.subjectQuilombola Childrenpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTerritorialitypt_BR
dc.subjectParticipatory Action Researchpt_BR
dc.subjectAction Researchpt_BR
dc.subjectBlack Quilombola Womenpt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Rio Grande do Norte - Dissertationpt_BR
dc.subjectSítio Moita Verde Quilombo - Parnamirim - RNpt_BR
dc.subjectSítio Moita Verde Quilombola Land - Parnamirim - RNpt_BR
dc.subjectParnamirim - RN - Moita Verde Quilombola Communitypt_BR
dc.subjectInhabited Territory - Milton Santospt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Thatiane Maria Almeida Silveira.-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTerritoriality and identity in children from the Quilombola Community Moita Verde/RN: a methodology based on participatory action-research.pt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58953-
dc.identifier.citationMENDES, Thatiane Maria Almeida Silveira. Territorialidade e identidade em crianças da Comunidade Quilombola Moita Verde/RN: uma metodologia baseada na investigação-ação-participativa. 2024. 164f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THATIANE MARIA ALMEIDA SILVEIRA MENDES - DISSERTAÇÃO PSICOLOGIA NORDESTE 3 UFRN 2024.pdfThatiane Maria Almeida Silveira Mendes - Dissertação Psicologia Nordeste 3 UFRN 20246.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.