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Title: Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre cateterismo gástrico e enteral.
Other Titles: Knowledge of nursing students about gastric and enteral catheterization.
Conocimientos de los estudiantes de enfermería sobre cateterismo gástrico y enteral.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Maria’na Pereira Xavier do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIMENTEL, Edlene Régis Silva.
Keywords: Dietoterapia;Terapia nutricional;Deglutição;Cateterismo gástrico;Cateterismo enteral;Cateterismo gástrico e enteral;Estudante de enfermagem – nutrição gástrica;Centro de Educação e Saúde;Diet therapy;Nutritional therapy;Swallowing;Gastric catheterization;Enteral catheterization;Gastric and enteral catheterization;Nursing student – ​​gastric nutrition;Education and Health Center;Terapia dietética;Tragar;Cateterismo gástrico y enteral;Estudiante de enfermería – nutrición gástrica;Centro Educativo y Salud
Issue Date: 27-Mar-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Maria’na Pereira Xavier do. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre cateterismo gástrico e enteral. 2025. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de alimentar-se envolve várias etapas, se inicia quando o alimento é levado à boca e vai até outros órgãos desse sistema que começam a trabalhar no processo que vai desde a trituração dos alimentos até a absorção dos nutrientes. Devido às diversas doenças e problemas críticos de deglutição, é necessário por conduta médica e internação hospitalar, necessitando de cateterismo gástrico para a manutenção da função orgânica e melhora da saúde no qual o enfermeiro deve ter conhecimento suficiente para realização do cateterismo gástrico e enteral, para que seja realizada a terapia nutricional, já que o mesmo tem respaldo sobre esse procedimento. Contudo é importante saber se existem falhas no conhecimento aprendizagem destes profissionais desde a formação enquanto estudantes da graduação do curso de enfermagem sobre a inserção de sonda gástrica e enteral. Objetivo: identificar os conhecimentos dos estudantes de enfermagem sobre cateterismo gástrico e enteral depois de cursar a disciplina de Semiologia e Semiotécnica II. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. O estudo obedecerá aos requisitos da Resolução No. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que aprova as normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, respaldada pelo parecer consubstanciado do comitê de Ética e Pesquisa número: 6.964.894, ocorrido no mês de agosto. Resultados: O estudo alcançou uma adesão elevada dos estudantes de enfermagem os quais demonstraram conhecimento significativo sobre cateterismo gástrico/enteral, no qual responderam todas as questões do instrumento. Foi observado que os graduandos apresentam lacunas no conhecimento, especialmente, no que diz respeito à segurança e confiança para realizar o procedimento de cateterismo gástrico. Esse déficit pode ser atribuído à carga horária limitada de práticas oferecidas nos cursos de Enfermagem, o que impacta diretamente no desenvolvimento das habilidades necessárias e na segurança tanto do acadêmico quanto do paciente Conclusão: Infere-se que contribui significativamente para o aprimoramento da formação dos alunos, incentivando-os a buscar melhorias contínuas em seus processos de aprendizagem propondo a incorporação de metodologias pedagógicas inovadoras, garantindo uma formação mais sólida e segura favorecendo o desenvolvimento de competências e a segurança do acadêmico, preparando-o de maneira mais eficaz para os desafios clínicos da área da saúde.
