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dc.creator.IDMOTTA, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022641325895781pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.-
dc.contributor.referee1GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.referee2FALTAY FILHO , Paulo.-
dc.description.resumoEste trabalho analisa como a ficção cyberpunk contemporânea apresenta a tecnologia como parte estruturante da estratificação social no filme Elysium (2013) e quais as respostas que essa obra traz para essa questão após décadas da existência desse subgênero. Esse estudo desenvolve ferramentas que enriquecem o estudo do cyberpunk por meio de uma redefinição da genealogia da palavra que forma subgênero, ao reconhecer duas características que permitem identificar e aprofundar este objeto: o punk, como sujeito individualizado; o cyber, como tecnologia privada. Além desta contribuição, o texto defende que o cyberpunk é um fenômeno social. Para isso, utilizo como suporte as teorizações sobre o capitalismo pós surgimento do neoliberalismo (Fukuyama, 1991; Jameson, 1996; James, 2005; Fisher, 2009; Byung, 2015; Safatle, 2021), em ressonância da teoria Marxista acerca da Máquina e maquinaria moderna (1867). Me aproprio da análise fílmica (Vanoye; Goliot-Lété, 2002; Sorlin, 1985) como o instrumento metodológico para destrinchar este filme e suas potencialidades perante a sociedade. Com isso, foi possível refletir sobre o Cyberpunk não apenas como um subgênero da ficção científica, ele é também um fenômeno social (Amaral, 2006; Lemos, 2004) que surge em diversas regiões do mundo como reflexo de políticas neoliberais, como obras que comentam sobre a falta de fé nas tecnologias (Berardi, 2019) e sobre a individualização dos sujeitos. Apesar do cyberpunk ser demarcado como um subgênero fatalista que reflete o pessimismo vigente na contemporaneidade e que tem tomado o imaginário desde a década de 1980, o filme Elysium surge como uma espécie de rompimento desta dinâmica. Ele vai em outra direção estética e aborda a narrativa através de ações que não só fazem um registro daquele universo, como coloca os personagens para reagir a ele a ponto de mudá-lo estruturalmente, abrindo espaço para um novo tipo de imaginário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleAs respostas dos sujeitos ao cyberpunk contemporâneo: um estudo da tecnologia como ferramenta estratificante no filme Elysium (2013).pt_BR
dc.date.issued2025-03-11-
dc.description.abstractThis work analyzes how contemporary cyberpunk fiction presents technology as a structuring element of social stratification in the film Elysium (2013) and what responses this work offers to this issue after decades of the existence of this subgenre. This study develops tools that enrich the study of cyberpunk through a redefinition of the genealogy of the term that forms the subgenre, recognizing two characteristics that allow for the identification and deeper understanding of this object: the punk, as an individualized subject; and the cyber, as private technology. In addition to this contribution, the text argues that cyberpunk is a social phenomenon. To support this, I draw on theories about capitalism following the rise of neoliberalism (Fukuyama, 1991; Jameson, 1996; James, 2005; Fisher, 2009; Byung, 2015; Safatle, 2021), in resonance with Marxist theory on the Machine and modern machinery (1867). I employ film analysis (Vanoye; Goliot-Lété, 2002; Sorlin, 1985) as the methodological tool to dissect this film and its potential in relation to society. Through this, it was possible to reflect on cyberpunk not only as a subgenre of science fiction but also as a social phenomenon (Amaral, 2006; Lemos, 2004) that emerges in various regions of the world as a reflection of neoliberal policies, as works that comment on the lack of faith in technology (Berardi, 2019) and the individualization of subjects. Although cyberpunk is often characterized as a fatalistic subgenre that reflects the prevailing pessimism of contemporary times and has captured the imagination since the 1980s, the film Elysium emerges as a kind of rupture within this dynamic. It takes a different aesthetic direction and approaches the narrative through actions that not only document that universe but also position the characters to react to it in ways that structurally change it, opening space for a new kind of imagination.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42010-
dc.date.accessioned2025-05-21T12:45:40Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-05-21T12:45:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEstratificaçãopt_BR
dc.subjectCyberpunkpt_BR
dc.subjectsociological phenomenonpt_BR
dc.subjectStratificationpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectCyberpunkpt_BR
dc.subjectFilme Elysium - 2013-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOTTA, Felipe Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe responses of subjects to contemporary cyberpunk: a study of technology as a stratifying tool in the film Elysium (2013).pt_BR
dc.identifier.citationMOTTA, Felipe Silva. As respostas dos sujeitos ao cyberpunk contemporâneo: um estudo datecnologia como ferramenta estratificante no filme Elysium (2013). 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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