Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPALMEIRA, I. T. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8858268928504153pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7876-1008pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314910448343996pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, C. B. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3309124072452549pt_BR
dc.contributor.referee2BARBOSA, Robson Fernandes.-
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, R. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329317234568143pt_BR
dc.description.resumoO setor de prestação de serviços automotivos vem crescendo de forma constante, com aumento no grau de competitividade das empresas. Neste sentido, o planejamento estratégico é essencial para garantir a sustentabilidade empresarial neste mercado dinâmico e repleto de desafios. Assim, a análise estratégica é essencial para compreender os desafios e perspectivas das empresas do setor, considerando fatores internos e externos que impactam o desempenho da organização. Dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo analisar a gestão estratégica de uma empresa do setor automotivo, localizada na cidade de Surubim, Pernambuco. A pesquisa científica se deu em quatro partes, onde houve a caracterização aplicada, uma abordagem qualitativa, um carater explorativo, e por fim, o estudo de caso. Inicialmente, realizou-se uma análise dos ambientes internos e externos através da matriz de SWOT e matriz de SWOT cruzada, e posteriormente, foram elaboradas propostas de melhorias a partir dos pontos analisados, sendo os principais, a ausência de missão, visão e valores, a ausência de marketing e a falta de questionários para o feedback dos clientes. Como resultado, o estudo evidencia a importância de um planejamento estratégico eficiente para a maximização das oportunidades e mitigação das ameaças, contribuindo para o crescimento sustentável da empresa no mercado de pneus e serviços automotivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo.pt_BR
dc.date.issued2025-04-16-
dc.description.abstractThe automotive service sector has been growing steadily, with an increase in the level of competitiveness of companies. In this sense, strategic planning is essential to ensure business sustainability in this dynamic and challenging market. Thus, strategic analysis is essential to understand the challenges and perspectives of companies in the sector, considering internal and external factors that impact the organization's performance. Thus, this study aims to analyze the strategic management of a company in the automotive sector, located in the city of Surubim, Pernambuco. The scientific research was carried out in four parts, where there was the applied characterization, a qualitative approach, an exploratory approach, and finally, the case study. Initially, an analysis of the internal and external environments was carried out through the SWOT matrix and cross-SWOT matrix, and subsequently, proposals for improvements were developed based on the points analyzed, the main ones being the lack of mission, vision and values, the absence of marketing and the lack of questionnaires for customer feedback. As a result, the study highlights the importance of efficient strategic planning to maximize opportunities and mitigate threats, contributing to the company's sustainable growth in the tire and automotive services market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744-
dc.date.accessioned2025-04-29T14:41:12Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2025-04-29T14:41:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectSetor automotivopt_BR
dc.subjectMatriz de SWOTpt_BR
dc.subjectMonitoramento ambientalpt_BR
dc.subjectSWOT cruzadapt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subjectAutomotive sectorpt_BR
dc.subjectSWOT matrixpt_BR
dc.subjectEnvironmental monitoringpt_BR
dc.subjectCross-SWOTpt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPALMEIRA, Isabella Thyfany Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategic planning: case study in an automotive company.pt_BR
dc.identifier.citationPALMEIRA, Isabella Thyfany Cavalcante. Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. 2025. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABELLA THYFANY CAVALCANTE PALMEIRA - TCC ENG. DE PRODUÇÃO CDSA 2025.pdfIsabella Thyfany Cavalcante Palmeira. - TCC Eng. de Produção CDSA 20252.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.