Abstract: The process of eating involves several steps. It begins when food is taken to the mouth and goes to other organs in this system that begin to work in the process that goes from grinding food to absorbing nutrients. Due to the various diseases and critical swallowing problems, medical conduct and hospitalization are necessary, requiring gastric catheterization to maintain organic function and improve health. In this case, the nurse must have sufficient knowledge to perform gastric and enteral catheterization, so that nutritional therapy can be performed, since the nurse has support for this procedure. However, it is important to know if there are gaps in the knowledge learned by these professionals since their training as undergraduate nursing students about the insertion of gastric and enteral tubes. Objective: to identify the knowledge of nursing students about gastric and enteral catheterization after taking the Semiology and Semiotics II course. Method: Descriptive exploratory study with a quantitative approach. The study will comply with the requirements of Resolution No. 466/2012 of the National Health Council, which approves the regulatory standards for research involving human beings, supported by the substantiated opinion of the Ethics and Research Committee, number: 6,964,894, issued in August. Results: The study achieved high adherence among nursing students, who demonstrated significant knowledge about gastric/enteral catheterization, and answered all the questions in the instrument. It was observed that undergraduates have gaps in knowledge, especially regarding safety and confidence in performing the gastric catheterization procedure. This deficit can be attributed to the limited workload of practical work offered in nursing courses, which directly impacts the development of necessary skills and the safety of both students and patients. Conclusion: It can be inferred that it contributes significantly to the improvement of students' training, encouraging them to seek continuous improvements in their learning processes by proposing the incorporation of innovative pedagogical methodologies, ensuring a more solid and safe training, favoring the development of skills and the safety of students, preparing them more effectively for the clinical challenges of the health area.
???metadata.dc.description.resumen???: El proceso de comer implica varias etapas, comienza cuando se ingiere el alimento. se lleva a la boca y va a otros órganos de este sistema que comienzan a trabajar en el proceso que Va desde moler los alimentos hasta absorber los nutrientes. Debido a las diferentes En caso de enfermedades y problemas críticos de deglución, son necesarias conductas médicas y hospitalización. hospital, requiriendo cateterismo gástrico para mantener la función orgánica y mejora de la salud en la que la enfermera debe tener conocimientos suficientes para llevar a cabo las cateterismo gástrico y enteral, para poder realizar terapia nutricional, ya que la misma tiene soporte para este procedimiento. Sin embargo, es importante saber si existen fallas en el aprendizaje de conocimientos de estos profesionales desde su formación como estudiantes de Graduación del curso de enfermería en inserción de sondas gástricas y enterales. Objetivo: Identificar el conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre el cateterismo gástrico y enteral luego de cursar la materia de Semiología y Semiótica II. Método: Estudio Descriptivo exploratorio con enfoque cuantitativo. El estudio cumplirá con los requisitos de Resolución N° 466/2012 del Consejo Nacional de Salud que aprueba las normas que regula la investigación en seres humanos, apoyada por la opinión sustentado por el Comité de Ética e Investigación número: 6.964.894, ocurrido en el mes de Agosto. Resultados: El estudio logró alta adherencia entre los estudiantes de enfermería. que demostraron conocimientos significativos sobre cateterismo gástrico/enteral, en el que Respondió todas las preguntas del instrumento. Se observó que los estudiantes universitarios presentan lagunas en el conocimiento, especialmente en lo que respecta a la seguridad y la confianza para realizar el procedimiento de cateterismo gástrico. Este déficit puede atribuirse a la carga de trabajo Número limitado de prácticas ofrecidas en los cursos de Enfermería, lo que impacta directamente en la desarrollo de las habilidades necesarias y la seguridad tanto del ámbito académico como del Conclusión del paciente: Se infiere que contribuye significativamente a la mejoría de Formación de los estudiantes, animándolos a buscar mejoras continuas en sus procesos de aprendizaje aprendizaje proponiendo la incorporación de metodologías pedagógicas innovadoras, asegurando una formación más sólida y segura que favorezca el desarrollo de habilidades y seguridad académica, preparándolos de manera más efectiva para los desafíos clínicos de sector salud
Keywords: Dietoterapia
Terapia nutricional
Deglutição
Cateterismo gástrico
Cateterismo enteral
Cateterismo gástrico e enteral
Estudante de enfermagem – nutrição gástrica
Centro de Educação e Saúde
Diet therapy
Nutritional therapy
Swallowing
Gastric catheterization
Enteral catheterization
Gastric and enteral catheterization
Nursing student – ​​gastric nutrition
Education and Health Center
Terapia dietética
Tragar
Cateterismo gástrico y enteral
Estudiante de enfermería – nutrición gástrica
Centro Educativo y Salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41589
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