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dc.creator.IDTABOSA, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894310633282933pt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Luana Carla Santana.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, L. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDRIBEIRO, L. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8546057415907151pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Gigliola Marcos Bernardo de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, G. M. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8351409833101972pt_BR
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.-
dc.contributor.referee2IDNOGUEIRA, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee2IDFIGUEIREDO NOGUEIRA, Matheus.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2379371079660244pt_BR
dc.description.resumoA capacidade de administração eficaz de conflitos por enfermeiros nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para minimizar confrontos interpessoais, assim como interferências ou prejuízos na jornada de trabalho e na qualidade da assistência. No entanto, são limitados os estudos sobre gestão de conflitos por enfermeiros da APS, no Brasil, indicando a necessidade de evidências científicas robustas e capacitação dos profissionais nessa área. Objetivo: Compreender a atuação do enfermeiro na administração de conflitos no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, desenvolvido com dez enfermeiros de Unidades de Saúde da Família de três municípios da região do Curimataú Paraibano; cuja amostra foi determinada pela técnica de saturação teórica. Os dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise amparada na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, na modalidade temática, com subsídio do software IRAMUTEQ, na versão 0.7 alpha 2, com o método da Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados obtidos foram organizados em categorias temáticas, discutidos e analisados considerando a literatura pertinente. Resultados: O corpus da pesquisa foi composto por 10 textos, com 588 segmentos de texto analisados, correspondendo a 84,35% de aproveitamento do corpus. O dendrograma gerado apresentou 4 classes, que originaram três categorias temáticas: Categoria 1 - A vivência de conflitos na perspectiva de enfermeiros da APS; Categoria 2 - A comunicação como ferramenta essencial na gestão de conflitos no cotidiano de enfermeiros da APS; Categoria 3 - Estratégias de resolução de conflitos por enfermeiros no âmbito da APS. Conclusão: A pesquisa destacou que a comunicação assertiva é a principal ferramenta utilizada por enfermeiros para mediar conflitos na Atenção Primária à Saúde. Além das práticas individuais, o estudo aponta a necessidade de políticas públicas e programas de formação contínua que fortaleçam as equipes e promovam a saúde mental dos profissionais. A investigação contribui para ampliar a discussão sobre o tema e reforça a importância de capacitar enfermeiros na gestão de conflitos em equipes multiprofissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleAtuação do enfermeiro na administração de conflitos no âmbito da atenção primária à saúde.pt_BR
dc.date.issued2025-04-23-
dc.description.abstractThe ability of nurses to effectively manage conflicts in Primary Health Care (PHC) services is essential to minimize interpersonal conflicts, as well as interference or harm to the workday and quality of care. However, studies on conflict management by PHC nurses in Brazil are limited, indicating the need for robust scientific evidence and training of professionals in this area. Objective: To understand the role of nurses in managing conflicts in the daily routine of Primary Health Care. Method: Descriptive, exploratory and qualitative study, developed with ten nurses from Family Health Units in three cities in the Curimataú region of Paraíba; the sample was determined using the theoretical saturation technique. The data were collected through semi-structured interviews and the analysis was supported by the Bardin Content Analysis technique, in the thematic modality, supported by the IRAMUTEQ software, version 0.7 alpha 2, with the Descending Hierarchical Classification method. The results obtained were organized into thematic categories, discussed and analyzed considering the relevant literature. Results: The research corpus consisted of 10 texts, with 588 text segments analyzed, corresponding to 84.35% of the corpus utilization. The dendrogram generated presented 4 classes, which originated three thematic categories: Category 1 - The experience of conflicts from the perspective of PHC nurses; Category 2 - Communication as an essential tool in conflict management in the daily lives of PHC nurses; Category 3 - Conflict resolution strategies by nurses in the PHC context. Conclusion: The research highlighted that assertive communication is the main tool used by nurses to mediate conflicts in Primary Health Care. In addition to individual practices, the study points to the need for public policies and continuing education programs that strengthen teams and promote the mental health of professionals. The research contributes to broadening the discussion on the topic and reinforces the importance of training nurses in conflict management in multidisciplinary teams.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42285-
