Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231
Title: | SMART-HCI: uma estratégia para aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de IHC. |
Other Titles: | SMART-HCI: a strategy for organizational learning in IHC project environments. |
???metadata.dc.creator???: | MATOS, Ecivaldo de Souza. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BARROS, Marcelo Alves de. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | LULA JÚNIOR, Bernardo. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FURTADO, Maria Elizabeth Sucupira. |
Keywords: | Engenharia de Software;Aprendizagem Organizacional;Interação Humano-Computador;Gestão do Conhecimento;Workflow;Software Engineering;Organizational Learning;Human-Computer Interaction;Knowledge Management |
Issue Date: | 17-Feb-2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MATOS, Ecivaldo de Souza. SMART-HCI: uma estratégia para aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de IHC. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Cada vez mais têm surgido novos mecanismos de apoio à aprendizagem organizacional em ambientes de desenvolvimento de software, incentivando o aprendizado coletivo e o compartilhamento de conhecimento entre os profissionais. Todavia, em projetos de lnteração Homem-Computador (lHC), as metodologias não prevêem uma abordagem sistemática e organizada para aprendizagem organizacional, o que dificulta o aprendizado e utilização dessas metodologias. Além disso, existe uma grande quantidade de metodologias e formalismos pela lHC subutilizados, sem uso prático em larga escala. Geralmente, cada equipe trabalha com uma metodologia diferente e, em muitos casos, informal e desenvolvida internamente pela equipe de desenvolvimento de software. Nesse contexto, foi proposta uma estratégia de apoio à aprendizagem organizacional em ambientes de projeto de lHC (SMART⁄HCl), concebida a partir de uma estratégia de gestão do conhecimento implícita e de um workflow de capacitação. Resultado de uma investigação acerca do processo de aprendizado em lHC entre algumas comunidades de ensino, pesquisa e projeto de interface no Brasil. A SMART-HCl é baseada em métodos já consagrados para ensino à distância e presencial, dispondo de mecanismos para que um novo integrante numa equipe de projeto de lHC possa rapidamente aprender, de forma gerenciada, as práticas de projeto de interface utilizadas, considerando outras experiências de aprendizado. |
Abstract: | Increasingly, new mechanisms have emerged to support organizational learning in software development environments, encouraging collective learning and knowledge sharing among professionals. However, in human-computer interaction (lHC) projects, the methodologies do not provide for a systematic and organized approach to organizational learning, which makes it difficult to learn and use these methodologies. In addition, there are a large number of methodologies and formalisms by the underutilized lHC, without practical use in large scale. Generally, each team works with a different methodology and, in many cases, informal and internally developed by the software development team. In this context, a strategy was proposed to support organizational learning in lHC project environments (SMART/HCl), conceived from an implicit knowledge management strategy and a training workflow. Result of an investigation about the learning process in lHC between some teaching, research and interface design communities in Brazil. SMART-HCl is based on already established methods for distance and face-to-face teaching, providing mechanisms so that a new member in an IHC project team can quickly learn, in a managed way, the interface design practices used, considering other experiences of learning. |
Keywords: | Engenharia de Software Aprendizagem Organizacional Interação Humano-Computador Gestão do Conhecimento Workflow Software Engineering Organizational Learning Human-Computer Interaction Knowledge Management |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciência da Computação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4231 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Computação. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ECIVALDO DE SOUZA MATOS-DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2006. | Ecivaldo de Souza Matos - Dissertação (PPGCC) 2006. | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.