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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42145
Title: | Análise do comportamento da pintura de ligação por meio dos ensaios de resistência ao cisalhamento dinâmico e estático considerando diferentes tipos de emulsões, temperaturas e taxas de aplicação |
Other Titles: | Analysis of the behavior of the bonding paint through dynamic and static shear resistance tests considering different types of emulsions, temperatures, and application rates. |
???metadata.dc.creator???: | GUERRA, Thamires Dantas. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | RODRIGUES, Jonh Kennedy Guedes. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BARROSO, Suelly Helena de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | FREIRE, Reuber Arrais. |
Keywords: | Cisalhamento dinâmico;Emulsão asfáltica;Aderência;Pintura de ligação;Dynamic shear;Emulsified Asphalt;Interface Bond;Tack coat |
Issue Date: | 12-Dec-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GUERRA, Thamires Dantas. Análise do comportamento da pintura de ligação por meio dos ensaios de resistência ao cisalhamento dinâmico e estático considerando diferentes tipos de emulsões, temperaturas e taxas de aplicação. 2025. 185 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A camada de aderência dos pavimentos garante a integridade e a ligação entre as suas camadas. Essa conexão forma uma estrutura monolítica que permite condições iguais de deformação. Além disso, mantém as camadas unidas mesmo sob ações externas. Assim, evita escorregamentos ou trincas por fadiga precoce. Isso contribui diretamente para aumentar a vida útil do pavimento. Atualmente, existem alguns testes para avaliação das propriedades de aderência, como por exemplo o Leutner, ASTRA, LPDS, FDOT, dentre eles o mais utilizado é a resistência ao cisalhamento direto, por meio do Leutner. Sabe-se que essa condição é afetada por diversos fatores e que os pavimentos são submetidos a um carregamento dinâmico e não estático, esta pesquisa estudou a aderência das camadas de revestimento de um pavimento a partir de diferentes tipos de emulsões asfálticas e temperaturas por meio dos ensaios de resistência ao cisalhamento dinâmico e estático. Para isso, foi realizado um planejamento fatorial para dois tipos de pavimentos flexíveis, envolvendo as variáveis independentes e dependentes que influenciam no comportamento das ligações. Após os testes foram realizadas inferências estatísticas utilizando a ANOVA, constatou-se que variação de temperatura foi a única variável com efeito significativo. Entre as emulsões estudadas (RR-1C, RR-2C, RC-1CE), a RR-1C apresentou o melhor desempenho. Posteriormente foram realizados testes dinâmicos na interface dos pavimentos PAV01 e PAV02 com a emulsão RR-1C, aplicada a 0,25 l/m², nas temperaturas de 25°C, 35,5°C e 46°C. A 25°C. Os resultados mostraram que, a 25°C, o PAV02 teve uma resistência levemente superior ao PAV01. Em 35,5°C, ambos reduziram a durabilidade, mas o PAV02 ainda foi mais robusto. Em 46°C, o PAV02 apresentou maior vulnerabilidade, com uma queda mais rápida na resistência em relação ao PAV01, indicando que o PAV02 é mais eficaz em temperaturas baixas e intermediárias, enquanto o PAV01 se destaca em temperaturas extremas. Por fim, ao analisar os resultados e avaliar o ensaio com o pórtico, pode-se afirmar que foram obtidos resultados coerentes quanto à apresentação dos dados e tendências. Tanto nos testes estáticos quanto nos dinâmicos, os parâmetros obtidos foram semelhantes aos descritos na literatura nacional e internacional, o que confirma a confiabilidade e relevância dos dados apresentados e a utilização da metodologia apresentada. |
Abstract: | The bonding layer of pavements ensures the integrity and connection between their layers. This connection forms a monolithic structure that allows uniform deformation conditions. Additionally, it keeps the layers bonded even under external forces, thereby preventing slippage or premature fatigue cracking. This contributes directly to increasing the pavement's service life. Currently, several tests are available to evaluate bonding properties, such as Leutner, ASTRA, LPDS, and FDOT, with the direct shear strength test using the Leutner method being the most commonly used. It is known that this condition is affected by various factors and that pavements are subjected to dynamic rather than static loading. This study investigated the adhesion of pavement layers using different types of asphalt emulsions and temperatures through dynamic and static shear strength tests. A factorial design was carried out for two types of flexible pavements, involving independent and dependent variables influencing bond behavior. Statistical inferences using ANOVA showed that temperature variation was the only variable with a significant effect. Among the emulsions studied (RR-1C, RR-2C, RC- 1CE), RR-1C demonstrated the best performance. Subsequently, dynamic tests were performed on the interfaces of pavements PAV01 and PAV02 with the RR-1C emulsion applied at 0.25 l/m² and at temperatures of 25°C, 35.5°C, and 46°C. At 25°C, the results indicated that PAV02 exhibited slightly higher resistance than PAV01. At 35.5°C, both pavements showed reduced durability, although PAV02 remained more robust. At 46°C, PAV02 demonstrated greater vulnerability, with a sharper decline in resistance compared to PAV01, suggesting that PAV02 is more effective at low and intermediate temperatures, while PAV01 performs better under extreme temperatures. Finally, upon analyzing the results and evaluating the portal test, it can be concluded that the data presentation and trends are consistent. Both static and dynamic tests yielded parameters similar to those described in national and international literature, confirming the reliability and relevance of the presented data and the methodology employed. |
Keywords: | Cisalhamento dinâmico Emulsão asfáltica Aderência Pintura de ligação Dynamic shear Emulsified Asphalt Interface Bond Tack coat |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Engenharia Civil e Ambiental |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42145 |
Appears in Collections: | Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental |
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