Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FREITAS, J. M. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1645669400631531 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CORCINO, Kevin Ferreira. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5185-061X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0340119374299202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALMEIDA, Debora Bruna Alves | - |
dc.contributor.referee1ID | ALMEIDA, D. B. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4191618321723028 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6911-5485 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0598322092154820 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisa o impacto das políticas públicas municipais na formação de leitores em Camalaú PB, com o objetivo de compreender como as ações implementadas têm contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças por meio da leitura. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu entrevistas com gestores, professores e pais para captar as percepções e os desafios enfrentados na execução das políticas de incentivo à leitura. Os resultados evidenciam que programas como o Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o Alfabetiza Mais Paraíba têm papel estratégico na promoção da alfabetização e no estímulo à leitura desde a infância. No entanto, desafios como a baixa participação das famílias, a ausência de livros em casa e a resistência de alguns professores em aplicar metodologias de leitura foram identificados como obstáculos para o pleno desenvolvimento dessa prática. A pesquisa conclui que o fortalecimento das políticas públicas de leitura exige ações integradas entre escola, família e governo, promovendo um ambiente de leitura mais estruturado e acessível para os estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Gestão Pública. | pt_BR |
dc.title | O impacto das políticas municipais na formação de leitores em Camalaú-PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes the impact of municipal public policies on the formation of readers in Camalaú, PB, aiming to understand how the implemented actions have contributed to children's cognitive development through reading. The research, based on a qualitative approach, involved interviews with administrators, teachers, and parents to capture perceptions and challenges in the execution of reading incentive policies. The results show that programs such as the LEEI Program (Reading and Writing in Early Childhood Education), the National Literate Child Commitment (CNCA), and Alfabetiza Mais Paraíba play a strategic role in promoting literacy and encouraging reading from an early age. However, challenges such as low family participation, lack of books at home, and some teachers’ resistance to applying reading methodologies were identified as obstacles to the full development of this practice. The study concludes that strengthening public reading policies requires integrated actions between school, family, and government, promoting a more structured and accessible reading environment for students. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41619 | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T15:59:05Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22 | - |
dc.date.available | 2025-04-22T15:59:05Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Camalaú-PB – formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo – leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitura – políticas públicas municipais | pt_BR |
dc.subject | Public reading policies | pt_BR |
dc.subject | Training of readers | pt_BR |
dc.subject | Camalaú-PB – training of readers | pt_BR |
dc.subject | Encouragement of reading | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development – readers | pt_BR |
dc.subject | Reading – municipal public policies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FREITAS, Jaqueline Millene da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of municipal policies on the formation of readers in Camalaú-PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FREITAS, Jaqueline Millene da Silva. O impacto das políticas municipais na formação de leitores em Camalaú-PB. 2025. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41619 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JAQUELINE MILLENE DA SILVA FREITAS - TCC GESTÃO PÚBLICA 2025.pdf | Jaqueline Millene da Silva Freitas - TCC Gestão Pública 2025 | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.