dc.date.accessioned2025-06-27T10:29:04Z-
dc.date.available2025-06-27-
dc.date.available2025-06-27T10:29:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão de enfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa em Administração de Enfermagempt_BR
dc.subjectAdministração de Pessoalpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectEnfermeiro – atuação - conflitospt_BR
dc.subjectEnfermeiro – jornada de trabalhopt_BR
dc.subjectEnfermeiro – qualidade da assistênciapt_BR
dc.subjectAdministração de enfermagempt_BR
dc.subjectCentro de Educação e Saúdept_BR
dc.subjectNursing managementpt_BR
dc.subjectPersonnel Administrationpt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subjectNurse – working hourspt_BR
dc.subjectNursing administrationpt_BR
dc.subjectNursing Administration Researchpt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectNurse – performance – conflictspt_BR
dc.subjectNurse – quality of carept_BR
dc.subjectCentro de Educación y Saludpt_BR
dc.subjectEducation and Health Centerpt_BR
dc.subjectGestión de enfermeríapt_BR
dc.subjectAdministración de Personalpt_BR
dc.subjectSalud publicapt_BR
dc.subjectEnfermera – horas de trabajopt_BR
dc.subjectEnfermera – horas de trabajopt_BR
dc.subjectadministración de enfermeríapt_BR
dc.subjectInvestigación en administración de enfermeríapt_BR
dc.subjectAtención Primaria de Saludpt_BR
dc.subjectEnfermera – desempeño – conflictospt_BR
dc.subjectEnfermera – calidad de la atenciónpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTABOSA, Rafael Mateus.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNurses' role in conflict management in the context of primary health care.pt_BR
dc.title.alternativeEl papel de las enfermeras en la gestión de conflictos en el contexto de la atención primaria de salud.pt_BR
dc.identifier.citationTABOSA, Rafael Mateus. Atuação do enfermeiro na administração de conflitos no âmbito da atenção primária à saúde. 2025. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42285pt_BR
dc.description.resumenLa capacidad del personal de enfermería para gestionar eficazmente los conflictos en los servicios de Atención Primaria de Salud (APS) es esencial para minimizar los conflictos interpersonales, así como la interferencia o el perjuicio a la jornada laboral y la calidad de la atención. Sin embargo, los estudios sobre la gestión de conflictos por parte del personal de enfermería de APS en Brasil son limitados, lo que indica la necesidad de contar con evidencia científica sólida y la formación de profesionales en esta área. Objetivo: Comprender el papel del personal de enfermería en la gestión de conflictos en la rutina diaria de la Atención Primaria de Salud. Método: Estudio descriptivo, exploratorio y cualitativo, desarrollado con diez enfermeros de Unidades de Salud Familiar de tres ciudades de la región de Curimataú, Paraíba; la muestra se determinó mediante la técnica de saturación teórica. Los datos se recopilaron mediante entrevistas semiestructuradas y el análisis se apoyó en la técnica de Análisis de Contenido de Bardin, en la modalidad temática, con el apoyo del software IRAMUTEQ, versión 0.7 alfa 2, con el método de Clasificación Jerárquica Descendente. Los resultados obtenidos se organizaron en categorías temáticas, se discutieron y analizaron considerando la literatura relevante. Resultados: El corpus de investigación estuvo compuesto por 10 textos, con 588 segmentos textuales analizados, correspondientes al 84,35% de la utilización del corpus. El dendrograma generado presentó 4 clases, que originaron tres categorías temáticas: Categoría 1 - La experiencia de los conflictos desde la perspectiva de las enfermeras de APS; Categoría 2 - La comunicación como herramienta esencial en la gestión de conflictos en la vida cotidiana de las enfermeras de APS; Categoría 3 - Estrategias de resolución de conflictos por parte de las enfermeras en el contexto de APS. Conclusión: La investigación destacó que la comunicación asertiva es la principal herramienta utilizada por las enfermeras para mediar conflictos en la Atención Primaria de Salud. Además de las prácticas individuales, el estudio apunta a la necesidad de políticas públicas y programas de educación continua que fortalezcan a los equipos y promuevan la salud mental de los profesionales. La investigación contribuye a ampliar la discusión sobre el tema y refuerza la importancia de la capacitación de las enfermeras en la gestión de conflictos en equipos multidisciplinarios.pt_BR
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