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Title: Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV.
Other Titles: Integration of 2D LiDAR sensor for mapping and localization of AGV vehicle.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Felype de Lucena.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Eisenhawer de Moura.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARROS, Péricles Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee2???: |ACIOLI JÚNIOR, George.
Keywords: ICP;AMR;AGV;SLAM;LiDAR 2D
Issue Date: 27-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Felype de Lucena. Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV. Um algoritmo de aprendizagem federada para aplicações com mobilidade e não-estacionárias. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Os AMRs diferenciam-se dos AGVs por sua navegação autônoma e capacidade de adapta ção ao ambiente sem trilhas xas. A navegação autônoma exige um sistema de percepção preciso de localização e mapeamento. No contexto do SLAM baseado em LiDAR, o Itera- tive Closest Point (ICP) destaca-se como um dos principais algoritmos para re namento da localização e alinhamento de nuvens de pontos. Este trabalho propõe uma solução baseada em SLAM e ICP para navegação exclusivamente com um sensor LiDAR 2D, sem suporte de sensores adicionais e operando sob restrições computacionais. A solução foi implementada experimentalmente em um veículo AGV em laboratório, possibilitando sua reclassi cação de AGV para AMR. As principais contribuições incluem: um estudo comparativo entre métodos ICP (clássico, Gauss-Newton ponto-a-ponto e ponto-a-plano) com dados reais; a implementação incremental do ICP, permitindo o alinhamento contínuo de múltiplos scans; a adaptação do sistema para operação em tempo real; e o desenvolvimento de uma interface interativa para visualização da trajetória e do mapa gerado. A técnica ICP proposta demonstrou melhor desempenho e foi validada experimentalmente, indicando seu potencial para expansão em outras aplicações SLAM envolvendo veículos em tempo real.
Abstract: AMRs di er from AGVs due to their autonomous navigation capabilities and adaptability to environments without xed tracks. Autonomous navigation requires precise perception, localization, and mapping systems. In the context of LiDAR-based SLAM, the Iterative Closest Point (ICP) stands out as one of the primary algorithms used for re ning localization and point cloud alignment. This study proposes a SLAM and ICP-based solution for navigation exclusively utilizing a 2D LiDAR sensor, without additional sensor support, under computational constraints. The solution was experimentally implemented on an AGV vehicle in a laboratory, enabling its reclassi cation from an AGV to an AMR. The main contributions include: a comparative study of ICP methods (classical, Gauss-Newton pointto- point, and point-to-plane) using real data; incremental implementation of ICP, allowing continuous alignment of multiple scans; adaptation of the system for real-time operation; and the development of an interactive interface to visualize the trajectory and generated map. The proposed ICP technique demonstrated superior performance and was experimentally validated, highlighting its potential for extension to other real-time SLAM applications involving vehicles.
Keywords: ICP
AMR
AGV
SLAM
LiDAR 2D
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42012
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