Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42011
Title: | Filosofar africano como proposta didático-filosófica para o ensino de filosofia no ensino médio. |
Other Titles: | African philosophy as a didactic-philosophical proposal for the teaching of philosophy in high school. |
???metadata.dc.creator???: | FREITAS, Lucimery Barboza. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA, Valmir. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | REIS, Diego dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Luciano da. |
Keywords: | Filosofia africana;Ensino de filosofia;Ancestralidade;African philosophy;Teaching of philosophy;Ancestry;Ensino médio - Filosofia |
Issue Date: | 31-Mar-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FREITAS, Lucimery Barboza. Filosofar africano como proposta didático-filosófica para o ensino de filosofia no ensino médio. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação foi desenvolvida na Escola Cidadã Integral Monsenhor José Paulino, tendo o objetivo geral de analisar como os estudantes do Ensino Médio entendem o pensamento africano a partir dos conceitos de ancestralidade, encantamento e alteridade. Para alcançar essa pretensão, elaboramos uma sequência didática filosófica, para desenvolver as atividades pedagógicas a partir dessas temáticas. Assim, a Filosofia africana torna-se uma forma de conectar pensamento e realidade, produzindo saberes a partir do local em que estamos inseridos. Ao longo da trajetória escolar e acadêmica, diante da importância de desenvolver a Filosofia africana, refletindo sobre a identidade dos estudantes, como se relacionam com o meio em que vivem, as turmas dos segundos anos do ensino básico passam a ocupar lugar de destaque entre os debates. Por isso, o ensino da filosofia africana no Ensino Médio desenvolve diálogos com a cultura africana na escola, levando os estudantes a refletirem sobre a cultura afro-brasileira. Neste contexto, o uso das sequências didáticas possibilitou o filosofar a partir da filosofia africana, uma vez que elas permitiram a definição dos conteúdos de aprendizagem e a aplicação do questionário diagnóstico, possibilitando compreender de forma prévia a aceitação dos conceitos. A metodologia da roda de conversa foi essencial para desenvolver o espaço de diálogo com os estudantes. Esse processo potencializou os conceitos de ancestralidade, encantamento e alteridade, os quais nos propusemos a desenvolver. Diante disso, acreditamos que a presente pesquisa contribuiu para o reconhecimento e a reflexão sobre as origens dos estudantes, considerando as diversidades e adversidades vivenciadas em suas práticas cotidianas na escola. Assim, a filosofia do Ubuntu, trabalhada neste estudo, dialogou com a comunidade estudantil sobre a cultura de paz, refletindo a ancestralidade a partir da subjetividade do ser humano e valorizando a experiência de ser no mundo, realizando o movimento do pensamento de construir e [re]construir saberes. |
Abstract: | The present dissertation was developed at the Escola Cidadã Integral Monsenhor José Paulino, with the general objective of analyzing how high school students understand African thought based on the concepts of ancestry, enchantment, and otherness.To achieve this goal, we developed a philosophical didactic sequence to carry out pedagogical activities based on these themes.Thus, African Philosophy becomes a way to connect thought and reality, producing knowledge from the place where we are situated.Throughout the school and academic journey, the importance of developing African Philosophy, reflecting on the identity of students, how they relate to the environment in which they live, the second-year classes of basic education begin to occupy a prominent place in the debates.Therefore, the teaching of African philosophy in high school fosters dialogues with African culture in the school, leading students to reflect on Afro-Brazilian culture.In this context, the use of didactic sequences enabled philosophical thinking based on African philosophy, as these sequences allowed for the definition of learning content and the application of the diagnostic questionnaire, making it possible to understand the acceptance of concepts in advance.The methodology of the discussion circle was essential for developing the space for dialogue with the students.This process enhanced the concepts of ancestry, enchantment, and otherness, which we aimed to develop.In light of this, we believe that the present research contributed to the recognition and reflection on the origins of the students, considering the diversities and adversities experienced in their daily practices at school.Thus, the philosophy of Ubuntu, explored in this study, engaged with the student community about the culture of peace, reflecting on ancestry from the subjectivity of the human being and valuing the experience of being in the world, carrying out the movement of thought to build and [re]build knowledge. |
Keywords: | Filosofia africana Ensino de filosofia Ancestralidade African philosophy Teaching of philosophy Ancestry Ensino médio - Filosofia |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Filosofia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42011 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCIMERY BARBOZA FREITAS - DISSERTAÇÃO - (PPGFilo) 2025.pdf | 4.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.