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Title: Educação inclusiva para estudantes com autismo: mapeamento de necessidades.
Other Titles: Inclusive education for students with autism: needs mapping.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Juliana Dayara Falcão dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Geonara de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÀ , Lays Andrade de.
Keywords: Educação inclusiva;Educação especial;ranstorno do Espectro Autista;Autismo;Atendimento educacional - autismo;Prática pedagógica;Inclusive education;Special education;Autism Spectrum Disorder;Autism;Educational support - autism;Pedagogical practice
Issue Date: 2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Juliana Dayara Falcão dos. Educação inclusiva para estudantes com autismo: mapeamento de necessidades. 2025. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42076
???metadata.dc.description.resumo???: As demandas da educação inclusiva são grandes desafios para os professores, que têm dificuldades em adaptar suas práticas pedagógicas e materiais didáticos. No caso específico da educação de alunos com autismo, ainda se acrescenta uma outra camada, pois os docentes se sentem especialmente despreparados para lidar com essas crianças na sala de aula, por não terem formação específica para o caso e pela escassez de informações de qualidade consolidadas sobre o transtorno. Para entender melhor tais desafios, este trabalho teve como objetivo geral mapear a presença de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) em uma escola de ensino fundamental (anos finais) de uma cidade do Cariri paraibano, identificando a percepção da equipe pedagógica a respeito desses alunos e as dificuldades sentidas pelos docentes para promover sua educação. Baseamo-nos principalmente nos estudos de Philippe Perrenoud (2001) e Mazzotta (2001) para construir o referencial. A construção dos dados foi feita a partir de dezoito entrevistas estruturadas com os professores da escola, além de duas entrevistas semiestruturadas com a diretora e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os docentes têm entre 3 a 36 anos de experiência docente, todos possuem formação na sua área de atuação, mas apenas seis afirmaram ter feito alguma formação na área de educação inclusiva, enquanto sete assistiram apenas uma ou mais palestras sobre o tema e cinco não tiveram nenhum tipo de formação. A partir das entrevistas, foram identificadas, na fala dos professores, a caracterização do TEA, o que entendem por educação inclusiva, como percebem os seis estudantes com diagnóstico de TEA, em cujos casos nos aprofundamos, e como procuram promover sua inclusão. Ao falar sobre o transtorno, doze demonstraram insegurança e todos citaram mais características dos próprios alunos da escola que do TEA em si. Ao definirem a educação inclusiva, cinco professores apresentam em suas falas dificuldades sobre como aplicar as ideias. Em relação à percepção sobre os alunos com autismo, destacaram como maior dificuldade o caso de um estudante que tem como comorbidade o Transtorno Opositor Desafiador (TOD), mas, em relação aos demais, também citaram a dificuldade de concentração e compreensão dos alunos. Os resultados apontam para a urgência de formações de professores voltadas para as especificidades do TEA e de articulação entre o AEE e as disciplinas, a partir da elaboração de Planos Educacionais Individualizados.
Abstract: The demands of inclusive education pose significant challenges for teachers, who often encounter difficulties in adapting their pedagogical practices and instructional materials. Specifically, in the context of educating students with Autism Spectrum Disorder (ASD), an additional layer of complexity is added, as educators frequently feel inadequately prepared to address the needs of these children in the classroom. This perceived lack of preparedness stems from the absence of specialized training and the scarcity of consolidated, high-quality information regarding the disorder. To better understand these challenges, this study aimed to map the presence of students with ASD in a public elementary school in a city within the Cariri region of Paraíba, identifying the perceptions of the pedagogical team concerning these students and the difficulties faced by teachers in promoting their education. The theoretical framework was primarily based on the works of Philippe Perrenoud (2001) and Mazzotta (2001). Data collection involved eighteen structured interviews with teachers at the school, complemented by two semi-structured interviews with the school principal and the teacher responsible for Specialized Educational Assistance (AEE). Informant’s professional experience ranged from 3 to 36 years; all of them had formal qualifications in their respective fields. However, only six reported having received specific training in inclusive education, while seven had attended one or more lectures on the subject, and five had no formal training at all. The interviews revealed, through teacher’s statements, the characterization of ASD, their understanding of inclusive education, perceptions of the six students diagnosed with ASD (whose cases are examined in greater detail), and the strategies employed to promote their inclusion. Regarding the disorder, twelve teachers expressed insecurity, and all mentioned more characteristics of the school's students than of ASD per se. When defining inclusive education, five teachers articulated difficulties in implementing its principles. Concerning perceptions about students with autism, the most frequently quoted challenge was dealing with a student who also has Oppositional Defiant Disorder (ODD) as a comorbidity; other common difficulties teachers noticed among students included issues related to concentration and comprehension. The findings underscore the urgent need for teacher training focused on the specificities of ASD and for better coordination between AEE and classroom disciplines, particularly through the development of Individualized Educational Plans.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial
ranstorno do Espectro Autista
Autismo
Atendimento educacional - autismo
Prática pedagógica
Inclusive education
Special education
Autism Spectrum Disorder
Autism
Educational support - autism
Pedagogical practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42076
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