Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, A. T. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3517023425151955pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, José Carlos Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J.C.O.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDJ. C. Oliveira Santos.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA NETO, Marciano Henrique de.-
dc.contributor.referee1IDLUCENA NETO, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4809804711785369pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.-
dc.contributor.referee2IDSilva P S G;SILVA, PAULO S. G.pt_BR
dc.contributor.referee2IDDA SILVA, PAULO SÉRGIO GOMES.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9463069127508798pt_BR
dc.description.resumoDurante o período de 2020 o mundo passou por um momento impar em sua historia moderna, um surto de um vírus mortal se espalhou e afetou todos os países, forçando as nações se moldarem e adequarem à nova realidade que foi enfrentada dali em diante, tal impacto afetou todas as áreas da sociedade, em especial a Educação. Como medidas de combate a proliferação do vírus do Covid-19 foi instaurado um estado de quarentena e distanciamento social no qual forçou as instituições de educação a incorporar atividades de ensino remoto a sua pratica principal de ensino. Professores e alunos tiveram que rapidamente se adaptar a essa nova realidade buscando formas de continuar suas atividades e não prejudicando o ensino e aprendizagem dos discentes. Dito isto, esse estudo teve como o objetivo compreender e avaliar as principais dificuldades sofridas pelos alunos que estudaram todo seu ensino médio na modalidade de ensino remoto emergencial em uma escola pública de ensino integral localizada no município de Nova Floresta-PB. Este trabalho trata-se de um estudo de caso com abordagem quali- quantitativa no qual foi utilizado um questionário estruturado em 10 questões para coletar os dados. Tal tema ainda é muito recente e muito complexo, necessitando de mais pesquisas e esforços da comunidade para analisá-lo e aplicar seus resultados em beneficio do processo educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
dc.titleDesafios e dificuldades no ensino remoto de Química em uma escola de ensino médio integral no Curimataú Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2022-08-
dc.description.abstractDuring the period in which they faced a modern period, they faced a new period and in force2 in their reality that was a virus from there, such impact affected all areas of society, especially Education. As teaching measures to combat teaching practices embeddable to the Covid-1 virus, they did not qualify as remote teaching institutions to their main distance. Teachers and students had to quickly adapt to this new reality looking for ways to continue their activities and not harm the teaching and learning of students. That said, this study aims to evaluate the main difficulties faced by students who studied all their high school in the emergency remote teaching modality in a public school located in the municipality of Nova Floresta. This is a quali- of a quali- fied work in which an adequate case was used in 10 questions for the possibility of the data. This topic is still very recent and very complex, requiring more research and community exercises to analyze it and apply its results to the benefits of the educational process.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42450-
dc.date.accessioned2025-07-14T14:33:28Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T14:33:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectQuímica - ensino remotopt_BR
dc.subjectQuímica - educação à distânciapt_BR
dc.subjectQuímica - ensino remoto - dificuldadespt_BR
dc.subjectQuímica - ensino remoto - Covid-19pt_BR
dc.subjectQuímica - ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação à distância - Covid-19pt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - Remote Learningpt_BR
dc.subjectChemistry - Distance Learningpt_BR
dc.subjectChemistry - Remote Learning - Difficultiespt_BR
dc.subjectChemistry - Remote Learning - Covid-19pt_BR
dc.subjectChemistry - High Schoolpt_BR
dc.subjectDistance Learning - Covid-19pt_BR
dc.subjectCenter for Education and Healthpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Químicapt_BR
dc.subjectQuímica - Aprendizaje a Distanciapt_BR
dc.subjectQuímica - Aprendizaje a Distancia.pt_BR
dc.subjectQuímica - Aprendizaje a Distancia - Dificultadespt_BR
dc.subjectQuímica - Aprendizaje a Distancia - Covid-19pt_BR
dc.subjectQuímica - Bachilleratopt_BR
dc.subjectAprendizaje a Distancia - Covid-19pt_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Alexander Thiago Gonçalves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and difficulties in remote teaching of Chemistry at a full-time high school in Curimataú, Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeDesafíos y dificultades en la enseñanza a distancia de Química en una escuela secundaria de tiempo completo en Curimataú, Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Alexander Thiago Gonçalves de. Desafios e dificuldades no ensino remoto de Química em uma escola de ensino médio integral no Curimataú Paraibano. 2022. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42450pt_BR
dc.description.resumenDurante 2020, el mundo experimentó un momento único en su historia moderna. Un brote de virus mortal se propagó y afectó a todos los países, obligando a las naciones a adaptarse a la nueva realidad que enfrentaron a partir de entonces. Este impacto afectó a todos los ámbitos de la sociedad, especialmente a la educación. Como medida para combatir la propagación del virus Covid-19, se estableció un estado de cuarentena y distanciamiento social, lo que obligó a las instituciones educativas a incorporar actividades de aprendizaje remoto en sus prácticas docentes básicas. Profesores y estudiantes tuvieron que adaptarse rápidamente a esta nueva realidad, encontrando maneras de continuar sus actividades sin comprometer la enseñanza y el aprendizaje. Dicho esto, este estudio tuvo como objetivo comprender y evaluar las principales dificultades que enfrentaron los estudiantes que cursaron toda su educación secundaria a través del aprendizaje remoto de emergencia en una escuela pública de tiempo completo en el municipio de Nova Floresta, Paraíba. Se trata de un estudio de caso con un enfoque cualitativo y cuantitativo, que utiliza un cuestionario estructurado de 10 preguntas para recopilar datos. Este tema es aún muy reciente y complejo, y requiere mayor investigación y esfuerzo comunitario para analizarlo y aplicar sus resultados en beneficio del proceso educativo.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDER THIAGO GONÇALVES DE LIMA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2022.pdfAlexander Thiago Gonçalves de Lima - TCC Licenciatura em Química CES 2022355.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.