Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2721-7472pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388443930075119pt_BR
dc.contributor.advisor1MACEDO, João Paulo Sales.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4393-8501pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6624843385034057pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Antônio Vladimir Félix da.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3084-379Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0054246163352476pt_BR
dc.contributor.referee2LEITE, Jader Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6045-531Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0115447283248209pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo cartografar processos de subjetivação de mulheres quebradeiras de coco babaçu piauienses em seu modo de vida e de luta junto ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada pela perspectiva ético-estético-política da Cartografia, operando com concepções da caixa de ferramentas-conceitos da Filosofia da Diferença. O estudo foi realizado a partir da imersão em três comunidades rurais do município de Esperantina, onde está localizada a sede regional do MIQCB no Piauí, e que conta com grupos de mulheres quebradeiras de coco. Além do acompanhamento das atividades cotidianas, utilizamos como recursos a produção de narrativas e de fotografias, de autoria das próprias mulheres quebradeiras de coco, que se conectassem aos seus modos de vida. As fotos, posteriormente, foram utilizadas como elementos analíticos em conversas coletivas com as participantes da pesquisa. A análise gerou três eixos: o primeiro recupera as trajetórias de vida das mulheres e o contexto de opressão e violências no qual viviam, assim como também seus movimentos de resistência, fazendo emergir as condições de criação do MIQCB; no segundo, traçamos algumas problematizações em torno da identidade “quebradeira de coco”, forjada no jogo político de reivindicação de direitos; e o terceiro versa sobre os efeitos subjetivos produzidos pela ação política junto ao MIQCB. Este último desdobra-se em três blocos de discussão, sendo o primeiro relacionado aos tensionamentos na lógica normativa que define os lugares socialmente ocupados pelas mulheres; o segundo recupera a amizade em seu potencial político de resistir e produzir contracondutas; e o terceiro que versa sobre as ressonâncias do modo de subjetivação “empresário de si” nos modos de vida das mulheres e os desafios e resistências atuais. Por fim, apostamos na potência do comum e nas lutas transversais enquanto resistência das mulheres quebradeiras junto ao MIQCB, sinalizando para uma abertura de aproximação com outros movimentos sociais, a fim de tentar escapar à racionalidade neoliberal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ministro Reis Vellosopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPIpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.title“É coco, é coco, cocá, o melhor do coco é quebrar!”: processos de subjetivação de mulheres quebradeiras de coco no Piauí.pt_BR
dc.date.issued2018-09-04-
dc.description.abstractThe objective of this study was to map subjectivation processes of female Babassu Coconut breakers from Piauí in their way of life and fights with the Interstate Movement of Babassu Breakers (MIQCB). It is a qualitative research, oriented by the ethical-aesthetic-political perspective of Cartography, operating with conceptions from the Philosophy of Difference concept-toolbox. The study was carried out by immersion in three rural communities in Esperantina, where the Piauí regional headquarters of the MIQCB is located, and which has groups of women who break coconuts. In addition to the monitoring of daily living activities, we used as resources the production of narratives and photographs, made by the coconut breakers, that connected to their way of life. These photos were subsequently used as analytical objects in collective conversations with the research participants. The analysis generated three axes: the first one recovers life trajectories of those women and the context of oppression and violence in which they lived, as well as their resistance movements, making the conditions of creation of the MIQCB emerge; in the second one we draw some problematizations around the “coconut breaker” identity, forged in a political game o f claiming rights; and the third one concerns subjective effects produced by political action along with the MIQCB. This last one unfolds in three blocks of discussion, being the first one related to tensions in the normative logic that defines the places socially occupied by women; the second block regains friendship in its political potential of resisting and producing counter-conducts; and the last one deals with the resonances o f the subjectivation mode “self-entrepreneur” in women’s way o f life and current challenges and resistances. Finally, we bet on the power of the common and the transversal struggles as resistance of the women Coconut breakers with the MIQCB, signaling an opening of approach with other social movements, in order to try to escape the neoliberal rationality.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42469-
dc.date.accessioned2025-07-16T16:34:14Z-
dc.date.available2025-07-16-
dc.date.available2025-07-16T16:34:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres quebradeiras de coco - Piauípt_BR
dc.subjectQuebradeiras de cocopt_BR
dc.subjectCoco babaçu - mulheres quebradeiras - Piauípt_BR
dc.subjectMovimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCBpt_BR
dc.subjectResistência - mulheres quebradeiras de coco babaçupt_BR
dc.subjectComunidades tradicionaispt_BR
dc.subjectProcessos de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Olho D’água dos Negros -PIpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectOlho D’água dos Negros - comunidade quilombola - PIpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Piauí - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectWomen Coconut Breakers - Piauípt_BR
dc.subjectCoconut Breakerspt_BR
dc.subjectBabassu Coconut - Women Breakers - Piauípt_BR
dc.subjectInterstate Movement of Babaçu Coconut Breakers - MIQCBpt_BR
dc.subjectResistance - Women Babaçu Coconut Breakerspt_BR
dc.subjectTraditional Communitiespt_BR
dc.subjectProcesses of Subjectivationpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectOlho D’água dos Negros Quilombola Community - Piauípt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectOlho D’água dos Negros - Quilombola Community - Piauípt_BR
dc.subjectFederal University of Piauí - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Andressa Veras de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“It’s coconut, it’s coconut, cocá, the best thing about coconut is breaking it!”: subjectivation processes of female coconut breakers in Piauí.pt_BR
dc.relationhttp://repositorio.ufpi.br:8080/handle/123456789/1950-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andressa Veras de. “É coco, é coco, cocá, o melhor do coco é quebrar!”: processos de subjetivação de mulheres quebradeiras de coco no Piauí. 2018. 253f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Piauí, Parnaíba - PI - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Psicologia - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA VERAS DE CARVALHO - DISSERTAÇÃO PSICOLOGIA NORDESTE 3 UFPI 2018.pdfAndressa Veras de Carvalho - Dissertação Psicologia Nordeste 3 UFPI 201812.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.