Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, R. M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1MAIA, Janaina dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDMAIA, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3160285198199923pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, P. M. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030151487779727pt_BR
dc.description.resumoA inclusão escolar ganhou espaço na educação brasileira, principalmente depois do ano de 1994, com o Plano Nacional de Educação Especial, que tenta romper com pensamentos anteriores, que apartavam os “ditos normais”, daqueles “ditos especiais”. Essa inclusão educacional representa ainda um meio para promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Diante desta presente preocupação em incluir em sala regular de ensino, e também na sociedade, a pessoa deficiente, esta monografia apresenta como seu objetivo principal, analisar como a educação inclusiva pode gerar inclusão social, e como essa mudança no cenário da educação pode promover para as pessoas com deficiência, uma sociedade inclusiva. Para realizar esse objetivo, foram analisados textos como a Declaração de Salamanca, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, parte da legislação brasileira, como Leis e Decretos, além de história oral, nas entrevistas oriundas do site Deficiente Ciente, e a entrevista feita, pela autora, com o presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Ingá, o senhor Sérgio Flavio Paulo de Albuquerque, que é paraplégico. Utilizando para a análise das fontes, autores com Aranha (2001, 2005), com os três Paradigmas que caracterizaram fases na história da Educação Inclusiva, Pozzo e Furini (2010), trabalhando o conceito de exclusão social, e Mota (2007) com o conceito de inclusão social. O que se pretende aqui é entender como essa inclusão educacional, fruto da evolução do discurso sobre a deficiência, pode ser muito importante para se promover a inclusão social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleCaminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe School inclusion gained space in Brazilian education, especially after the year 1994, with the National Plan for Special Education, which attempts to break with backward thoughts, which departed ffom the "so-called normal", those "so-called special." This educational inclusion is still a means to promote social inclusion of people with disabilities. Before, this concem to include this in regular education room, and also in society, the disabled person, this monograph has as its main purpose, analyzing how inclusive education can generate social inclusion, as this change in the education scenario can promote to people with disabilities, an inclusive society. To accomplish this aim, texts such as the Declaration of Salamanca were analyzed, the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, part of Brazilian legislation, as laws and decrees, as well as oral history, interview with the president of the Association of Handicapped of Inga, Mr. Paulo Sérgio Flavio de Albuquerque, who is paraplegic. Using to analyze the sources, authors with Spider (2001, 2005), with the three paradigms that characterize stages in the history of Inclusive Education, Pozzo and Furini (2010), working on the concept of social exclusion, and Mota (2007) with the concept of social inclusion. The aim here is to understand how this educational inclusion, the result of the evolution of the discourse on disability, can be very important to promote social inclusion.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099-
dc.date.accessioned2025-06-03T21:56:23Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2025-06-03T21:56:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSocial exclusionpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.subjectSocial inclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Rafaela Matias do Amaral.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMoving away from social exclusion through inclusive education.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rafaela Matias do Amaral. Caminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA MATIAS DO AMARAL NASCIMENTO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2014.pdf Rafaela Matias do Amaral Nascimento. - TCC Lic. História CH 201413.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.