Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42047
Title: | “Educar para casar e manter-se casada”: o feminino na Revista Jornal das Moças na década de 1930. |
Other Titles: | “Educating to marry and stay married”: the feminine in the Jornal das Moças magazine in the 1930s. |
???metadata.dc.creator???: | BELARMINO, Camila Nogueira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ARAÚJO, Eronildes Câmara. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUZA, Débora da Silva. |
Keywords: | Mulheres - educação;Revista Jornal das Moças - 1930;Feminismo;Educação de gênero;Análise do discurso;Gênero;Comportamento feminino - 1930;Women - education;Jornal das Moças magazine - 1930;Feminism;Gender education;Discourse analysis;Gender;Female behavior - 1930 |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BELARMINO, Camila Nogueira. “Educar para casar e manter-se casada”: o feminino na Revista Jornal das Moças na década de 1930. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42047 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo de gênero é um campo bastante analisado no Brasil, com variadas possibilidades de problematização. Entre elas a relação entre mulher e leitura feminina, discussão estudada nessa monografia que utiliza como fonte historiográfíca a revista “Jornal das Moças” (1914-1965). Esse periódico publicado no Rio de Janeiro era distribuído nas grandes cidades brasileiras e abordava assuntos como moda, beleza, cinema e casamento — com o intuito de entreter as leitoras, mas também instruí-las através de seus conselhos de beleza e comportamento. O discurso presente na revista era consonante com que o Estado, a Igreja e o Discurso Jurídico produziam para classe média feminina dos anos 1930. Essas ideias, por sua vez, eram vestígios do que o Estado higienista elaborou para as brasileiras: uma mulher maternal, aparência jovem e caucasiana, e com tendência ao casamento. Desse modo é pretendido discutir os discursos da revista “Jornal das Moças” durante a década de 1930 sobre educação de gênero, problematizando as identidades femininas. Antes de adentrar no estudo da revista, será analisada a construção da mulher-mãe no Brasil pelo Estado higienista e a mulher-mãe dos anos 1930. A revista se insere nesse contexto de distração e instrução, veiculando um padrão de comportamento feminino sutil ou diretamente pelo conteúdo publicado. A pesquisa foi realizada através do estudo da edição da revista (direção, capa, diagramação, seções) e de alguns conteúdos como contos, propagandas, conselhos de beleza e cuidados matemos. E esse estudo é operacionalizado através da análise dos discursos da revista “Jornal das Moças” sobre a maternidade como um lugar para a mulher; da problematização das prescrições higienistas sobre o corpo feminino contidas nas propagandas e dicas de beleza, refletindo a diferenciação de gênero e da discussão dos contos presentes no “Jornal das Moças” refletindo a identidade feminina como representação da conjugal idade moderna. Os pressupostos teórico-metodológicos basearam-se em Michel Foucault (1979), a partir de suas proposições acerca dos conceitos de discurso e de norma, Joan Scott (1989) para problematizar a ideia de gênero e Tomaz T. da Silva (2009) na sua discussão acerca dos conceitos de identidade. |
Abstract: | The study of genre is a fleld very analyzed in Brazil, with varied possibilities for questioning. The relationship between wife and feminine reading, discussion studied in this monograph that uses historical source the magazine “Jornal das Moças” (1914- 1965). This periodical published in Rio de Janeiro was distributed in major Brazilian cities and addressed topics such as fashion, beauty, movies and marriage — in order to entertain the readers, but also instruct them through their beauty and behavior advice. This discourse in the magazine was in line with the State, the Church and the Legal Discourse produced for middle class women of the years 1930. These ideas, in turn, were traces of what the State has drawn up for the hygienist: a maternal woman, youthful appearance and caucasian, and with a tendency to marriage. This mode is intended to discuss the discourses of the magazine “Jornal das Moças” during the 1930 about gender education, questioning the female identities. Before entering the study, will be analyzed the construction of woman-mother in Brazil by State hygienist and the woman-mother of the years 1930. The magazine inserts within this context of distraction and instruction, conveying a subtle feminine behavior pattem or directly by the content posted. The survey was conducted through the study of the issue of (directing, cover, diagramming, sections) and some content such as short stories, advertisements, beauty advice and maternal care. And this study is operationalized through the analysis of the discourses of the magazine “Jornal das Moças” about motherhood as a place for women; the problematization of hygienists on the female body requirements contained in advertisements and beauty tips, reflecting gender differentiation and the discussion of the stories present in “Jornal das Moças” reflecting the feminine identity as representation of modem conjugality. The theoreticalmethodological assumptions were based on Michel Foucault (1979), from his propositions about the concepts of discourse and norm, Joan Scott (1989) to discuss the idea of genre and Tomas T. da Silva (2009) in his discussion of the concepts of identity. |
Keywords: | Mulheres - educação Revista Jornal das Moças - 1930 Feminismo Educação de gênero Análise do discurso Gênero Comportamento feminino - 1930 Women - education Jornal das Moças magazine - 1930 Feminism Gender education Discourse analysis Gender Female behavior - 1930 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42047 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMILA NOGUEIRA BELARMINO - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2016.pdf | Camila Nogueira Belarmino. - TCC Lic. História CH 2016 | 19.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.