Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42029
Title: “Uma cidade só cresce se a população crescer intelectualmente”: uma história da Educação de Serra Branca - PB (1942-1986).
Other Titles: “A city only grows if the population grows intellectually”: a history of Education in Serra Branca - PB (1942-1986).
???metadata.dc.creator???: SOUZA , Eveline Leite de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LUIZ, Janailson Macedo.
Keywords: História de Serra Branca - PB;Serra Branca - PB - educação;História da Educação - Serra Branca - PB;Cidade paraibana - Serra Branca - PB;Educação - Serra Branca - PB;Escolas - Serra Branca - PB;Professores - Serra Branca - PB;History of Serra Branca - PB;Serra Branca - PB - education;History of Education - Serra Branca - PB;City in Paraíba - Serra Branca - PB;Education - Serra Branca - PB;Schools - Serra Branca - PB;Teachers - Serra Branca - PB
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Eveline Leite de. “Uma cidade só cresce se a população crescer intelectualmente”: uma história da Educação de Serra Branca - PB (1942-1986). 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42029
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa, temos como objetivo problematizar os caminhos percorridos pelos precursores da educação na cidade de Serra Branca - PB, de 1942 a 1986. Em nossas analises, percebemos inicialmente como era o relacionamento entre os moradores e o pároco João Marques Pereira, responsável peia educação na cidade. No primeiro capitulo, analisamos as lutas dos idealizadores para conseguir abrir uma escola no município, ás formas de educar, o motivo da criação do único cinema da cidade e a implantação dos grupos na zona rural. No segundo capitulo, discutimos sobre a implantação das primeiras escolas, os cursos ministrados e a repercussão no cotidiano dos discentes e docentes Ainda neste capitulo, discutiremos a intervenção do poder politico na educação e as alterações realizadas pelas escolas para resolverem os problemas financeiros. Para concretização desta pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Souza com suas discussões acerca da historia de Serra Branca-PB, Pimente! e Araújo que me ajudaram a entender a diferença existente entre escola rural e escola do campo, bem como os processos de implantação desses grupos; Campos que discute sobre a capacitação dos trabalhadores, dentre outros. Tivemos também a colaboração essencial dos relatos orais das pessoas que participaram ativamente da implantação das instituições educacionais tanto na zona urbana e na zona rural. Através de seus pensamentos sobre a educação e a criação dos grupos, percebemos que a educação era responsável pelo desenvolvimento social, econômico e intelectual no município. Ainda Tivemos o prazer de ler as descrições deixadas pelo Cônego João Marques Pereira que foi o “responsável” pela intensa mobilização que culminou com a construção da primeira escola da cidade.
Abstract: In this study, we aim ai discussing the paths traveled by the pioneers of education in the city of Serra Branca-PB, ffom 1942 to 1986. In our analyses, we realized initiallv as was the relationship between the villagers and the parish priest, in Charge Joäo Marques Pereira of education in the city. In the first chapter, we analyze the struggles of Creators to be able to open a school in the municipality, the ways of educating, the reason for the creation of the only cinema in the city and the deployment of the groups in the countryside. In the second chapter, we discussed about the deployment of the first schools, courses and the impact on the daily lives of students and teachers. Also in this chapter, we discuss the intervention of political power in education and changes by schools to resolve the financial problems. For aehievement of this research, we speak with authors, like de Souza with their discussions about the history of Serra Branca-PB; Pimentei and Aguilar that helped me to understand the difference between rural school and field school, as well as the processes of implementation of these groups; Field that discusses the training of workers, among others. We also had the essential collaboration of the oral accounts of those who participated actively in the establishment of educational institutions both in urban and in rural areas. Through their thoughts about education and the creation of the groups, we reali zed that education w’as responsible for social, economic and intellectual development in the municipality. We still had the pleasure of reading the descriptions left by Canon John Majid who was the "responsible" for the intense mobilization that culmmated with the construction of the first school in the city.
Keywords: História de Serra Branca - PB
Serra Branca - PB - educação
História da Educação - Serra Branca - PB
Cidade paraibana - Serra Branca - PB
Educação - Serra Branca - PB
Escolas - Serra Branca - PB
Professores - Serra Branca - PB
History of Serra Branca - PB
Serra Branca - PB - education
History of Education - Serra Branca - PB
City in Paraíba - Serra Branca - PB
Education - Serra Branca - PB
Schools - Serra Branca - PB
Teachers - Serra Branca - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42029
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVELINE LEITE DE SOUZA - TCC BACH. HISTÓRIA CH 2012.pdfEveline Leite de Souza - TCC Bach. História CH 201219.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.