Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41675
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, N. M. de.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9221440085527841pt_BR
dc.contributor.advisor1MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.advisor1IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Wilkerson de Lucena.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.-
dc.contributor.referee3SANTOS, Davi Viana dos.-
dc.contributor.referee4CANEDO, Edna Dias.-
dc.description.resumoApesar da consider´avel quantidade de pesquisas sobre lideranc¸a ´agil em equipes de desenvolvimento de software, grande parte da literatura foca exclusivamente na perspectiva dos l´ıderes. Estudos anteriores mostram que, para os l´ıderes, a lideranc¸a ´agil ´e um processo compartilhado, dinˆamico e colaborativo. No entanto, h´a uma lacuna na compreens˜ao de como os desenvolvedores que n˜ao ocupam cargos de lideranc¸a percebem essa abordagem, considerando que o conceito ´agil visa `a autogest˜ao das equipes. Isso levanta quest˜oes sobre como l´ıderes e n˜ao-l´ıderes percebem e compartilham a lideranc¸a, influenciando diretamente colaborac¸ ˜ao, comunicac¸ ˜ao, motivac¸ ˜ao e eficiˆencia dos processos. Investigar essas perspectivas pode revelar pontos de convergˆencia e divergˆencia que afetam o alinhamento da equipe e a melhoria dos processos ´ageis. Assim, esta tese busca identificar e avaliar como l´ıderes e n˜ao-l´ıderes percebem a lideranc¸a ´agil, aprimorando pr´aticas de lideranc¸a em contextos ´ageis. Para isso, foram conduzidos dois estudos complementares: um estudo de caso qualitativo com duas equipes de desenvolvimento, analisando diferenc¸as na percepc¸ ˜ao de lideranc¸a, e uma abordagem quantitativa para testar hip´oteses e identificar correlac¸ ˜oes entre estilos de lideranc¸a e atribuic¸ ˜ao de responsabilidades. Os resultados indicam que, enquanto os l´ıderes percebem a lideranc¸a como compartilhada e colaborativa, os n˜ao-l´ıderes frequentemente a veem como individual e hier´arquica. Al´em disso, fatores como tempo de equipe, experiˆencia t´ecnica, tamanho da equipe e aptid˜ao influenciam a distribuic¸ ˜ao da lideranc¸a. Para triangular os dados e complementar o estudo qualitativo, a abordagem quantitativa examinou diferenc¸as nos fatores de atribuic¸ ˜ao de lideranc¸a e nas situac¸ ˜oes em que essa atribuic¸ ˜ao ocorre para l´ıderes e n˜ao-l´ıderes. Entre as principais contribuic¸ ˜oes, esta tese prop˜oe recomendac¸ ˜oes para aprimorar pr´aticas ´ageis, promover colaborac¸ ˜ao e alinhar expectativas entre l´ıderes e n˜aol ´ıderes, aumentando a eficiˆencia dos processos e a qualidade dos produtos de software.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAgile leadership in software development teams : a perspective on the differences between leaders and non-leaderspt_BR
dc.date.issued2025-02-27-
dc.description.abstractDespite a considerable amount of research aimed at understanding agile leadership in software development teams, much of the existing literature focuses exclusively on the perspective of leaders. Previous research has shown that, for leaders, agile leadership is a shared, dynamic, and collaborative process that promotes belonging and cultural integration. However, there is a gap in understanding how developers who do not occupy leadership positions perceive this approach since the agile concept aims at self-management and self-organization of software engineering teams. This raises important questions about how leaders and nonleaders perceive and share agile leadership. Understanding these differences is essential because leadership perceptions directly influence collaboration, communication, motivation, and efficiency of software products and processes. Investigating these perspectives helps identify points of convergence and divergence that affect team alignment, contributing to the improvement of agile processes. Thus, the main objective of this thesis is to evaluate how leaders and non-leaders perceive agile leadership, improving leadership processes and practices in agile contexts. To this end, two complementary studies were conducted using qualitative and quantitative approaches. The first was a case study with two development teams, investigating differences in leadership perception. The results indicate that while leaders perceive leadership as shared and collaborative, non-leaders often see it as individual and hierarchical. In addition, factors such as team tenure, technical experience, team size, and aptitude influence leadership distribution. Then, to triangulate the data and complement the case study, the quantitative approach tested hypotheses and identified correlations between leadership styles and assignment responsibilities, as well as differences between leadership assignment factors and situations in which this assignment occurs. Among the main contributions, this thesis proposes recommendations to improve agile practices, promote collaboration, and align expectations between leaders and non-leaders to increase process efficiency and software product quality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41675-
dc.date.accessioned2025-04-25T13:18:57Z-
dc.date.available2025-04-25-
dc.date.available2025-04-25T13:18:57Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectLíderespt_BR
dc.subjectNão-líderespt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectLiderança ágilpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectEquipes de desenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectLeaderspt_BR
dc.subjectNon-leaderspt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectAgile leadershippt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectSoftware development teamspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Narallynne Maciel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiderança ágil em equipes de desenvolvimento de software: uma perspectiva sobre a Diferenças entre líderes e não líderespt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Narallynne Maciel de. Agile leadership in software development teams : a perspective on the differences between leaders and non-leaders. 2025. 151 f. TESE (Doutora em Ciência da Computação) – Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARALLYNNE MACIEL DE ARAUJO - TESE - ( PPGCC) 2025.pdf13.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.