Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, KAREN DOS SANTOS.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2011621142532985pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Valter Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804933907112231pt_BR
dc.contributor.referee1BELTRAME, Matheus Maria.-
dc.contributor.referee2PALHANO, Tânia Rodrigues.-
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação é resultado de pesquisas e estudos que buscam responder a seguinte questão: Como desenvolver a autonomia do sujeito na prática do ensino de filosofia através da experiência pedagógica do jogo de tabuleiro?. Nossa hipótese inicial é a de que o jogo de tabuleiro pode oferecer elementos que auxiliam no desenvolvimento do pensamento autônomo dos discentes de filosofia no ensino médio, pois a medida que irão jogando vão debatendo os conteúdos que serão trabalhados no jogo. A pesquisa proposta foi desenvolvida a partir de livros e artigos científicos, como também, a partir dos dados obtidos na vivência em sala de aula, que foram de fundamental importância para a construção dos resultados a partir das intervenções realizadas. O campo de pesquisa se deu na Escola Cidadã Integral Técnica Professora Neir Alves Porto, localizada na cidade de Santo André-PB, tendo como participantes discentes da 3º série do ensino médio integral técnico. O jogo de tabuleiro teve a função de revisar os conteúdos como estimular o pensamento crítico, promovendo o protagonismo do sujeito que a cada jogada foi construindo seu conhecimento, passando a ser capaz de opinar e reconstruir seus conceitos. Vimos, na nossa discussão teórica as contribuições de Paulo Freire na categoria da autonomia, uma vez que ele defende que a educação deve promover a autonomia, pois o discente deve ser capacitado a pensar criticamente e a agir com liberdade em sua vida pessoal e social. O projeto em questão buscou contribuir e apresentar o jogo de tabuleiro como ferramenta educacional, podendo ser utilizado por docentes da educação básica e discentes de graduação em filosofia, utilizando-o como método diferenciado de recurso pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia.pt_BR
dc.titleAutonomia em Paulo Freire na prática do ensino de filosofia: uma proposta a partir do jogo de tabuleiro.pt_BR
dc.date.issued2025-05-30-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research and studies that seek to answer the following question: How can the autonomy of the subject be developed in the practice of teaching philosophy through the pedagogical experience of the board game? Our initial hypothesis is that the board game can offer elements that help develop autonomous thinking in high school philosophy students, because as they play they will debate the content that will be worked on in the game. The proposed research was based on books and scientific articles, as well as on the data obtained in the classroom, which were of fundamental importance for the construction of the results from the interventions carried out. The field of research took place at the Professora Neir Alves Porto Integral Technical Citizen School, located in the city of Santo André-PB, with students from the 3rd grade of the integral technical high school as participants. The board game had the function of reviewing the content and stimulating critical thinking, promoting the protagonism of the subject who, with each game, built up their knowledge, becoming able to give their opinion and reconstruct their concepts. In our theoretical discussion, we saw Paulo Freire's contributions in the category of autonomy, since he argues that education should promote autonomy, since students should be trained to think critically and act with freedom in their personal and social lives. The project in question here sought to contribute and present the board game as an educational tool, which can be used by teachers of basic education and undergraduate philosophy students, using it as a different method of pedagogical resource.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42352-
dc.date.accessioned2025-07-02T11:53:13Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T11:53:13Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensino - filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia no ensino médiopt_BR
dc.subjectConceito de autonomiapt_BR
dc.subjectPhilosophy – study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practice – philosophypt_BR
dc.subjectPhilosophy in high schoolpt_BR
dc.subjectConcept of autonomypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Karen dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAutonomy in Paulo Freire in the practice of teaching philosophy: a proposal based on the board game.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Karen dos Santos. Autonomia em Paulo Freire na prática do ensino de filosofia: uma proposta a partir do jogo de tabuleiro. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAREN DOS SANTOS MELO - DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2025.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.